NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

"ARQUITECTURA PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA"

actualizado em 4 de Maio de 2016

"Arquitectura para situações de emergência: vantagens das soluções à base de produtos de madeira e derivados" foi o tema da palestra proferida pelo Arquitecto Daniel Félix, doutorando em Arquitectura e investigador do CITAD, no dia 04 de Maio, às 14h30, na Escola de Engenharia, em Guimarães.


Nas últimas décadas tem-se assistido a um aumento considerável de catástrofes. Um dos efeitos mais visível é a destruição massiva de habitações que por consequência resulta em números consideráveis de pessoas desalojadas. Assim, a provisão de soluções de alojamento temporário é uma das acções primordiais para criar condições que permitam às pessoas afectadas recuperar emocionalmente e gradualmente retomar a sua rotina.

Apesar das inúmeras soluções que tem vindo a ser desenvolvidas, na generalidade estas estratégias têm-se revelado inapropriadas, com pesadas consequências para os utilizadores e para o meio ambiente. Neste contexto, as soluções à base de produtos de madeira e derivados apresentam características que as tornam altamente viáveis e recomendáveis para estas situações.

Esta sessão procurou demonstrar o importante contributo que estas soluções construtivas podem introduzir em tais situações de emergência.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado