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FAA | FORMAÇÃO AVANÇADA & COACHING EM CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA TÊXTIL E DO VESTUÁRIO

actualizado em 4 de Junho de 2014

FORMAÇÃO AVANÇADA & COACHING EM CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA TÊXTIL E DO VESTUÁRIO 


COORDENAÇÃO DA ESPECIALIZAÇÃO
Maria João Barbosa
Licenciada em Design de Comunicação pela Universidade de Belas Artes do Porto. Doutorada em Design e Arte Contemporânea pela Universidade de Vigo em Espanha. É membro integrado do Centro de Investigação CITAD - Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design e Docente da Universidade Lusíada. É membro colaborador da equipa de investigação UNIDCOM / IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação. Foi coordenadora de estágios no âmbito dos programas INOVjovem e DesignMais. Desde 1996 que desenvolve projectos nas áreas do design de comunicação, produto e interiores. Criadora e gestora de imagem dos produtos e lojas da marca Makenotes.

Augusto Lima
Licenciado em Recursos Humanos e Gestão de Psicologia do Trabalho pelo ISLA.
Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho. Director do Departamento de Formação e de Qualificação do CITEVE. Coordenador de vários programas e projectos orientados para qualificação dos recursos humanos do Sector Têxtil e do Vestuário. Membro de vários grupos de trabalho e comités regionais e nacionais no domínio da formação, emprego e empreendedorismo.

APRESENTAÇÃO
O século XXI marca o início de uma nova revolução têxtil mais inteligente, mais sustentável, ética e poética. Estamos no fim de um ciclo, onde quase tudo o que tínhamos como certo deixou de o ser, e a iniciar um outro desconhecido.
Os novos valores e tendências de consumo implicam saber o quê, quando, como, porquê e para quem, se cria um produto/serviço novo.
Os produtos têxteis têm hoje cada vez mais aplicações em áreas de negócio tão diferentes, como a indústria automóvel ou a medicina, e são cada vez mais procurados não apenas pelo seu propósito decorativo de moda, mas antes pelas suas qualidades físicas, químicas, inteligentes, funcionais, performativas e emocionais.
A criatividade é hoje uma premissa obrigatória na procura de um posicionamento estratégico no complexo e mutante mercado global onde é necessário:

  • Criar novos perfis com competências híbridas (mix);
  • Cultivar e incentivar a cultura do design dentro das empresas - in-house;
  • Tomar decisões de forma integrada;
  • Melhorar a eficiência e a excelência, dando maior especialização e maior projecção externa;
  • Aceitar desafios: integrar competências dos fornecedores ganhando eficiência, novos contratos, vantagem, significado e posicionamento no mercado;
  • Inovar com conhecimento do mercado e explorar as oportunidades que nele vão sendo criadas;
  • Avaliar e interpretar tendências;
  • Percepcionar expectativas do mercado;
  • Conseguir mais certezas e mais significado naquilo que fazemos e produzimos.

OBJECTIVOS
A Especialização em C.I.A. tem por principal objectivo encontrar uma vertente inovadora onde o incremento teórico e prático possa contribuir para valorizar novas competências que levem a novos conceitos aplicativos na ITV:

  • Desenvolver capacidades individuais, colectivas e organizacionais.
  • Incentivar tomadas de decisão baseadas na investigação e no conhecimento.
  • Ampliar a visão teórica e prática sobre o sector.
  • Fortalecer a indústria portuguesa, integrando o design no tecido empresarial.
  • Potenciar uma valorização sistémica que produza eficácia, perícia e diferenciação a produtos e serviços.
  • Estudar e interpretar as novas tendências de consumo de forma a dar ao sector mais criatividade, estética e performance que se traduzam em mais qualidade e valor acrescentado nos produtos e serviços.
  • Influenciar processos e experiências de consumo.
  • Realizar e avaliar projectos de trabalho em contexto empresarial real.
  • Potenciar agilidade nas respostas às constantes mudanças do mercado actual.

DESTINATÁRIOS
O curso tem por destinatários todos os interessados em Criatividade e Inovação aplicada na ITV, nomeadamente designers, engenheiros têxteis, marketeers, personal shoppers, directores de imagem, coolhunters, gestores, jornalistas, e outros que se interessem ou desenvolvam a sua actividade nesta área e que pretendam obter uma qualificação diferenciada.

  • Podem ser admitidos candidatos não licenciados desde que tenham uma prévia formação na área e/ou CV profissional relevante.
  • Profissionais em exercício de funções na área de especialização do curso ou novos profissionais que pretendam a aquisição de competências na área.
  • Profissionais interessados em melhorar as suas competências e obter formação avançada em Criatividade e Inovação aplicada na ITV.

Todos os candidatos serão submetidos a uma entrevista individual obrigatória que visará seleccionar/identificar o perfil e a motivação dos respectivos candidatos às temáticas desta formação.

ESTRUTURA CURRICULAR
Considerando um horário diário de 4 horas, as sessões de formação terão lugar às sextas e aos sábados. O curso funcionará, nos 4 primeiros módulos, nas instalações do CITEVE e da UNIVERSIDADE LUSÍADA de Vila Nova de Famalicão e, no quinto e último módulo de coaching, em empresas a designar.


Módulo 1 – Inovação e Negócio             
Criatividade e Inovação 4h
Maria João Barbosa (UNIVERSIDADE LUSÍADA)

Estratégia e Competividade 4h
Elizabeth Real Oliveira (UNIVERSIDADE LUSÍADA)

Empreendedorismo e Internacionalização 4h
Elizabeth Real Oliveira (UNIVERSIDADE LUSÍADA)

Modelos de negócio na ITV 4h
Paulo Vaz (ATP)

Exploração e valorização económica da inovação na ITV 4h
Isabel Cantista (UNIVERSIDADELUSÍADA)

Seminário 4h           

Módulo 2 - Criação e Desenvolvimento de Produtos
Gestão de Design 4h
Maria João Barbosa (UNIVERSIDADE LUSÍADA)

Design de Moda 4h
Paulo Gomes

Cores e Padrões 4h
Paulo Gomes

Materiais 4h
Lúcia Rodrigues (CITEVE)

Produtos Técnicos, Funcionais e Inteligentes 2h
Hélder Rosendo (CITEVE)

Tendências de Inovação Produto 2h
Hélder Rosendo (CITEVE)

Seminário 4h

Módulo 3 - Inovação em Processos/Operações               
Tendências de inovação em Processos e Tecnologias Têxteis 8h
José Morgado (CITEVE)

Tendências de inovação em Confecção de Vestuário e Têxteis-Lar 4h
Gilda Santos (CITEVE)

Logística, distribuição e controlo de operações 4h
Ângela Silva (LUSÍADA)

Comunicação e Inovação em Ponto de Venda 4h
João Vilaça (CREATIVE SYSTEMS)

Seminário 4h

Módulo 4 - Comunicação de Inovação
Novas Tendências de Consumo 4h
Daniel Agis

Estratégia de Produto 4h
Alexandra Santos

Comunicação Produto 4h
Alexandra Santos

Comunicação de Projectos 4h
Helder Rosendo  (CITEVE)

Marketing de Moda 4h
João Morais

Seminário 4h

Módulo 5 - Coaching 96h
Desenvolvimento de projectos identificando problemas/necessidades reais em empresas tendo como denominador comum a estratégia e a comunicação.
O aluno terá a oportunidade de aplicar/testar os conhecimentos adquiridos nos seminários teóricos mediante a resolução de casos práticos da realidade empresarial têxtil trabalhando em casos específicos e em temáticas concretas acompanhado de um tutor.

ESTRUTURA DO COACHING
Área 1   Estratégia & Competitividade
Área 2   Inovação Organizacional & Processos
Área 3   Inovação & Desenvolvimento de Produto
Área 4   Marketing & Internacionalização

DURAÇÃO
A duração total do curso de 96 horas lectivas.

PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Candidaturas: até 29 de Novembro
Início previsto do curso: 6 de Dezembro
Horário de funcionamento do curso: Pós-laboral

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Cópia do Certificado de Habilitações
2. Curriculum, científico e académico
3. Cópias do Bilhete de Identidade e uma fotografia
4. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web)

CUSTOS DE CANDIDATURA, MATRÍCULA, INSCRIÇÃO E PROPINAS
Para saber dos custos associados a este curso de Mestrado, agradecemos o contacto para o Instituto Lusíada de Pós-Graduações da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, através do telefone directo 252 309 238, ou para o e-mail: paulass@fam.ulusiada.pt.






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