NOTÍCIAS - CursosVersão para Imprimir

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS [2023/2024]

actualizado em 3 de Abril de 2024

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS [2023/2024] 


COMISSÃO CIENTÍFICA 
PROF. DOUTOR JOEL VAZ


APRESENTAÇÃO
As novas tecnologias de informação e comunicação não só têm vindo a revolucionar negócios em setores ditos tradicionais, como têm também dado origem a novos negócios, afirmando o potencial, conhecido em termos científicos, de as novas tecnologias criarem novas ondas de desenvolvimento económico e social. 
O crescimento da economia digital verifica-se a um ritmo constante, que é o quádruplo dos restantes setores económicos, e afirma-se como o setor de atividade com uma maior procura de profissionais qualificados, o que se reflete nas remunerações oferecidas. Esta realidade não irá desaparecer no médio e longo prazos, pelo contrário, ir-se-á manter. A digitalização faz parte da evolução de um modelo de desenvolvimento que pode contribuir para uma maior qualidade de vida em todos os setores económicos de atividade e em todo o mundo. Estas são as razões que fundamentam o lançamento da primeira pós-graduação em Gestão de Negócios Digitais no mercado português. 
Os desafios da economia digital e a gestão estratégica e operacional dos negócios digitais requerem profissionais com conhecimentos e competências específicas e que englobam conceitos inovadores e algumas vezes disruptivos na gestão, ao mesmo tempo que necessitam de integrar conceitos de design e de tecnologia, que até agora não são tratados nos cursos tradicionais de gestão de empresas.
Esta pós-graduação reúne conteúdos das áreas científicas da Gestão no mundo digital, com ênfase no Marketing, Análise de Dados, Design e Tecnologia.


OBJETIVOS
Esta pós-graduação propõe um modelo de aprendizagem solidamente fundamentado por conteúdos teóricos, mas fortemente ligado à realidade da economia e de gestão digital, com testes e exemplos práticos dentro das áreas específicas que integram esta pós-graduação que levem a um domínio dos temas tratados.  Pretende qualificar profissionais que estejam a trabalhar em empresas baseadas no digital, ou em transição para modelos digitais de negócio. 
Pretende-se promover o empreendedorismo digital nas suas duas vertentes: criação de empresas, ou inovação digital dentro de empresas já existentes. Os profissionais com esta formação serão capazes de dirigir, integrar ou empreender promovendo a mudança dentro das organizações, independentemente do setor económico de atividade. 
Entre outras, esta pós-graduação qualifica para o exercício de profissões como gestão de eCommerce, eMarketplaces, Transição Digital, Comunicação Tecnológica, Social Commerce, Redes Sociais, Omnicanal, Analista de Marketing Digital. Paralelamente, as competências adquiridas serão também relevantes na interligação entre diferentes departamentos de uma organização típica, podendo comunicar ou desempenhar, tarefas conjuntas com os departamentos de marketing, administração, tecnologias de informação e informática e design.
Nesta pós-graduação a vertente da sustentabilidade ambiental e social não é esquecida, sendo referidas as implicações que a economia digital traz consigo, tendo em conta objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU para 2030 e subscritos pela grande maioria dos países.


DESTINATÁRIOS(AS)
Licenciados:
Profissionais que já desempenhem funções em áreas ligadas ao marketing digital e que pretendam adquirir ou solidificar conhecimento e boas práticas.
Diretores, executivos e cargos de chefia que pretendam adquirir conhecimento em gestão de negócios digitais e na gestão de diferentes departamentos ligados aos domínios digitais.
Diretores de marketing, tecnologias e sistemas de informação, design, eCommerce, recursos humanos e consultores.
Recém-licenciados em gestão, marketing, economia, design, engenharia, entre outros, que pretendam adquirir conhecimentos específicos e avançados na gestão de negócios digitais.


ENSINO, METODOLOGIA E AVALIAÇÃO
Pós-graduação ministrada em língua portuguesa, em formato presencial em todos os módulos, exceto nos webinares, que decorrerão em formato online, à distância.
Paralelamente às atividades letivas de enquadramento teórico e aplicação prática, serão aplicadas atividades extracurriculares que contemplem visitas a empresas e seminários / webinares que abordem temas emergentes com especialistas nacionais ou estrangeiras.
Para garantir a participação efetiva de todos/as e a dimensão prática da pós-graduação é fixado um numerus clausus de participantes.
A avaliação é composta pela realização de um projeto prático, a ser entregue no final da pós-graduação, comum a todas as unidades curriculares.


TITULAÇÃO
A presença física efetiva num mínimo de 70% das aulas de cada módulo e a aprovação no projeto final conferem o direito ao diploma de aprovação no curso de pós-graduação em Gestão de Negócios Digitais.
A participação em módulos individuais não confere direito à passagem de diploma, mas, caso seja verificada a presença física efetiva num mínimo de 70% das aulas do módulo, é emitido um certificado de presença.


ESTRUTURA CURRICULAR/ CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

MÓDULO

HORAS

DOCENTE

A Sustentabilidade

4

Prof. Doutora Isabel Cantista

A Economia Digital

4

Prof.ª Doutora Erika Laranjeira

Design Thinking

8

Prof. Doutora Raquel Antunes

Marketing

8

Prof. Doutora Ana Sousa

Gestão e Empreendedorismo

8

Prof. Doutor Carlos Martins

Direito Digital

8

Prof. Doutor Alberto Ribeiro de Almeida

Marketing Digital

8

Prof. Doutor Joel Vaz

Gestão de Pessoas no Contexto Digital

8

Prof. Doutora Lígia Nascimento

Marketing Automation

8

Prof. Doutor Pedro Rodrigues

A gestão de processos de inovação

8

Prof. Doutora Isabel Cantista

Publicidade Digital

8

Prof. Doutor Paulo Cardoso

Ferramentas de Design

10

Prof. Doutora Ana Quintas

Programação

10

Prof. Doutor Francisco Maia

Bases de Dados e Sistemas de Informação

10

Prof. Doutor Francisco Maia

Web Analytics

10

Dra. Bárbara Matos

Gestão de Canais Omnicanal

10

[a designar]

Web Design e User Experience

10

Prof. Doutor Rui Lima

eCommerce e eMarketplaces

10

Prof. Doutor Joel Vaz

Gestão da Inovação em TIC

10

Prof. Doutora Isabel Cantista

Webinar Search Engine Optimization

2

Convidado(a) externo

Webinar Social Media

2

Convidado(a) externo

Webinar Data Science

2

Convidado(a) externo

Apresentação e Avaliação – Projeto 360º

 

 

TOTAL

166

 


CORPO DOCENTE
A proposta de corpo docente apresentada poderá sofrer alguma alteração por forma a adaptar esta pós-graduação ao ambiente empresarial e a domínios mais práticos / não exclusivamente teóricos num dado momento.

Professor Doutor Alberto Ribeiro de Almeida
Professor Auxiliar da Faculdade de Direito do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada; Investigador Integrado do CEJEA – Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais;
Licenciado, Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra;
Autor de livros e diversos artigos (publicados em revistas nacionais e internacionais) especialmente no domínio do direito da propriedade industrial e intelectual, do direito comercial e do direito da concorrência;
Conferencista em diversos congressos e colóquios nacionais e internacionais sobre direito da propriedade industrial e intelectual, direito da União Europeia, direito comercial e direito da concorrência.
Orador em diversos cursos de pós-graduação.

Professora Doutora Ana Quintas
Licenciada em Design da Comunicação (Artes Gráficas) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É mestre em Som e Imagem (Artes Digitais) pela Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto. É doutorada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa. É, desde 1999, Professora no curso de Design da Faculdade de Arquitetura em Artes do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada. Tem sido regente, nos últimos anos, das Unidades Curriculares de Tecnologias Digitais, Design Digital e Introdução à Multimédia. É investigadora do CITAD (Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design) com o Projeto de Investigação “Identidade(s) do Design Português (1933-1998)”.

Professora Doutora Ana Sousa
Bolseira de Pós-Doutoramento no COMEGI da Universidade Lusíada e Investigadora Associada no GOVCOPP da Universidade de Aveiro. Doutorada em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Marketing e Administração de Empresas e Licenciada em Gestão de Empresas pelo ISAG - European Business School, é Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto. As suas investigações focam-se nas relações consumidor-marca no campo do luxo, turismo e hospitalidade, Place Branding e Património Cultural.

Dra. Bárbara Matos
Mestre em Economia e Gestão Internacional e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto; é Gestora de Marketing Digital na multinacional Stannah.
Anteriormente, trabalhou em agências de Publishing e Marketing Digital, nomeadamente na Adclick e na Wise Pirates, onde desenvolveu estratégias de Performance, SEO e Content Marketing para empresas nacionais e internacionais de diferentes setores.
Paralelamente, tem-se dedicado à formação em Marketing Digital em instituições como FLAG e Porto Business School.

Professor Doutor Carlos Martins
Doutorado em Gestão em 2012 pela Universidade Lusíada de Lisboa, Mestre em Gestão em 1993 pela Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão e Licenciado em Gestão e Administração Pública em 1984 pelo Instituo Superior de Ciências Sociais e Políticas. É Professor Auxiliar do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada. Possui 3 capítulos de livros. Recebeu 1 prémio / homenagens. Atua nas áreas das Ciências Sociais, com ênfase em Economia e Gestão, Organização e Gestão de Empresas - Lógicas Estratégicas, Modelos de Negócio, Empreendedorismo e Balanced Scorcard. Nas suas atividades profissionais interagiu com 7 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

Professora Doutora Erika Laranjeira
Professora auxiliar do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada. Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, desde 2007, e um Doutorada em Economia pela mesma Universidade em 2014, especializada na área da Economia da Saúde.
Iniciou a sua carreira profissional como economista no Ministério das Finanças entre 2008 e 2009.
É Investigadora integrada no COMEGI (Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial). As suas principais áreas de investigação são Economia da Saúde e Economia Ambiental, com alguns artigos publicados nessas áreas.

Professor Doutor Francisco Maia
Doutorado em Ciências da Computação em 2015 no contexto do programa MAP-i das Universidades do Minho, Aveiro e Porto com um trabalho em sistemas distribuídos de muito larga escala. Autor de mais de 20 artigos em conferências internacionais de relevo e parte da equipa líder de inúmeros projetos nacionais e internacionais no INESC TEC e na Universidade do Minho. Co-Fundador e Diretor Executivo da InvisibleLab, que oferece serviços especializados de desenvolvimento de software com particulares requisitos de escala e segurança. É Professor Auxiliar do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada. 

Professora Doutora Isabel Cantista
Doutorada em Gestão da Inovação pela Universidade de Sheffield (UK). Diretora da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada. Investigadora Integrada do COMEGI.
Os seus interesses de investigação estão focados com a inovação que promova a sustentabilidade, com uma ênfase em tendências de consumo, novas tecnologias e novos modelos de negócio, tendo publicado artigos científicos e livros centrados no setor têxtil e Moda. Criou em 2008 a conferência internacional Global Fashion Conference, uma marca registada da União Europeia. Esta conferência tem um âmbito pluridisciplinar e posiciona-se como a única baseada no conceito de sistema setorial de inovação abrangendo as áreas de Economia e Gestão, Aspetos legais e regulamentares, Finanças Sustentáveis e Educação.
Antes de abraçar a carreira académica Isabel Cantista assumiu durante mais de uma década funções de Direção no Grupo Sonae.

Professor Doutor Joel Vaz
Doutorado em Marketing e Estratégia pelas Universidades do Minho, Aveiro e Beira Interior. Pós-graduado em Comunicação Digital e Redes Socais pela Universidade Lusíada, e metre em Marketing pela mesma universidade. Licenciado em Gestão e Contabilidade pelo ISCAP, Porto. Atualmente frequenta a licenciatura em Engenharia Eletrónica e Informática na Universidade Lusíada.
Professor do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada. É Investigador Integrado no COMEGI - Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Engenharia Industrial, sendo responsável pela área de investigação de economia digital.

Professora Doutora Lígia Nascimento
Doutorada em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa. Possui Mestrado em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações e Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Lisboa. Os seus interesses e áreas de investigação incluem Gestão de Recursos Humanos, saúde e bem-estar, tecnostress e tecnoeustress.

Professor Doutor Paulo Cardoso
Doutorado em Publicidade e Relações-Públicas pela Universidade Autónoma de Barcelona.
Docente universitário desde 1996. Docente do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada desde 2013. Investigador integrado do Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI) com investigação nas áreas de Marketing e comunicação online, comunicação da marca e comportamento do consumidor. Publicação em revistas científicas, tais como: Journal of Promotion Management; International Journal of Consumer Studies; International Journal of Retail & Distribution Management; Brazilian Journal of Marketing e Revista Mediterránea de Comunicación.

Professor Doutor Pedro Rodrigues
Doutorado em Ciências Empresariais pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid, Licenciado e Mestre em Gestão de Marketing, docente nas áreas da Gestão, Marketing e Estratégia, bem como investigador no Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI), nas áreas de marketing, sustentabilidade e gestão de territórios. 
A par da atividade académica desenvolve ainda atividade enquanto empresário no apoio à gestão, incentivos financeiros ao negócio e marketing, mas também enquanto consultor de gestão e marketing em diversas empresas e organizações empresariais. 

Professora Doutora Raquel Antunes
Doutorada em Design pela Universidade de Aveiro. Professora Auxiliar do Centro Universitário Lusíada – Norte. Membro integrado do Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD).

Professor Doutor Rui Lima
Doutorado em Informática, Telecomunicações e Redes pelo MAP (Universidades do Minho, Aveiro e Porto). Administrador dos Sistemas CIUL. Professor Auxiliar do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada.
Investigador Integrado no Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial.


DURAÇÃO, HORÁRIO E LOCAL DE FUNCIONAMENTO 
A pós-graduação tem 21 Módulos, distribuídos por um total de 166 horas, ministradas dois dias por semana, Sextas-Feiras em horário pós-laboral (18:00 – 22:00h) e Sábados (09:00 – 13:00h).
A pós-graduação estará inserida no calendário letivo regular, estando sujeita aos mesmos períodos de férias letivas.


PRAZOS DE CANDIDATURA E INSCRIÇÃO 
Candidaturas até 30 de setembro de 2023. 
Para candidaturas aceites, a inscrição e o pagamento de 50% da propina e comparticipação no seguro escolar deverá ser realizada até 8 de outubro de 2023. Os restantes 50% deverão ser pagos na primeira semana de março.

Início do curso: 13 de outubro de 2023. 
A abertura da pós-graduação depende de um número mínimo de participantes na pós-graduação.



DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Cópia do Certificado de Habilitações
2. Curriculum vitae
3. Elementos de identificação constantes do cartão de cidadão e uma fotografia
4. Formulário de candidatura
 
  
+ Informações:
Instituto Lusíada de Pós-Graduações da Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão)
Telefone: 252 309 231
E-mail: paulass@fam.ulusiada.pt

O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão


OBS: Esta informação pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.
 






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado