NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

MYMACHINE NOMEADO PARA “ÓSCAR” DA EDUCAÇÃO

MYMACHINE NOMEADO PARA “ÓSCAR” DA EDUCAÇÃO

actualizado em 6 de Maio de 2020

O projeto MyMachine coordenado cientificamente pelo Doutor Pedro Reis, foi nomeado para o “The world´s best education innovations for the WISE” considerado um dos “Óscares” Internacionais no âmbito da Educação.



O Projeto MyMachine acaba de ser nomeado para o “The world´s best education innovations for the WISE 2020 award (Word Innovation Summit Award)”, considerado um dos “óscares” internacionais no âmbito da Educação.

Criado na Bélgica, o projeto está implementado em Portugal em três municípios: Famalicão, Óbidos e Campo Maior. No concelho famalicense, o MyMachine tem vindo a crescer como um projeto educativo mobilizador da comunidade e promotor da criatividade e interação entre os níveis de ensino, desde o 1º ciclo até à Universidade e Ensino Profissional.

A notoriedade internacional do projeto tem vindo a crescer. Para além desta mais recente confirmação, o MyMachine foi também selecionado em San Diego, nos Estados Unidos da América, como finalista na categoria "Educação e Recursos Humanos” do prémio Katerva, considerado pela Agência Reuters como o equivalente ao "Prémio Nobel" da sustentabilidade, reconhecendo as melhores ideias com impacto social.


Em Vila Nova de Famalicão, o projeto MyMachine envolveu, este ano letivo, cerca de 500 alunos, numa primeira fase, dando a todos os alunos do 3º ano de escolaridade a oportunidade de desenharem a máquina que lhes resolvesse um problema do dia-a-dia. Numa segunda fase e de uma forma democrática foram eleitas as 7 máquinas que, representando os 7 agrupamentos de escolas do concelho, serão construídas.


Desta seleção e eleição surgiram: a Máquina da Amizade e dos Afetos representando a escola Dr. Nuno Simões, do agrupamento de escolas D. Sancho I; a máquina Reciclagem Esmagadora da Escola de Landim, representando a agrupamento de escolas Camilo Castelo Branco; a Máquina de Coisas Perdidas, da Escola de Mões, agrupamento de escolas D. Maria II; a Maquina Oficina do Lixo, da Escola de Ribeirão, representado o agrupamento de escolas de Ribeirão; a Máquina Cofrique, da Escola de Outiz, agrupamento de escolas de Gondifelos; a Estufa, da Escola de Mogege, do agrupamento de escolas Padre Benjamim Salgado; e a Iogurtina, da Escola de Ruivães, do agrupamento de escolas de Pedome.


Para a construção destas máquinas muito contribui a ajuda dos alunos da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, da escola profissional FORAVE, da escola profissional CIOR, da Didáxis, do INA, e do ensino profissional dos agrupamentos de escolas D. Sancho I, Camilo Castelo Branco e Padre Benjamim Salgado.

Desde o dia 1 de abril, a equipa do MyMachine Portugal está a implementar formas de mostrar o trabalho realizado, na sua página do Facebook. Assim, todas as terças, quintas e domingos sai o desenho de uma máquina, um desafio, vídeos de trabalho ou visitas realizadas nos três concelhos portugueses que trabalham o projeto.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado