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COMEGI - RESEARCH TALKS #3: PLACE BRANDING, HAPPINESS AND WELL-BEING|ORADORA: PROF.ª DOUTORA ANA SOFIA BORGES

COMEGI - RESEARCH TALKS #3: PLACE BRANDING, HAPPINESS AND WELL-BEING|ORADORA: PROF.ª DOUTORA ANA SOFIA BORGES

actualizado em 22 de Julho de 2020

Palestras de pesquisa # 3 | Place Branding, Felicidade e Bem-Estar
Oradora: 
Prof.ª Doutora Ana Sofia Pinheiro Pinto Borges


Palestras de pesquisa # 3 | Local Branding, Felicidade e Bem-Estar

Oradora:  Prof.ª Doutora  Ana  Sofia Pinheiro  Pinto Borges
Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI)

Moderador:  Prof. Doutor Eng. Luís Valadares Tavares 
Director do Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão industrial (COMEGI)

Resumo:

O posicionamento da marca para atrair o turismo tem sido amplamente o domínio dos pesquisadores de gestão e marketing (Allen, 2010; Kavaratzis & Kalandides, 2015). O marketing da cidade e do destino pode ser o caminho para mudar as atitudes e comportamentos das organizações e dos consumidores e aumentar a atratividade entre as marcas da cidade (Lucarelli, 2012; Camilleri, 2018). A busca de soluções alternativas para a diferenciação do destino turístico tem sido discutida por vários autores (Alonso e Northcote, 2010; Camilleri, 2018; Dubois, Cawley e Schmitz, 2017; Quan e Wang, 2004). Por outro lado, a experiência da marca é um dos conceitos mais auspiciosos que surgiram na pesquisa do consumidor na última década. Além disso, a experiência da marca é cada vez mais reconhecida como importante na prática gerencial. A teoria do turismo sugere que mecanismos de marca do local são críticos na construção de ambientes turísticos. Gillet, Vallerand, Lafreniere e Bureau (2013) defendem que, se a experiência do consumidor foi positiva, pode aumentar o bem-estar e a satisfação com a vida do indivíduo. Knoblock, Robertson e Aitken (2017) também afirmam que, no contexto do turismo, as experiências dos consumidores têm impacto no bem-estar e na qualidade de vida. Várias pesquisas mostraram que a felicidade dos consumidores está ligada a experiências de vida (Bhattacharjee e Mogilner, 2014; Loureiro, Breazeale e Radic, 2019), a saber, experiências relacionadas ao turismo. Por outro lado, a experiência turística está associada à satisfação com a vida (Bimonte e Faralla, 2015; Naidoo e Sharpley, 2016; Nawijin, 2016) e à felicidade (Loureiro et al., 2019). Gillet, Vallerand, Lafreniere e Bureau (2013) defendem que, se a experiência do consumidor foi positiva, pode aumentar o bem-estar e a satisfação com a vida do indivíduo. Knoblock, Robertson e Aitken (2017) também afirmam que, no contexto do turismo, as experiências dos consumidores têm impacto no bem-estar e na qualidade de vida. Várias pesquisas mostraram que a felicidade dos consumidores está ligada a experiências de vida (Bhattacharjee e Mogilner, 2014; Loureiro, Breazeale e Radic, 2019), a saber, experiências relacionadas ao turismo. Por outro lado, a experiência turística está associada à satisfação com a vida (Bimonte e Faralla, 2015; Naidoo e Sharpley, 2016; Nawijin, 2016) e à felicidade (Loureiro et al., 2019). Gillet, Vallerand, Lafreniere e Bureau (2013) defendem que, se a experiência do consumidor foi positiva, pode aumentar o bem-estar e a satisfação com a vida do indivíduo. Knoblock, Robertson e Aitken (2017) também afirmam que, no contexto do turismo, as experiências dos consumidores têm impacto no bem-estar e na qualidade de vida. Várias pesquisas mostraram que a felicidade dos consumidores está ligada a experiências de vida (Bhattacharjee e Mogilner, 2014; Loureiro, Breazeale e Radic, 2019), a saber, experiências relacionadas ao turismo. Por outro lado, a experiência turística está associada à satisfação com a vida (Bimonte e Faralla, 2015; Naidoo e Sharpley, 2016; Nawijin, 2016) e à felicidade (Loureiro et al., 2019). então, pode aumentar o bem-estar e a satisfação com a vida do indivíduo. Knoblock, Robertson e Aitken (2017) também afirmam que, no contexto do turismo, as experiências dos consumidores têm impacto no bem-estar e na qualidade de vida. Várias pesquisas mostraram que a felicidade dos consumidores está ligada a experiências de vida (Bhattacharjee e Mogilner, 2014; Loureiro, Breazeale e Radic, 2019), a saber, experiências relacionadas ao turismo. Por outro lado, a experiência turística está associada à satisfação com a vida (Bimonte e Faralla, 2015; Naidoo e Sharpley, 2016; Nawijin, 2016) e à felicidade (Loureiro et al., 2019). então, pode aumentar o bem-estar e a satisfação com a vida do indivíduo. Knoblock, Robertson e Aitken (2017) também afirmam que, no contexto do turismo, as experiências dos consumidores têm impacto no bem-estar e na qualidade de vida. Várias pesquisas mostraram que a felicidade dos consumidores está ligada a experiências de vida (Bhattacharjee e Mogilner, 2014; Loureiro, Breazeale e Radic, 2019), a saber, experiências relacionadas ao turismo. Por outro lado, a experiência turística está associada à satisfação com a vida (Bimonte e Faralla, 2015; Naidoo e Sharpley, 2016; Nawijin, 2016) e à felicidade (Loureiro et al., 2019). Várias pesquisas mostraram que a felicidade dos consumidores está ligada a experiências de vida (Bhattacharjee e Mogilner, 2014; Loureiro, Breazeale e Radic, 2019), a saber, experiências relacionadas ao turismo. Por outro lado, a experiência turística está associada à satisfação com a vida (Bimonte e Faralla, 2015; Naidoo e Sharpley, 2016; Nawijin, 2016) e à felicidade (Loureiro et al., 2019). Várias pesquisas mostraram que a felicidade dos consumidores está ligada a experiências de vida (Bhattacharjee e Mogilner, 2014; Loureiro, Breazeale e Radic, 2019), a saber, experiências relacionadas ao turismo. Por outro lado, a experiência turística está associada à satisfação com a vida (Bimonte e Faralla, 2015; Naidoo e Sharpley, 2016; Nawijin, 2016) e à felicidade (Loureiro et al., 2019).

Esta pesquisa tem como principais objetivos avaliar: (1) avaliar o impacto econômico (do total de despesas) do turista na cidade do Porto e a percepção do consumidor sobre o bem-estar que a cidade proporciona em duplo aspecto ( Asendorpf, 2004) - no componente cognitivo denominado “satisfação com a vida” e no componente afetivo “felicidade”; (2) avaliar a experiência do destino combinada com o prazer do consumo em relação à gastronomia e ao vinho; (3) avaliar gastos em gastronomia e vinho considerando a experiência de consumo; (4) estudar a imagem do destino considerando a experiência gastronômica e de consumo de vinho.

Data: 27 de julho de 2020
Hora: 11h00 - 13h00
Local: Zoom


Inscrição:
https://bit.ly/2XFNmKB

Internet:
https://bit.ly/2XFNmKB






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