NOTÍCIAS - ArquivoVersão para Imprimir

Pós-Graduação em Contabilidade e Relato Financeiro

actualizado em 15 de Março de 2019


COORDENAÇÃO
Prof.ª Doutora Isabel Oliveira
Prof. Doutor António Anjos
Mestre Fernando Cardoso


APRESENTAÇÃO
Esta Pós-graduação visa dotar o estudante de conhecimentos científicos avançados nas áreas da contabilidade e de relato financeiro, auditoria e fiscalidade, formando profissionais altamente qualificados dotados de conhecimentos para a tomada de decisões em empresas, em ambientes dinâmicos e competitivos. 
Na Pós-graduação pretende-se um equilíbrio entre a componente teórica e a componente prática. Pretende-se ainda uma formação especializada e diferenciada, centrada numa área específica de investigação, através de um trabalho de investigação. 
O corpo docente é qualificado e empenhado, as metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas estimulam o trabalho e empenho dos estudantes, que tem ao seu dispor um conjunto de infraestruturas adequadas e equipamentos informáticos modernos. 


ENQUADRAMENTOS E OBJETIVOS
O Pós-graduado deve adquirir competências e qualificações profissionais que lhe permita resolver casos práticos da realidade das empresas, em domínios específicos e relevantes, nomeadamente:
- capacidade científica e aptidão profissional;
- competências, na preparação e interpretação de informação económica e financeira na prestação de contas, e no suporte à tomada de decisões e ao controlo de gestão;
- conhecimentos científicos e técnicos de tópicos de contabilidade avançada, nos subdomínios da contabilidade dos grupos económicos e consolidação de contas.
- preparar e gerir a fiscalidade das empresas;
- desenvolver a capacidade crítica e a aptidão para analisar, interrelacionar e potenciar as melhores práticas contabilísticas, de relato financeiro e fiscais;
- formação qualificada que contribua e facilite o acesso a Contabilista Certificado, Revisor Oficial de Contas, Inspetores da Autoridade Tributária e outras profissões afins; e,
- contribuir para uma melhor inserção no mercado de trabalho e fomentar a empregabilidade.
Paralelamente pretende-se desenvolver competências de investigação, direcionadas para as metodologias da investigação aplicada, nos domínios da Pós-graduação.


DESTINATÁRIOS
Profissionais com formação superior e forte experiência executiva nas áreas da gestão que pretendam desenvolver as suas competências no domínio da contabilidade e da fiscalidade.
Podem candidatar-se a esta Pós-graduação os licenciados em Contabilidade, Economia, Gestão, Fiscalidade e outras áreas científicas próximas ou afins.


ESTRUTURA CURRICULAR / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Unidades Curriculares

Tempo de Trabalho

ECTS

FINANÇAS EMPRESARIAIS

15 [TP] + 20[OT]

7,5

TÓPICOS AVANÇADOS DE CONTABILIDADE E FISCALIDADE

Módulo 1 – Operações Correntes e de Fim de Exercício

Módulo 2 – Contabilidade dos Grupos Económicos

Módulo 3 – Fiscalidade 

35 (Horas)

 

RELATO FINANCEIRO E AUDITORIA

Módulo 1 – Relato Financeiro

Módulo 2 – Auditoria

Módulo 3 – Investigação

35 (Horas)

 

7,5

Total

105

 


     
PLANO DE ESTUDOS E CORPO DOCENTE
1. FINANÇAS EMPRESARIAIS  15 [TP] + 20[OT] – 7.5 ECTS 
Conteúdo programático: Finanças e estratégia corporativa, vetores de valor e os riscos nas empresas. Técnicas Tradicionais de Avaliação: o tradeoff risco/rendibilidade e o Custo médio ponderado do capital, modelos de avaliação de empresas e a estrutura de capital, a política de dividendos e, a avaliação da empresa/ativos. Instrumentos de derivados e o funcionamento dos mercados de derivados: Futuros, Forwards, Opções, Swaps. A Gestão de Risco com recurso ao mercado de derivados
Corpo docente: Vasco Leite  Doutor em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Licenciado em Economia e Finanças pela Universidade Fernando Pessoa; Docente da Universidade Lusíada – Norte; Investigador; Técnico superior da CCDRN, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.


2. TÓPICOS AVANÇADOS DE CONTABILIDADE E FISCALIDADE  35 (HORAS)

Módulo 1 - Operações Correntes e de Fim de Exercício (11 horas). Análise e exemplificação das Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro sobre Ativos Intangíveis, Ativos Fixos Tangíveis, Custo dos Empréstimos Obtidos, Imparidades de Ativos, Provisões Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, Efeitos das alterações das taxas de câmbio, Matérias Ambientais.
Corpo docente: Mestre Fernando Cardoso – Mestre em Finanças. Licenciado em Economia. Doutorando em Gestão; Docente do Ensino Superior; Árbitro Tributário.

Módulo 2 - Contabilidade dos Grupos Económicos (10 horas) – Âmbito da consolidação de contas: obrigatoriedade, dispensa e exclusão; Perímetro da consolidação; Trabalhos preparatórios e de pré-consolidação; Consolidação das contas: métodos de consolidação; Elaboração das demonstrações financeiras consolidadas; Documentos de prestação de contas de um grupo.
Corpo docente: Mestre Sérgio Carmelo – Mestre em Economia. Licenciado em Contabilidade. Especialista em Contabilidade; Docente do Ensino Superior; Revisor Oficial de Contas.

Modulo 3 – Fiscalidade (14 horas) Estrutura do sistema fiscal português e comparação com os países da OCDE. A tributação do consumo. O Código do IVA e o Regime do IVA nas Transações Intracomunitárias e nas transações internacionais. A tributação do lucro das empresas e o imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas. Os principais incentivos previstos no Estatuto dos Benefícios Fiscais. As operações sujeitas a imposto do selo. A tributação do património: IMT e IMI. Breves referências à tributação do rendimento das pessoas singulares (IRS). 
Corpo docente: Licenciado Emanuel Vidal Lima: Licenciado em Economia. Pós-graduado em Estudos Europeus. Especialista em Contabilidade e Fiscalidade. Docente do Ensino Superior. Consultor Fiscal Árbitro do CAAD - Centro de Arbitragem Administrativa em matéria tributária. Membro do Colégio da Especialidade dos Impostos sobre o Consumo da OCC. Árbitro Tributário.

3. RELATO FINANCEIRO E AUDITORIA  35 (HORAS)

Modulo 1 - Relato Financeiro (11 horas) – Enquadramento do tema e abordagem de conceitos básicos sobre o relato financeiro. O relato financeiro em Portugal – enquadramento normativo. O SNC - Sistema de Normalização Contabilística (Decreto-Lei nº 98/2015 de 2 de Junho). Bases para a apresentação das demonstrações financeiras. Análise e exemplificação das Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro sobre Estrutura e Conteúdo das Demonstrações Financeiras, Demonstração de Fluxos de Caixa, Divulgação de Partes Relacionadas e Acontecimentos Após a Data do Balanço. Modelos de demonstrações financeiras (Portaria nº 220/2015 de 24 de Julho).
Corpo docente: Professora Doutora Ofélia Pinto – Doutorada em Gestão. Mestre em Contabilidade e Auditoria. Licenciada em Contabilidade; Docente do Ensino Superior. Contabilista Certificada. Investigadora.

Modulo 2 – Auditoria (18 horas) – Análise dos princípios e fundamentos do processo de auditoria financeira. Auditoria às demonstrações financeiras. Conclusão da auditoria e relato.
Corpo docente: Prof. Doutor António Anjos – Doutor em Contabilidade e Finanças. Mestre em Finanças. Licenciado em Economia. Docente do Ensino Superior; Revisor Oficial de Contas; Perito Fiscal. Investigador.

Modulo 3 – Investigação (6 horas): Conhecer a investigação realizada na área da contabilidade, bem como as metodologias utilizadas, para desenvolver um trabalho de investigação científica nas áreas de estudo da Pós-graduação, com o objetivo de dotar o estudante de conhecimentos aprofundados em assuntos específicos selecionados pelo próprio. 
Corpo docente: Prof.ª Doutora Isabel Oliveira – Doutora em Ciências Empresariais. Mestre em Finanças. Licenciada em Economia; Docente do Ensino Superior. Consultora de Metodologia de Benchmarking e Boas Práticas; Investigadora.


ENSINO E AVALIAÇÃO 
Ensino presencial: exigida a presença em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular;
Regime de avaliação: Avaliação contínua com exame final escrito obrigatórios em cada unidade curricular.


DURAÇÃO 
A Pós-Graduação tem a duração de 105 horas e decorrerá ao longo de um ano letivo.  

 
CREDITAÇÃO
As unidades curriculares de “Finanças Empresariais” e “Relato Financeiro e Auditoria” são creditáveis em unidades curriculares do Mestrado em Gestão que sejam consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos


TITULAÇÃO 
A presença em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular e a aprovação em todas as unidades curriculares desta Pós-Graduação conferem o direito à passagem de um certificado de pós-graduado em Contabilidade e Relato Financeiro. Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, terão apenas direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.


LOCAL DE FUNCIONAMENTO
Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão   


PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 
Candidaturas - até 30 Setembro de 2019
Até 31 de maio de 2019 - 50% de desconto sobre o valor da candidatura
Até 30 de junho de 2019 - 40% de desconto sobre o valor da candidatura
Até 15 de julho de 2019 -30% de desconto sobre o valor da candidatura
Início de aulas: 7 de outubro de 2019
Horário de funcionamento do curso: pós-laboral (2 dias/semana, no horário 18.00-22.00h) 


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web)
2. Apresentação do Cartão de Cidadão
3. Cópia do Certificado de Habilitações
4. Curriculum Vitae
5. Uma fotografia


O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão
Tel: 252 309 200  | Fax: 252 376 363

OBS: A informação contida neste documento pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado