NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2016

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2016

actualizado em 17 de Novembro de 2016

Durante a semana de 21 a 25 de Novembro, no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, a Faculdade de Engenharias e Tecnologias abre as portas dos seus Laboratórios a alunos do 11.º e 12.º ano de escolaridade. Aprender, partilhar conhecimentos, experiências e viver o ambiente académico, são alguns dos objectivos da iniciativa.



“Uma imagem vale mais que 1024 palavras”, “Bomba de Calor”, “Na Sociedade do conhecimento, estudar ao longo da vida, um imperativo!” , “O Futuro da Internet: Web 3.0, semântica e as novas normas HTML5 e CSS3” e Visitas aos Laboratórios de Engenharia fazem parte do programa da SC&T 2016. 


PROGRAMA DE ACTIVIDADES:

Actividade: Bomba de Calor

Docente dinamizador: Prof. Doutor Carlos Rego de Oliveira
Dia(s) e horário(s): Terça, Quinta e Sexta-feiras – no período da manhã

Esta actividade deverá iniciar-se com uma introdução teórica ao funcionamento de uma bomba de calor. Seguidamente deverá ser feita uma demonstração experimental, a qual consiste num trabalho laboratorial realizado no âmbito da unidade curricular de Termodinâmica. Resumidamente, os procedimentos consistem em fazer medições de temperatura e pressão em função do tempo no circuito de um líquido refrigerante e em reservatórios de água. É também medida a potência eléctrica consumida pela bomba de calor. Com base nestas medições é calculado o COP e a potência útil debitada pela bomba de calor.
Objectivos: 
- Determinar experimentalmente o COP (Coefficient Of Performance) de uma bomba de calor;
- Mostrar que a bomba de calor é um dispositivo económico e fiável de obtenção de calor.

Actividade: Na Sociedade do conhecimento, estudar ao longo da vida, um imperativo!
Docente dinamizador: Prof. Doutor Manuel Rebelo
Dia(s) e horário(s): Segunda, Terça e Sexta-feiras 

A actividade assumirá a forma de uma palestra, em sala ou auditório, dependendo do número de participantes. Será complementada com a realização individual de um Questionário no âmbito da temática e objectivos e no final (ou no inicio) com uma visita guiada às instalações da Universidade.
Objectivos: 
‐ enquanto factores críticos de sucesso para a diferenciação e reforço da sua posição competitiva no mercado de trabalho, sensibilizar os alunos alvo para a importância de não abandonarem os estudos, após o Ensino Secundário bem como continuarem a estudar ao longo da vida.
‐ promover a captação de mais alunos diplomados do Ensino Secundário, para o Ensino Superior, melhorando as actuais taxas de prosseguimento de estudos  e/ou abandono escolar.
‐ numa lógica de Desenvolvimento Sustentado potenciar, através  da aquisição e renovação contínua de competências, contributos crescentes, individuais e colectivos, para os três pilares da Sustentabilidade - o Social, o Económico e o Ambiental.

Actividade: O Futuro da Internet: Web 3.0, semântica e as novas normas HTML5 e CSS3
Docente dinamizador:  Prof. Doutor Ricardo Freitas
Dia(s) e horário(s): Sexta-feira

A actividade consistirá numa componente de debate acerca de algumas questões importantes relacionadas com o tema, onde serão efectuadas algumas demonstrações no sentido de motivar os alunos.
A segunda fase da actividade consistirá em colocar os alunos em contacto comas tecnologias em causa, nomeadamente, com vocabulários da web semântica e normas HTML5 e CSS3. A perspectiva semântica da própria Web fará também parte da actividade.
O objectivo principal da actividade é proporcionar aos alunos uma visão aprofundada sobre o funcionamento da Web, focalizando perspectivas futuras.

 
Actividade: Uma imagem vale mais que 1024 palavras.
Docente dinamizador: Prof. Doutor Vítor Pereira
Dia (s) e horário (s):
Quarta-feira – entre as 11h00 e as 13h00 e/ou 14h00 /16h00
Quinta-feira – entre as 14h00/16h00

A iniciativa aborda conceitos como bits e bytes, potências de base 2 e a norma Unicode para, recorrendo a um ambiente de desenvolvimento integrado e ao C#, ser descodificada uma mensagem que inclui dígitos, letras, sinais de pontuação e caracteres de controlo.
Objectivos: Fazer uma abordagem à representação de dados dos computadores através do código Unicode.


Actividade: Tecnologia Drone aplicada na robótica móvel 
Docente dinamizador:Prof. Doutor Pedro Reis
Dia(s) e horário(s): Terça e Quinta- feiras no período da manhã

Descrição da actividade: Os participantes vão poder interagir com robôs em ambiente industrial e laboratorial, onde será demonstrada a aplicação de conceitos da tecnologia drone.
Objectivos:  Dar a conhecer a tecnologia drone através de robôs moveis.

Para mais informações e inscrições:
Gabinete de Comunicação e Imagem
Dr.ª Liliana Machado Silva
E-mail: lilianasilva@fam.ulusiada.pt

 

 






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado