NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

Exposição CoDesign Territorial

Exposição CoDesign Territorial

actualizado em 19 de Abril de 2024

A inauguração da Exposição CoDesign Territorial realiza-se no dia 02 de maio de 2024, pelas 15H00 na Fundação Castro Alves em Vila Nova de Famalicão. A exposição conjunta do trabalho foi, desenvolvida pelos estudantes do 2.º ano da licenciatura em Design, centrado no Design de Produto e consistindo no redesign de um jarro de água para equipar os agrupamentos de escolas do Município de V. N. de Famalicão.


A exposição resulta da celebração do protocolo de colaboração entre a Fundação Minerva/Universidade Lusíada e a Fundação Castro Alves (FCA). O processo foi desenvolvido entre abril e junho de 2023, com a orientação dos Professores Doutores Raquel Antunes e Rui Alexandre, tendo sido regularmente articulado com os representantes do Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves, Eng.º Bruno Silva e Dr.ª Marta Correia, entre outros colaboradores que contribuíram para a materialização dos resultados.



Tem carácter itinerante, apresentando-se nos seguintes espaços:
- Fundação Castro Alves: 2 maio a 29 de maio;
- Universidade Lusíada em V. N. de Famalicão: 30 de maio a 19 setembro;
- Universidade Lusíada no Porto: 26 setembro a 28 novembro.

Os objetivos do protocolo, com base de entendimento entre ambas as instituições na colaboração em diversas atividades, são os seguintes:
- Criar e desenvolver relações com a comunidade, nomeadamente com o património artístico (material e imaterial), essenciais ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes;
- Incentivar a aplicação de conhecimento colaborativo no processo de Design;
- Estimular o estudante na interpretação de briefings, para o desenvolvimento de soluções em contextos reais;
- Promover a participação de resultados das atividades em diversos âmbitos.

Esta exposição mostra o processo desenvolvido pelos estudantes do 2.º ano da licenciatura em Design, centrado no Design de Produto e consistindo no redesign de um jarro de água para equipar os agrupamentos de escolas do município de V. N. de Famalicão.


Ainda que o processo seja invisível à exposição, reconhece-se a dedicação e a motivação de todos os estudantes envolvidos, nomeadamente Abigail Ferreira, Ana Catarina Moreira, Bárbara Ribeiro, Beatriz Rocha, Cátia Salgado, José Rubén Silva, Mariana Figueira, Marta Castro e Rafaela Moreira.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado