Contactos
SAÍDAS PROFISSIONAIS E EMPREENDEDORISMOVers�o para Imprimir
 
APRESENTAÇÃO

A inserção profissional dos diplomados apresenta-se, cada vez mais, como um percurso prolongado no tempo e diversificado no espaço, não se cingindo a um momento linear e imediato de transição para o mercado de trabalho. Os percursos dos jovens caracterizam-se pela incerteza, em que a oferta de emprego, os processos de recrutamento e selecção se tornam cada vez mais rigorosos, em que os jovens são sujeitos a sucessivas provas de aptidões e competências. Os empregadores valorizam, significativamente, as soft skills e os programas de estágios, enquanto processos de aprendizagem que garantem um elevado nível de aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, ainda que limitados ao conteúdo funcional e ao período do estágio.

OBJECTIVOS

O Gabinete de Saídas Profissionais e Empreendedorismo da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão tem como principal objectivo desenvolver o estabelecimento de contactos entre os estudantes e o tecido empresarial, mantendo, deste modo, uma continuidade no apoio prestado pela Universidade ao estudante e ao recém-licenciado/a. O GSPE, enquanto impulsionador da capacidade de iniciativa, proporciona atendimento personalizado, com o intuito de promover a inserção na vida activa. As acções desenvolvidas dirigem-se, por um lado, aos estudantes, diplomados e antigos estudantes, por outro lado, às empresas e instituições.

EIXOS DE ACTUAÇÃO

A actuação do gabinete norteia-se, fundamentalmente, em três grandes eixos, emprego e empregabilidade, carreira e empreendedorismo:

Eixo Emprego e Empregabilidade - [EEE]:
- Prospecção, angariação e divulgação de ofertas de estágio, emprego, bolsas de estudo e investigação, estágios de verão, curriculares, profissionais, programas internacionais de mobilidade; promoção de sessões de apresentação e recrutamento de empresas; apoio às empresas: recepção e divulgação de ofertas profissionais;
- Gestão da Plataforma on-line Bolsa de Emprego;
- Análise do percurso académico dos diplomados através da implementação de inquéritos de empregabilidade.

Eixo Carreira - [EC]:
- Atendimento personalizado, aconselhamento e orientação dos estudantes e diplomados no processo de inserção profissional;
- Apoio na elaboração do curriculum vitae, preparação de candidaturas espontâneas; respostas a anúncios de emprego/estágio; aspectos comportamentais durante a entrevista.

Eixo Empreendedorismo - [EE ]:
- Fomento e apoio ao empreendedorismo;
- Promoção de sessões temáticas.

PLATAFORMA ON-LINE BOLSA DE EMPREGO

A plataforma on-line Bolsa de Emprego é um recurso dirigido sobretudo aos estudantes e diplomados da Universidade Lusíada que pretendam encontrar projectos profissionais. Esta plataforma permite o acesso a consulta de anúncios e de notícias sobre actividades relacionadas com a temática do mercado de emprego. A Bolsa de Emprego constitui, assim, um recurso no sentido de ser útil e eficaz nos encontros entre candidatos e empresas.
Faça parte desta plataforma, envie o seu Curriculum Vitae para gspe@fam.ulusiada.pt.

PROGRAMA DE CARREIRA PROFISSIONAL E EMPREGABILIDADE
OBJECTIVO

O Programa de Carreira Profissional e Empregabilidade tem como principal objectivo trabalhar antecipadamente as competncias transversais, a sua promoo e valorizao de modo a contribuir para uma maior empregabilidade. Pretende-se que seja um programa transversal de acompanhamento e de apoio ao estudante, desde a sua entrada na Universidade at sada.

O programa assenta, fundamentalmente, na reflexão, no balanço de competências, no auto-conhecimento, na tomada de consciências, no marketing pessoal, no desenho do percurso académico e profissional para a construção de um curriculum diferenciado, personalizado, revelador de dinamismo, atitude e capacidade de trabalho.

A QUEM SE DESTINA

O Programa de Carreira Profissional e Empregabilidade destina-se exclusivamente para os estudantes e antigos estudantes da Universidade Lusíada –Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão.

ACÇÕES

Atendimento personalizado: análise do curriculum e reflexão

Fase 1: consciencializar os estudantes/diplomados que a procura de emprego dá trabalho; efectuar uma reflexão sobre as suas competências e definir o seu plano de acção; apoiar nas necessidades instrumentais: curriculum/portfólio e entrevista.

Fase 2: técnicas de procura de emprego activa: conhecimento do mercado de trabalho/consulta das ofertas de estágio; conhecimento das medidas de apoio a estágios e à contratação do IEFP; Curriculum Vitae actualizado; preparação para uma entrevista; rede de contactos (professores, amigos).

Fase 3: reflexão sobre os processos de recrutamento: as competências relacionais e pessoais dos indivíduos; as competências específicas para o exercício da profissão; os programas de estágios enquanto processo de aprendizagem.

Formação Extra-Curricular e Suplemento ao Diploma
O GSPE consciencializa os estudantes da importância da participação activa em actividades de formação extra-curricular, já que enriquecem e diferenciam o currículo despojado de experiência profissional. O envolvimento e participação na formação extra-curricular constitui uma forma simples mas substancial de enriquecimento e diferenciação.

Competências Transversais
As competências transversais como meio de suporte e ligação entre o conhecimento técnico e a prática profissional. Referimo-nos, essencialmente, à aposta nos três tipos de competências transversais: instrumentais: interpessoais e sistémicas.

Contactos

Gabinete de Saídas Profissionais e Empreendedorismo
Dr.ª Liliana Machado Silva
Largo Tinoco de Sousa, 4760-108 Vila Nova de Famalicão
Tel: 252 309 200

ALUMNI

Os antigos estudantes das Universidades Lusíada desempenham hoje, nos mais diversos domínios, um papel fundamental para o desenvolvimento cultural, económico e social do País. A Universidade Lusíada está a desenvolver um Estudo sobre a Empregabilidade dos seus diplomados com o objectivo de conhecer a trajectória académica, a situação profissional e aferir os níveis de inserção profissional dos graduados.
Partilhe e enriqueça esta rede, enviando fotografias, documentos ou textos relatando episódios da sua vida académica para o seguinte e-mail: alumni@fam.ulusiada.pt
Faça-se membro da rede alumni

Contactos
Gabinete de Alumni
Dr.ª Liliana Machado Silva
Largo Tinoco de Sousa, 4760-108 Vila Nova de Famalicão
Tel: 252 309 200
E-mail: alumni@fam.ulusiada.pt

Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada - Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado