NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

CONFERÊNCIA E VISITA GUIADA – “FAMALICÃO SEM BARREIRAS”

CONFERÊNCIA E VISITA GUIADA – “FAMALICÃO SEM BARREIRAS”

actualizado em 9 de Março de 2018

No dia 21 de março, pelas 14h30, realiza-se no pequeno auditório da Casa das Artes a Conferência "Famalicão sem Barreiras", iniciativa organizada pelo Município de Vila Nova de Famalicão. O objetivo desta iniciativa é sensibilizar a população para a importância de garantir a mobilidade de todos/as e permitir a melhoria da qualidade de vida de quem vê a sua mobilidade limitada, bem como tornar a cidade mais acessível. Todas as pessoas devem ter a maior autonomia possível e muitas destas pessoas são autónomas se lhes derem condições para isso; por isso, para além de quebrar barreiras arquitetónicas, pretende-se quebrar barreiras de consciência. 


No âmbito do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade, o Município de Vila Nova de Famalicão pretende promover uma conferência, seguida de uma breve visita guiada por alguns locais da cidade, em parceria com a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação, subordinada ao tema "Famalicão Sem Barreiras". 

O objetivo desta iniciativa é sensibilizar a população para a importância de garantir a mobilidade de todos/as e permitir a melhoria da qualidade de vida de quem vê a sua mobilidade limitada, bem como tornar a cidade mais acessível. Todas as pessoas devem ter a maior autonomia possível e muitas destas pessoas são autónomas se lhes derem condições para isso; por isso, para além de quebrar barreiras arquitetónicas, pretende-se quebrar barreiras de consciência. 

A mesa redonda permitirá uma reflexão sobre a inclusão e as acessibilidades no contexto da atualidade, tendo como referência as políticas e práticas que contribuem para a qualidade de vida e igualdade de oportunidades, despertando para uma cidadania mais inclusiva.

Uma conversa na primeira pessoa…

Bento Amaral, é enólogo, professor e atleta tetraplégico. Foi campeão do mundo de vela adaptada no ano de 2005 e representou Portugal nos Jogos Paraolímpicos de 2008. 

William Machado, nomeado Secretário Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil, em janeiro de 2009. Investigador da Qualidade de Vida e Saúde de Idosos e Pessoas com Deficiência. É autor de vários livros sobre a deficiência, e é professor e orientador académico no Rio de Janeiro.

Isabel Ribeiro, Presidente da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação e Enfermeira de Reabilitação no Centro Hospitalar de S. João. 

Venha caminhar connosco na acessibilidade!

Público-alvo: Profissionais na área de arquitetura e engenharia; Estudantes do Ensino Básico, Secundário e Superior; Forças de Segurança; População em geral.

Organização/Colaboração: Município de Vila Nova de Famalicão – Pelouro da Promoção da Igualdade; Pelouro da Mobilidade e Departamento do Urbanismo e Casa da Juventude. 

Parceria: ESEP – Escola Superior de Enfermagem do Porto; APER - Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação; Universidade Lusíada - Norte, Vila Nova de Famalicão.
 

Inscrição Gratuita mas Obrigatória - Enviar email com nome (primeiro e último) e idade para familia@vilanovadefamalicao.org






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado