Contactos
PIER - PROJECTO DE INTERVENÇÃO NAS EQUIPAS DE REABILITAÇÃOPortuguês/Portuguese Inglês/English        Versão para Imprimir

 

PIER - PROJECTO DE INTERVENÇÃO NAS EQUIPAS DE REABILITAÇÃO, V

 

Este projecto a que designamos de PIER_Projecto de Intervenção nas Equipas de Reabilitação V, promovido pela Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão tem como objectivo principal desenvolver um conjunto de acções de formação e sensibilização que visem a melhoria da qualidade e desempenho das organizações que prestam serviço às pessoas com deficiência e incapacidades. Pretende para isso, junto das organizações que prestam serviço a este público-alvo, promover e transmitir competências às equipas técnicas e de direcção, contribuindo desta forma para o aumento das qualificações dos profissionais deste sector, com consequências directas na optimização do desempenho, modernização administrativa e avaliação dos serviços prestados por cada instituição, motivando, dinamizando, envolvendo e orientando os técnicos para a melhoria do desempenho individual pela definição participada de objectivos, metas e indicadores.
 
Refira-se ainda que este projecto surge e pretende dar continuidade às quatro edições anteriores e tem por missão: intervir junto dos profissionais e das equipas técnicas de reabilitação social, promovendo a criação de respostas sociais adequadas às necessidades, expectativas e interesses dos seus “clientes”, pessoas com deficiência e incapacidade prevenindo assim todas as formas de exclusão social. A formação proposta tem um carácter abrangente, proporcionando o desenvolvimento de competências-chave para a melhoria da qualidade do trabalho técnico desenvolvido nessas instituições.

 

DESTINATÁRIOS

Técnicos superiores e técnicos administrativos sem formação superior, que intervenham na área de abrangência das políticas integradas de habilitação e reabilitação profissional de pessoas com deficiências e incapacidades, e necessitem de adquirir e/ou actualizar conhecimentos e competências transversais ao processo de integração sócio-profissional destes públicos. São aqui considerados os profissionais que desempenham funções de: 

  • Quadros dirigentes e de chefia: Directores, Coordenadores da formação e outros;
  • Formadores e Auxiliares de formação;
  • Técnicos de Apoio à Inserção Profissional e/ou Técnicos de Acompanhamento à Formação e Emprego;
  • Psicólogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Terapeutas e outros profissionais de reabilitação físico-funcional;
  • Docentes especializados nas áreas de comunicação e linguagem;
  • Docentes especializados em problemas graves da cognição e outros;
  • Intérpretes e Formadores de Língua Gestual Portuguesa;
  • Técnicos de Braille e Técnicos de Mobilidade;
  • Docentes especializados em problemas graves da cognição e outros;
  • Técnicos de Formação de Centros de Formação;
  • Técnicos afectos à reabilitação dos serviços públicos de formação e emprego e outros organismos mediadores do processo de integração sócio-profissional destes públicos.
  • Administrativos e outros profissionais que desempenhem funções ao nível do atendimento, caracterização e encaminhamento de pessoas com deficiências e incapacidades.

 

CONDIÇÕES DE ACESSO

- Possuir formação superior
- Intervir profissionalmente em áreas de abrangência das políticas integradas de habilitação e reabilitação profissional de pessoas com deficiência e incapacidades.

 

REGALIAS

- Certificado de curso.
- Material didáctico de apoio.

 

DOCUMENTAÇÃO PARA CANDIDATURA

  • Ficha de candidatura
  • Cópias do Certificado de Habilitações, Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou Cartão do Cidadão
  • Curriculum Vitae
  • Declaração da entidade onde desenvolve actividade profissional, onde conste informação alusiva ao trabalho com públicos portadores de deficiência e incapacidade.

OBS1: Serão recepcionadas candidaturas até 15 dias antes da data prevista para início das acções.
OBS2: As candidaturas terão de ser apresentadas na Universidade Lusíada ou enviadas pelo correio para:

Universidade Lusíada (Eng.ª Paula Silva Sá)
Edificio da Lapa
4760-108 Vila Nova de Famalicão

(Não serão recepcionadas candidaturas por email)


HORÁRIOS

Todas as acções decorrerão em horário pós-laboral (sextas 18 às 22 horas e/ou sábados 9 às 13 horas).
Não decorrerão aulas durante o mês de Agosto.
Todos os cursos terminarão a 31 de Dezembro de 2014.

 


ACÇÕES

Nome do Curso

Unidade Curricular

Carga horária

Datas previstas

Gestão das Organizações Sociais
[1]

- 2 ACÇÕES -

Gestão das Organizações Sociais

25

23 Maio 2014
[2ª acção]

Comportamento Organizacional e Marketing Social

25

Estratégias e recursos para facilitar a inclusão social e profissional

25

Direito à igualdade e à não-discriminação

25

Qualidade – instrumentos de gestão

25

Gestão orçamental e análise de desvios

25

Análise de sistemas e estruturação de bases de dados

25

Projecto

50

Sensibilização em Qualidade e Certificação

A aco de sensibilizao, Qualidade e Certificao, orientar-se- por promover o debate e a reflexo sobre a qualidade e os sistemas de certificao nas instituies em geral e nas sociais em particular. Pretende-se reunir um conjunto de experincias e reflexes prticas, associada a uma componente terica de introduo temtica, que contribuam para melhorar o papel actual das organizaes sociais do terceiro sector.

8

21 Junho 2014

Sensibilização em Liderana, Gesto de Recursos Humanos e Marketing Social nas Instituies

Esta aco de sensibilizao pretende sensibilizar os quadros das organizaes que compem o terceiro sector das diversas formas de liderana e gesto dos recursos humanos. Tentar-se- promover a alterao de atitudes, transmitindo aos participantes um conjunto de ideias e ferramentas simples que promovam eficazmente e de uma forma positiva a liderana e a motivao dos recursos humanos daquelas instituies. Focar-se-o aspectos ligados aos sistemas de recompensas, ao trabalho em equipa e ao estudo das necessidades e expectativas.

8

5 Julho 2014

Sensibilização em Princípios e Ferramentas de Gestão ao Serviço das Organizações Sociais

Esta aco de sensibilizao pretende sensibilizar os quadros das organizaes que compem o terceiro sector das diversas formas de liderana e gesto dos recursos humanos. Tentar-se- promover a alterao de atitudes, transmitindo aos participantes um conjunto de ideias e ferramentas simples que promovam eficazmente e de uma forma positiva a liderana e a motivao dos recursos humanos daquelas instituies. Focar-se-o aspectos ligados aos sistemas de recompensas, ao trabalho em equipa e ao estudo das necessidades e expectativas.

6
18 Outubro 2014

Workshop, Materiais Pedagógicos do Projecto PIER V

A realizao desta workshop tem por objectivos a partilha de informao e materiais pedaggicos desenvolvidos ao longo deste projecto, proporcionando a aquisio e/ou actualizao de conhecimentos aos participantes. Isto , pretendemos criar um portflio de resultados e materiais pedaggicos criados e produzidos ao longo do projecto e dissemin-los nesta aco.

6

7 Novembro 2014

Seminário de Disseminação de Resultados do Projecto PIER V

Com a execução das acções de formação prevê-se o desenvolvimento de competências e trabalhos de projecto em ambiente institucional. Para dar resposta a este requisito, existe uma unidade de formação designada “Projecto”, na qual se pretende que cada estudante, inserido na instituição onde desenvolve a sua actividade profissional, desenvolva um trabalho sobre uma das temáticas abrangidas na estrutura do curso, e que, com a orientação de um Professor, possa constituir um projecto de aplicabilidade prática que contribua necessariamente para uma melhoria organizacional nessa instituição.
Com este seminário, pretende-se realçar os melhores trabalhos e seus autores no sentido de disseminar boas práticas e exemplos para outras instituições, partilhando assim informação e know how adquirido.

6

21 Novembro 2014

[1] Aos formandos com aproveitamento em todas as unidades de formação desta acção, será atribuído pela Universidade Lusíada, além do Certificado de Formação Profissional (Portaria nº474/2010 de 8 de Junho), um Certificado de Pós-graduação.

 

INFORMAÇÕES:

Centro de Formação da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Tel: 252 309 200 / 252 309 238
Mestre Paula Silva Sá
paulass@fam.ulusiada.pt


Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Telefone: +351 252 309 200
Fax: +351 252 376 363
www.fam.ulusiada.pt

FICHA DE CANDIDATURA

 


DECLARAÇÃO DA ENTIDADE

 

 

 Projecto financiado pelo:

Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada - Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado