NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

ESTUDANTES DA LUSÍADA CONSTROEM MÁQUINAS IDEALIZADAS PELAS CRIANÇAS

ESTUDANTES DA LUSÍADA CONSTROEM MÁQUINAS IDEALIZADAS PELAS CRIANÇAS

actualizado em 24 de Julho de 2018

Às crianças do 1.º ciclo coube a tarefa de imaginar uma máquina com determinada utilidade, aos estudantes da Universidade Lusíada e aos alunos das escolas profissionais coube a árdua empreitada de concretizar a tal máquina. O projeto junta a esta simplicidade o conhecimento científico e a capacidade tecnológica de instituições de ensino superior e do ensino profissional.


O projeto “MyMachine” decorreu durante o ano letivo 2017/2018, no concelho de Vila Nova de Famalicão, sendo promovido pela autarquia e envolvendo mais de 120 crianças do 1.º ciclo de seis agrupamentos de escolas do concelho e um grupo de estudantes da Universidade Lusíada e das Escolas de Ensino Profissional.

 
Ao todo foram idealizadas e concretizadas seis máquinas. Uma máquina para arrumar os brinquedos; outra para distinguir os "toques"; para arrumar o material escolar; para medir e informar sobre o ruído; para afiar automaticamente os lápis; e, por fim, uma máquina “Colete” para salvar vidas.
 
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “este projeto tem a virtuosidade de aproximar o contacto entre as escolas do 1º Ciclo, as escolas Profissionais e as Universidades, colocando todos a trabalhar no objetivo de dar corpo ao sonho das crianças.”

O MyMachine permite aos mais pequenos “sonhar alto” e obriga os alunos mais velhos ao esforço de simplificarem os processos criativos e de execução, para conseguirem tornar realidade as ideias das máquinas. Máquinas que são sonhadas para resolver problemas do mundo ou do dia a dia, recorrendo à criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar a vida.
 
O projeto junta a esta simplicidade o conhecimento científico e a capacidade tecnológica de instituições de ensino superior e do ensino profissional.
 

Refira-se que “MyMachine” é um projeto que nasceu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest, com o objetivo de permitir às crianças do 1º ciclo ver concretizadas as suas ideias de solucionar problemas através da construção de “máquinas”. Em Portugal, a marca institucional é gerida pelo Parque Tecnológico de Óbidos com quem o Município de Vila Nova de Famalicão estabeleceu ligação de parceria para o estender às escolas da sua rede educativa.
 
O resultado final poderá ser apreciado, brevemente, com o lançamento da segunda edição do MyMachine em Vila Nova de Famalicão.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado