Contactos
SAÍDAS PROFISSIONAIS E EMPREENDEDORISMOVersão para Imprimir

Juntamente com o Curriculum Vitae, a carta de apresentação é um dos primeiros elementos que a empresa à qual se candidata tem sobre si.

Recomendações gerais

  • A referência à fonte do anúncio (nome do jornal, data da publicação, eventualmente o nº de referência do anúncio);
  • A denominação do posto de trabalho a que se candidata;
  • A identificação do candidato (nome, morada, telefone/telemóvel, data de nascimento);
  • Para concluir a carta deverá manifestar inteira disponibilidade e interesse em aprofundar as motivações da sua candidatura, mediante entrevista a ser agendada pela entidade empregadora. Apresentar cumprimentos, datar e assinar a carta.

Como estruturar
A carta de apresentação deverá ser breve e simples.

Esta carta deve, juntamente como o CV, convencer o empregador a chamá-lo para uma entrevista.

Uma carta de apresentação deve ser redigida sem erros ortográficos, gralhas e construções frásicas incorrectas. Deve ser dirigida à pessoa certa, ou seja, envie a carta a uma pessoa em particular e não a uma empresa, colocando o nome e o cargo da pessoa sempre que o souber, pois o objectivo é fazer chegar a carta a quem o poderá contratar.

Na carta de apresentação, indique claramente o que lhe atrai no emprego a que se candidata e porque razão quer ali trabalhar.

Não escreva uma carta demasiado longa e detalhada, seja conciso, objectivo e destaque as suas qualidades. Refira as áreas profissionais que mais lhe interessam, ou nas quais se especializou. Também é importante deixar transparecer a sua opinião sobre o trabalho em equipa e a sua posição nas relações interpessoais.

Adapte o texto consoante a que se candidata, tendo em atenção o trabalho desenvolvido e os objectivos de cada entidade. É importante que sejam estabelecidos pontos de identificação entre o candidato e o empregador.

No final da carta, despeça-se disponibilizando-se para uma entrevista, por forma a estabelecer um contacto mais próximo e real. À semelhança do currículum, a carta tem que ser datada e assinada por mão própria, de preferência com uma letra legível.

 
 

Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada - Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado