NOTCIAS - CursosVersão para Imprimir

MBA EXECUTIVO

actualizado em 23 de Maro de 2020

MBA EXECUTIVO


COORDENAÇÃO 
Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora 

APRESENTAÇÃO
O MBA Executivo é um projeto de formação avançada concebido à medida das necessidades da região onde se insere. Consiste:
- Unidade 0 (opcional) - aproximação de conhecimentos para candidatos provenientes de outras reas do saber, diferentes das ciências sociais; 
- Unidades 1 a 4 - reas fundamentais da gestão - estratégia, finanças empresariais, marketing e gestão de operações;
- Unidades de suporte alinhados com um plano de negcios; 
- Avaliação através da apresentação de um plano de negcios perante um jri de empresrios, business angels e banca, destinado a escrutinar grau de inovação, viabilidade financeira e potencial de negcio. 

A proposta de valor deste MBA focaliza-se:
- No Networking empresarial (admissão de participantes oriundos de variados setores de atividade com formações e experiências prévias diversificadas); 
- Na resposta às necessidades das PME que compõem maioritariamente o tecido empresarial português e europeu;
- No destinatrio, permitindo conciliar vida profissional com exigência de um MBA de alto nvel, em horrio compatvel com a permanência na empresa;
-Na creditação de unidades curriculares do MBA em Mestrados de Gestão em funcionamento na Universidade Lusada - Norte. 

Tem esprito de iniciativa e vocação empresarial?  Vive a pensar em formas inovadoras para criar valor e melhorar ou transformar a sua organização?  Então este MBA é para si! 

 

OBJETIVOS 
Criação e atualização de competências e conhecimentos nas reas de gestão e administração de empresas altamente competitivas através de um programa inovador em gestão de negcios. 
A escala e velocidade em que os modelos de negcio transformam, hoje, o panorama industrial não tem precedentes. Modelos que revolucionaram o negcio da msica online (i-Tunes), das chamadas telefnicas grtis (Skype) ou da mobilidade (Huber) demonstraque o desafio reside em modelos de negcio inovadores que criam valor para as empresas, clientes e sociedade. 


DESTINATRIOS 
Licenciados em GestãoEconomia, Marketing, Engenharia, ou em reas cientficas prximas ou afins.  


ESTRUTURA CURRICULAR 

Unidades Curriculares  

Trabalho 

Docente 

Horas 

ECTS 

Estratégia Empresarial  

15 (TP) + 20 (OT) 

7,5 

Carlos Martins  

Finanças Empresariais  

15 (TP) + 20 (OT) 

7,5 

Vasco Leite  

Marketing  

15 (TP) + 20 (OT) 

7,5 

Pedro Rodrigues 

Gestão de Operações e Logstica  

15 (TP) + 20 (OT) 

7,5 

Adelaide Silva  

 

 

 

 

Plano de Negcios 

Modelos de Negcios e Inovação 

8 

 

Pedro Rodrigues 

Omnichannel 

8 

 

Paulo Cardoso 

Gestão da Relação com Clientes 

8 

 

Paulo Ramos 

Pessoas 

8 

 

Flora Moura 

Comunicação e Redes Sociais 

8 

 

Joel Vaz 

Anlise Econmica e Financeira 

8 

 

Fernando Cardoso 

Masterclasses & Case Studies  

12 

 

Convidados empresariais 

TOTAL 

200 

 

 

 

 

CONTEDOS PROGRAMTICOS  

Unidade 0 – Uniformização de Conhecimentos (8 horas)Mdulo opcional para destinatrios provenientes de outras reas de formação diferentes das ciências empresariais. Neste mdulo serão abordados temas relacionados com as reas nucleares do MBA, tais como as finanças e a estratégia.  

REAS FUNDAMENTAIS 
Estratégia Empresarial (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) -  Este mdulo do MBA tem como objetivo promover a compreensão da anlise estratégica, o processo de decisão estratégico e sua implementação nas organizações.  

Finanças Empresariais (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Este mdulo visa dar a conhecer aos estudantes os conceitos de Finanças Empresariais centrais nas técnicas tradicionais de avaliação de empresas. Adicionalmente apresentam-se os principais instrumentos derivados e suas caractersticas e como podem ser utilizados em estratégias de cobertura de riscos.  

Marketing (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Este mdulo tem um duplo objetivo: por um lado fornecer a atitude e o pensamento de marketing essenciais para a sua compreensão e integração na realidade empresarial; por outro lado, facultar o contacto com as novas abordagens e tendências na prtica do marketing.  

Gestão de Operações e Logstica (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Este mdulo incidir sobre temas como: operações nos serviços; e-commerce e logstica; sustentabilidade nas cadeias de abastecimento; criação de valor pela gestão da cadeia de abastecimento; gestão estratégica das compras; gestão dos transportes; servitization. 

 

MDULOS CONSTITUINTES DO PLANO DE NEGCIOS  

Modelo de Negcios e Inovação (8 horas) - Durante o MBA Executivo os estudantes irão desenvolver um projeto aplicado à resolução de um desafio de uma empresa, que permitir integrar os conhecimentos obtidos ao longo do ano. Cada participante ir selecionar uma ideia de negcio ou uma empresa para desenvolverem um plano de negcios. Neste mdulo serão abordados diversos modelos de negcio e prticas inovadoras.  

Omni Channel (8 horas) - Ns somos multicanal. A nossa experiência enquanto consumidores passa por vrios canais – aplicações mveis, lojas on-line, catlogos, lojas fsicas, TV, etc… – sendo que o nosso comportamento pode ser diferente de canal para canal. Este mdulo aborda a estratégia do multicanal ao longo de todo o percurso de tomada de decisão. 

Gestão da Relação com Clientes (8 horas) -  Este mdulo aborda a importância da gestão das relações com os clientes, dando especial enfâse à segmentação e escolha do target, assim como à implementação de modelos de customer relationship management (CRM). 

Pessoas (8 horas) -  Empresas disruptivas possuem lderes disruptivos porque lderes disruptivos constroem e sedimentam organizações disruptivas o que pressupõe um alinhamento sistêmico de propsito entre liderança e organização. Este mdulo aborda conceitos da psicologia positiva, inteligência emocional e liderança estratégica, organizacional e situacional, assim como a importância de atrair e manter talento. 

Comunicação e Redes Sociais (8 horas) -  De acordo com um estudo da Microsoft a capacidade de atenção de um peixe dourado é, em média, de nove segundos e a do ser humano é hoje 8 segundos. Comunicar eficazmente e nos meios adequados é hoje fundamental para as organizações. Neste mdulo serão exploradas técnicas de comunicação e desvendados os segredos das redes sociais e como tirar o melhor partido destas ferramentas. 

Anlise Econmica e Financeira do Plano de Negcios (8 horas) - A viabilidade econmica e financeira do plano é crucial para que o mesmo tenha sucesso na obtenção de apoios, tanto a nvel de candidaturas ao Portugal 2020, como na banca ou através de capital de risco. Este mdulo aborda os principais modelos de anlise econmica e financeira. 

Masterclasses & Case Studies (12h) 
As materclasses &  case studies consistem num programa de aprendizagem ativa que acompanha todo o MBA executivo e incide num conjunto de iniciativas promovidas pela Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa que visam a aquisição de competências multidisciplinares relacionadas com o empreendedorismo, inovação e criatividade. Estas masterclasses serão dadas por especialistas convidados. 


CORPO DOCENTE
Elizabeth Real Oliveira (Coordenadora) -  Doutora em Gestão pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)Diretora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de FamalicãoProfessora Auxiliar e investigadora nas reas da gestão e desenvolvimento de recursos humanos e comportamento do consumidorConsultora de empresasColaboradora regular da William Battle Learning (Reino Unido)  e da Real Consulting (Angola). 

Carlos Martins -  Doutor em Gestão pela Universidade Lusada de LisboaMestre em Gestão (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e GestãoPs-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Catlica PortuguesaLicenciado em Gestão e Administração Pblica pelo ISCSP da Universidade Técnica de LisboaProfessor Auxiliar da Universidade Lusada – NorteInvestigador nas reas da estratégia e do planeamento estratégico; Consultor. 

Paulo Cardoso  - Doutoramento em Publicidade e Relações Pblicas pela Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autnoma de Barcelona (2003); Reconhecimento do ttulo para o territrio português atribudo pela Universidade do MinhoAptidão Cientfica para a Investigação (Suficiência Investigadora) no âmbito do Doutoramento em Publicidade e Relações Pblicas pela Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autnoma de Barcelona (2000)Conclusão e defesa pblica da respetiva TesinaProfessor Auxiliar da Universidade Lusada – Norte. Licenciatura em Engenharia Publicitria pela Universidade Fernando Pessoa.  

Pedro Rodrigues - Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Rey Juan Carlos – Madrid; Mestre e Licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM); Professor Auxiliar da Universidade Lusada – Norte; Investigador nas reas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes; Consultor Sénior da Portugal Telecom. 

Adelaide Silva  - Doutora em Gestão pela Universidade Lusada de Lisboa; Mestre em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Aveiro; Licenciada em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de AveiroProfessora Auxiliar da Universidade Lusada – Norte.  

Vasco Leite - Doutor em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do PortoLicenciado em Economia e Finanças pela Universidade Fernando PessoaProfessor Auxiliar da Universidade Lusada – NorteInvestigadorTécnico superior da CCDRN, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte 

Flora Moura  - Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela; Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA – Gaia; Técnica Superior Principal do Quadro da ARS Norte; Professora da Universidade Lusada – Norte. 

Joel Vaz  - Doutor em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho, licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP e é atualmente Head of e-Commerce & Digital Marketing das marcas Lion of Porches e Decenio e Professor Auxiliar na Universidade Lusada - Norte. 

Fernando Cardoso - Mestre em Finanças pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique; Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Professor da Universidade Lusada – Norte; Docente do Instituto Superior de Gestão Bancria; rbitro Tributrio. 


ENSINO E AVALIAÇÃO
Ensino presencial: Presença obrigatria em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular. 
Regime de avaliação: Avaliação contnua e exame final escrito obrigatrios em cada unidade curricular. Os mdulos constituintes do plano de negcios serão avaliados através do Projeto, que consistir na elaboração do plano de negcios que o estudante dever apresentar e defender perante um Jri. 

CREDITAÇÃO
As unidades curriculares da componente reas Fundamentais - “Finanças Empresariais”, “Estratégia Empresarial”, “Marketing”, “Gestão de Operações e Logstica, são creditveis em unidades curriculares do Mestrado em Gestão que venham a ser consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos.

 
DURAÇÃO
A duração total do curso de MBA é de 200 horas e decorrer ao longo do ano letivo. 

TITULAÇÃO
A aprovação em todas as unidades curriculares deste Master confere o direito à emissão de um Diploma de MBA Executivo. Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, enquanto não conclurem a licenciatura, terão apenas direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares. 

FUNCIONAMENTO
O curso s funcionar com um nmero mnimo de estudantes efetivamente inscritos. 
Horrio de funcionamento do curso: ps-laboral (2 dias/semana no horrio 18.00-22.00 horas). 

 

PRAZOS E HORRIO DE FUNCIONAMENTO  
Candidaturas - até 18 setembro de 2020 
Incio de aulas: 6 de outubro de 2020 

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSRIA PARA A CANDIDATURA
1. Curriculum Vitae 
2. Fotocpia do Certificado de Habilitações
3. Elementos de identificação constantes do cartão de cidadão e uma fotografia
4. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusada ou na  pgina web) 



Para mais informação contacte o Instituto Lusada de Ps-Graduações da Universidade Lusada - Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão, através do telefone directo 252 309 231, ou para o e-mail: paulass@fam.ulusiada.pt. 


O processo de candidatura dever ser enviado para:
Universidade Lusada – Edifcio da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão
Tel: 252 309 200  | Fax: 252 376 363

OBS: A informação contida neste documento pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.








Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada - Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado