NOTÍCIAS - CursosVersão para Imprimir

PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING DIGITAL PARA O TÊXTIL & MODA [2024/2025]

actualizado em 3 de Abril de 2024

PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING DIGITAL PARA O TÊXTIL & MODA [2024/2025]



COORDENAÇÃO CIENTÍFICA 
PROFESSOR DOUTOR CARLOS MARTINS

APRESENTAÇÃO
A pós-graduação de “Marketing Digital para o Têxtil e Moda” tem em vista proporcionar uma formação sólida para resolver problemas de marketing digital característicos do setor, contribuindo para a melhoria do processo de decisão e atuação nas empresas.
A comunicação de marketing a nível digital levanta inúmeros desafios, tendo em vista a oferta de um serviço com valor acrescentado, centrado no cliente, e por isso todos os conteúdos programáticos e metodologias de ensino estão pensados numa visão centrada no cliente. A abordagem prosseguida nesta pós-graduação é a criação de uma dinâmica de aprendizagem extremamente inter-ativa e prática.
Deste modo, a pós-graduação tem como fundamento criar e desenvolver as condições para que os/as participantes possam, por um lado, aprofundar conhecimentos teóricos e, por outro, explorar, a partir das ferramentas, os conhecimentos transmitidos.


OBJETIVOS
- Criar um fio condutor digital da Marca até ao Cliente;
- Aprender a produzir Conteúdos e saber como estes contribuem para aumentar a visibilidade da Marca;
- Conhecer e usar as diversas ferramentas do marketing digital e como elas se integram;
- Realizar Campanhas de Marketing Digital, monitorizar e interpretar os seus resultados;
- Perceber os benefícios de atuar de forma ética e responsável no mercado, usando os meios legais à disposição;


DESTINATÁRIAS/OS
● Licenciados profissionais da fileira Moda (têxtil, vestuário, calçado e joalharia), com ou sem prévia formação na área de marketing digital, que pretendem definir e aplicar adequadamente as estratégias de marketing digital, planear e implementar a presença da sua marca ou empresa; 
● Executivos licenciados que pretendam adquirir competências nos domínios do marketing digital;
● Licenciados responsáveis por departamentos de marketing;
● Técnicos de Marketing licenciados;
● Licenciados profissionais que desenvolvam atividade de consultoria;
● Estudantes que tenham terminado a Licenciatura e pretendam aumentar os seus conhecimentos em Marketing Digital;


ENSINO, METODOLOGIA E AVALIAÇÃO
- Pós-graduação ministrada em língua portuguesa;
- Pós-graduação com enquadramento teórica e conteúdos práticos aplicados;
- Para garantir a participação efetiva de todos/as e a dimensão prática da pós-graduação é fixado um numerus clausus de participantes.
- Apresentação final, física e presencial, de trabalho sobre estratégia de marketing digital


TITULAÇÃO
A presença física em, pelo menos, 70% das aulas de cada módulo e a aprovação no trabalho sobre estratégia de marketing digital conferem o direito à passagem de um diploma de aprovação no curso de pós-graduação em Marketing Digital para o Têxtil & Moda. 
A participação em módulos individuais não confere direito à passagem de diploma, mas, caso seja verificada a presença física efetiva num mínimo de 70% das aulas do módulo, é emitido um certificado de presença.

 
ESTRUTURA CURRICULAR/ CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

MÓDULO

HORAS

DOCENTE

A sustentabilidade e o digital.
A economia circular e a sustentabilidade na fileira Moda e processos de digitalização: implicações na indústria: retalho e comunicação.

4

Professora Doutora Isabel Cantista

Início de projeto
Apresentação de briefing por empresa da fileira Moda base de elaboração de estratégia de marketing digital.
Os estudantes serão divididos em grupos. Cada grupo irá trabalhar a estratégia de uma empresa.

1

Empresários/Gestores de Empresas de Moda Portuguesas e Internacionais (neste caso o briefing poderá ser feito em inglês)

Estratégia de Marketing Digital

12

Professor Doutor Carlos Martins (4 horas) Dr. Jorge Santos (8 horas)

Digital Creativity

12

Dra. Rita Carvalho

Content & Social Media Marketing

16

Dr. José Silva

e-Commerce

12

Prof. Doutor Joel Vaz

Email Marketing

12

Dr. Paulo Cunha

SEO

12

Dr. António Castro

Web Advertising

12

Dr. António Castro

Web Analytics

12

Mestre Bárbara Matos

Projeto Final
Elaboração da Estratégia de Marketing Digital, como resposta ao Briefing recebido pelos estudantes.

32

Professor Doutor Carlos Martins (8 horas) Dr. Jorge Santos (26 horas)

 

Apresentação de trabalhos sobre estratégia de marketing digital

4

Professor Doutor Carlos Martins/Dr. Jorge Santos/Professor Doutor Joel Vaz, Professora Doutora Isabel Cantista

 

Avaliação

-

Professor Doutor Carlos Martins/Dr. Jorge Santos/Professor Doutor Joel Vaz, Representante da Indústria, Representante da Imprensa Digital



CORPO DOCENTE
Dr. António Castro
Google Partner, Consultor de Marketing Digital e Formador, com mais de 20 anos de experiência em comunicação, ajuda empresas a desenvolver o seu posicionamento digital através de estratégia, conteúdo, SEO e Google Ads. Foi Copywriter e Criativo em agências de web design.
Atualmente, desde 2018, é responsável pela estratégia e implementação de publicidade paga (Google Ads em Search e Display) de um dos maiores grupos de venda de automóveis em Portugal.

Mestre Bárbara Matos
Mestre em Economia e Gestão Internacional e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, é Gestora de Marketing Digital na multinacional Stannah.
Anteriormente, trabalhou em agências de Publishing e Marketing Digital, nomeadamente na Adclick e na Wise Pirates, onde desenvolveu estratégias de Performance, SEO e Content Marketing para empresas nacionais e internacionais de diferentes setores.
Paralelamente, tem-se dedicado à formação em Marketing Digital em instituições como FLAG e Porto Business School.

Professor Doutor Carlos Martins
Concluiu o Doutoramento em Gestão em 2012 pela Universidade Lusíada de Lisboa,
É Mestre em Gestão em 1993 pela Universidade de Lisboa – Instituto Superior de Economia e Gestão e
Licenciado em Gestão e Administração Pública, em 1984, pelo Instituo Superior de Ciências Sociais e
Politicas. É docente do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada e Investigador Integrado no COMEGI – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Engenharia Industrial na mesma instituição. Desenvolve ainda atividade profissional como Consultor de Empresas. Publicou três capítulos de livros e artigos científicos com foco em estratégia, modelos de negócios, marketing estratégico, mapas estratégicos e balanced scorecard.

Dr. Jorge Marques dos Santos
Licenciado em Gestão de Marketing (IPAM), possuindo também um MBA.
Doutorando em Marketing Cultural, Uni. Vigo, 2007 a 2010.
Gestor de Marketing Digital com 20 anos de experiência.
Founder e Diretor Geral de uma Agência de Marketing Digital e de uma empresa gestora de Marketeplaces.
Formador de Marketing Digital desde 2007.

Dr. José Silva
Licenciado em Matemática (Universidade do Porto) e pós-graduado em Branding.
Gestor de marcas com 9 anos de experiência. Formador de Marketing Digital e Branding (EDIT e FLAG)
Doutorando na Universidade do Porto. Aluno de MBA (Porto Business School).

Profª Doutora Isabel Cantista
Doutorada em Gestão da Inovação pela Universidade de Sheffield (UK). Diretora da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada; é investigadora no COMEGI.
Os seus interesses de investigação estão focados com a inovação que promova a sustentabilidade, com uma ênfase em tendências de consumo, novas tecnologias e novos modelos de negócio, tendo publicado artigos científicos e livros centrados no setor têxtil e Moda. Criou em 2008 a conferência internacional Global Fashion Conference, uma marca registada da União Europeia. Esta conferência tem um âmbito pluridisciplinar e posiciona-se como a única baseada no conceito de sistema setorial de inovação abrangendo as áreas de Economia e Gestão, Aspetos legais e regulamentares, Finanças Sustentáveis e Educação.
Antes de abraçar a carreira académica Isabel Cantista assumiu durante mais de uma década funções de Direção no Grupo Sonae.

Prof. Doutor Joel Vaz
Doutorado em Marketing e Estratégia pelo consórcio das Universidades do Minho, Aveiro e Beira Interior.
Pós-Graduado em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Universidade Lusíada. Mestre em Marketing pela Universidade Lusíada. Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP.
É Professor do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada e também Investigador Integrado no COMEGI – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Engenharia Industrial da Universidade Lusíada, onde é responsável por projetos de investigação em economia digital.

Dr. Paulo Cunha
Licenciado em Gestão de Marketing, exerce funções de Gestão de Projetos Digitais e Inovação na empresa Toyota Caetano Portugal. Com uma vasta experiência em Marketing Digital, é especialista no planeamento, implementação e análise de campanhas de e-mail marketing e publicidade digital.

Dra. Rita Carvalho
Licenciada em Design, pela Universidade de Aveiro
Mestrado em Design Gráfico e Projetos editoriais
Pós-Graduação em Digital design na EDIT. - Disruptive Digital Education 
Tutora na EDIT ( Porto) desde 2020 nas áreas de UX/UI design e UX Foundations 
Senior Product Designer na Blip


DURAÇÃO, HORÁRIO E LOCAL DE FUNCIONAMENTO 
A pós-graduação tem 9 Módulos, distribuídos por um total de 140 horas, ministradas dois dias por semana - sexta-feira (16:00 - 21:00) e sábado (09:00 – 13:00).
A pós-graduação prolonga-se por 16 semanas (quatro meses), interrompendo-se a lecionação em períodos de férias.


PRAZOS DE CANDIDATURA E INSCRIÇÃO 
Para candidaturas aceites, a inscrição e o pagamento de 50% da propina e comparticipação no seguro escolar até 8 de abril de 2024. Pagamento de restantes 50% até 08 de maio de 2024. O pronto pagamento beneficia de um desconto de 10%. Poderá ser aceite plano de pagamento mensal, se requerido pelo interessado e após aceitação da inscrição.
A abertura da pós-graduação depende de um número mínimo de participantes na pós-graduação.


Edição de 2024 (2.º sem)
Candidaturas até 12 de abril de 2024
Início do curso: 19 de abril de 2024
A pós-graduação tem uma interrupção prevista durante o mês de agosto. Mais informações sob consulta.


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Cópia do Certificado de Habilitações
2. Curriculum vitae
3. Elementos de identificação constantes do cartão de cidadão e uma fotografia
4. Formulário de candidatura (obter)


+ Informações:
Instituto Lusíada de Pós-Graduações da Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão)
Telefone: 252 309 231
E-mail: paulass@fam.ulusiada.pt

O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão


OBS: Esta informação pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado