NOTÍCIAS - CursosVersão para Imprimir

TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEAN [2023/2024]

actualizado em 3 de Abril de 2024

TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEAN [2023/2024]


COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
Ana Cristina Ferreira, Prof.ª Doutora


INTRODUÇÃO
As mudanças nas empresas, quer sejam internas ou externas, têm sido cada vez mais significativas e por isso, é necessário investir constantemente na melhoria dos processos, através da implementação de técnicas, ferramentas e métodos para otimizar as operações. O Lean Production tem como princípio a criação de valor e a aplicação de ferramentas para eliminar o desperdício das atividades da cadeia de abastecimento. O conceito de Lean Production está intrinsecamente relacionado com a filosofia do Sistema Toyota de Produção e baseia-se em cinco princípios: (1) a criação de valor; (2) a otimização da cadeia de valor através da identificação das atividades que acrescentam valor, das que não acrescentam valor, mas são necessárias e das que não acrescentam valor e devem ser eliminadas; (3) a orientação para o fluxo contínuo em todo o sistema produtivo, minimizando as paragens, reduzindo custos e o lead time produtivo; (4) pull systems em que a produção só é desencadeada pela procura; e (5) a procura pela perfeição e aposta na melhoria contínua.
As várias técnicas e ferramentas Lean Production suportam as vantagens associadas à sua implementação, incluindo práticas padronizadas de produção, identificação do valor agregado ao produto, a mitigação do desperdício e o aumento da produtividade. As vantagens têm sido comprovadas com a determinação de indicadores de desempenho e dos impactos no custo de produção e armazenamento, na qualidade do produto, eficiência e eficácia. 
A gestão da produção é a atividade de gestão de recursos e processos que produzem e entregam bens e serviços, considerando o tempo, o custo, as necessidades e/ou requisitos de qualidade dos clientes. Todavia, os recursos nas empresas são finitos o que condiciona todos os processos de planeamento e controlo produtivo. 
Assim, esta formação especializada pretende criar condições para que se desenvolvam competências nas áreas da Gestão da Produção com enfoque para as práticas Lean e assim contribuir para a organização sistemática de conhecimento aplicada a sistemas produtivos.


OBJETIVOS
Os principais objetivos são:
Caracterizar os seus processos produtivos, enquadrando as operações e atividades produtivas com valor acrescentado de acordo com os princípios Lean.
Conhecer e aprender a implementar técnicas e ferramentas Lean para alcançar novas metas de desempenho dos processos e identificar indicadores de controlo da gestão da produção.
Identificar oportunidades de melhoria e fomentar uma cultura de melhoria contínua nas organizações.


DESTINATÁRIOS
Licenciados em todos os domínios de Engenharia, Ciências da Empresa e Economia e das ciências exatas. Podem candidatar-se licenciados noutras áreas, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base. 

 
 
ENSINO 
Os conteúdos são apresentados em aulas expositivas, complementadas pela análise de casos e resolução de exercícios práticos. 
São aplicadas ferramentas, métodos e heurísticas em Excel para a resolução de casos práticos.
Entre cada sessão, haverá atividades para que cada participante desenvolva autonomamente novas competências e reforçar a sua aprendizagem.    


TITULAÇÃO
A presença obrigatória em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular deste curso confere o direito à emissão de um Certificado de Frequência no Curso Breve de Técnicas e Ferramentas para Sistemas de Produção LEAN;


ESTRUTURA CURRICULAR / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Módulo I – Introdução aos Sistemas de Produção (8 Horas)
Com este módulo pretende-se atribuir competências e conhecimentos sobre fluxos de materiais numa organização, comportamento dinâmico nas unidades de produção e a representação de fluxos de materiais e pessoas na produção. 

Conteúdos:
1. Identificação e análise dos tipos de sistemas produtivos;
2. Ferramentas de caracterização do sistema produtivo (modelo geral de fluxo de materiais, tipos de sistemas produtivos, fluxogramas e diagrama de processo);
3. Gestão de Fluxos na Produção Lean;
4. Tipos de layouts industriais e métodos de melhoria de layouts;
5. Projeto de células de produção: formação de famílias de produtos; agrupamento de máquinas e de pessoas, organização e implantação intracelular e organização e implantação intercelular.

Módulo II – Técnicas e Ferramentas Lean (24 Horas)
Com este módulo pretende-se dar a conhecer as principais ferramentas associadas ao paradigma Lean Production, aprender as etapas de implementação e implementá-las a um cenário industrial para melhorar o seu desempenho produtivo.

Conteúdos:
1. Ferramentas de diagnóstico (Diagrama Causa-efeito, 5Why, 5W2H, 8D, A3);
2. Ferramenta 5S+Safety, Gestão Visual e Kamishibai;
3. Fluxo puxado e método Kanban;
4. Ferramentas de trabalho normalizado (Standard Work); 
5. Jidoka, sistemas Andon e Poka Yoke;
6. Método SMED – Single Minute Exchange of Die;
7. Procedimento VSM – Value Stream Mapping (Determinação dos tempos de ciclo, tempo de mudança, lead time produtivo e cálculo do OEE - Overall Equipement Effectiveness;
8. Integração do Lean e Manutenção – Manutenção Produtiva Total. 
9. Aplicação a casos de estudo práticos, enquadrados em contextos industriais.

Módulo III – Empresas e Equipas Lean (8 Horas)
Com este módulo pretende-se abordar estratégias para implementar e melhorar a cultura Lean nas organizações e identificar abordagens que fomentam o trabalho em equipa e a comunicação entre as pessoas. Pretende-se abordar as novas metodologias ágeis de gestão de equipas. 


Conteúdos:
1. Ferramentas de informação e comunicação normalizada;
2. Normalização de procedimentos, formulários e criação de sistemáticas;
3. Responsabilidades e matriz de competências;
4. Implementação de dinâmicas de equipas com reuniões TOP5 TOP10; 
5. Definição de quadros de equipa com indicadores e gestão visual;
6. Gestão ágil de equipas (método SCRUM).


CORPO DOCENTE 
Ana Cristina Ferreira (Ph.D.) 
Professora Auxiliar na Faculdade de Engenharias e Tecnologias da Universidade Lusíada, Campus de Vila Nova de Famalicão. Investigadora e membro colaborador COMEGI da Universidade Lusíada (Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial) do Grupo de Gestão Tecnológica, desenvolvendo investigação na área do Lean Logistics. 


DURAÇÃO 
Duração de 40 de horas;
Candidaturas (última fase): até 13 outubro de 2023
Início de aulas: 18 outubro de 2023


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
■ Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada)
■ Curriculum científico e académico 
■ Elementos de identificação do Cartão de Cidadão e uma fotografia (tipo passe)
■ Formulário de candidatura 


+ Informações:
Instituto Lusíada de Pós-Graduações da Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão)
Telefone: 252 309 231
E-mail: paulass@fam.ulusiada.pt

O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão


OBS: Esta informação pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual. 
Horário de funcionamento: pós-laboral (2 dias/semana, no horário 18.00-22.00 horas) 
  
Horário de funcionamento: pós-laboral (2 dias/semana, no horário 18.00-22.00 horas) 
 






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado