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MBA EXECUTIVO

actualizado em 18 de Maro de 2019

MBA EXECUTIVO


COORDENAÇÃO
Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora

APRESENTAÇÃO
O MBA Executivo é um projecto de excelência, desenhado à medida das necessidades da região onde se encontra inserido. 
Consiste:
- Unidade 0 (opcional) - aproximação de conhecimentos para candidatos provenientes de outras reas do saber, diferentes das ciências sociais;
- Unidades 1 a 4 - reas fundamentais da gestão - estratégia, finanças empresariais, marketing e gestão de operações;
- Unidades de suporte alinhados com um plano de negcios com 5 blocos constituintes;
- Projeto In-SIGHT-Out apresentado perante um jri de empresrios, business angels e banca, destinado a escrutinar grau de inovação, viabilidade financeira e potencial de negcio.

A proposta de valor deste MBA focaliza-se:
- No Networking empresarial (admissão de participantes oriundos de variados sectores de actividade com formações e experiências prévias diversificadas);
- Na resposta às necessidades das PMEs que compõem maioritariamente o tecido empresarial português e europeu;
- Destinatrio, permitindo conciliar vida profissional com exigência de MBA de alto nvel, em horrio compatvel com a permanência na empresa;
- Na creditação de unidades curriculares do MBA em Mestrados de Gestão ou de Marketing.

“Tem esprito de iniciativa e vocação empresarial? 
Vive a pensar em formas inovadoras para criar valor e melhorar ou transformar a sua organização? 
Então este MBA é para si!”

 
OBJETIVOS
- Criação e actualização de competências e conhecimentos nas reas de gestão e administração de empresas altamente competitivas através de um programa inovador em gestão de negcios.

A escala e velocidade em que os modelos de negcio transformam, hoje, o panorama industrial não tem precedentes. Modelos que revolucionaram o negcio da msica on-line (i-Tunes), das chamadas telefnicas grtis (Skype) ou da mobilidade (Huber) demonstram que o desafio reside em modelos de negcio inovadores que criam valor para as empresas, clientes e sociedade.


DESTINATRIOS
Licenciados em Gestão, ou em reas cientificas prximas ou afins.


ESTRUTURA CURRICULAR / CONTEDOS PROGRAMTICOS

 

Unidade 0 – Uniformização de Conhecimentos (8 horas)
Mdulo opcional para destinatrios provenientes de outras reas de formação diferentes das ciências empresariais. Neste mdulo serão abordados temas relacionados com as reas nucleares do MBA, tais como as finanças e a estratégia.

reas Fundamentais – Unidades Curriculares 1 a 4

Estratégia Empresarial (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Este mdulo do MBA tem como objetivo promover a compreensão da anlise estratégica, o processo de decisão estratégico e sua implementação nas organizações.

Finanças Empresariais (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Este mdulo visa dar a conhecer aos estudantes os conceitos de Finanças Empresariais centrais nas técnicas tradicionais de avaliação de empresas. Adicionalmente apresenta-se os principais instrumentos derivados e suas caractersticas e como podem ser utilizados em estratégias de cobertura de riscos.

Marketing (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Este mdulo tem um duplo objectivo: por um lado fornecer a atitude e pensamento de marketing essenciais para a sua compreensão e integração na realidade empresarial; por outro lado, facultar o contacto com as novas abordagens e tendências na prtica do marketing.

Gestão de Operações e Logstica (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Este mdulo incidir sobre temas como: operações nos serviços; e-commerce e logstica; sustentabilidade nas cadeias de abastecimento; criação de valor pela gestão da cadeia de abastecimento; gestão estratégica das compras; gestão dos transportes; servitization.


Os 5 Blocos Constituintes do Plano de Negcios 

Competências Centrais, Recursos e Parcerias (8 horas)
O primeiro passo da elaboração do plano de negcios é identificar quais as competências centrais da empresa / individuo que o propõe. Isto é, responder às questões: em que é que somos bons? o que sabemos fazer que nos distingue da concorrência? Outro aspecto importante é saber quais os recursos que dispomos e os que são necessrios, tanto a nvel financeiro, como de recursos humanos, de infraestruturas ou tecnologias. E quem são os parceiros chave que nos permitirão encontrar soluções.

Propostas de Valor (8 horas)
Um bom plano de negcios assenta essencialmente numa proposta de valor bem estruturada. Neste mdulo de suporte serão abordados vrios modelos de propostas de valor: baseadas no custo, na diferenciação, na inovação, entre outras.

Omni Channel (8 horas)
Ns somos multicanal. A nossa experiência enquanto consumidores passa por vrios canais – aplicações mveis, lojas on-line, catlogos, lojas fsicas, TV, etc… – sendo que o nosso comportamento pode ser diferente de canal para canal. Este mdulo aborda a estratégia do multicanal ao longo de todo o percurso de tomada de decisão.

Gestão da Relação com Clientes (8 horas)
Este mdulo aborda a importância da gestão das relações com os clientes, dando especial ênfase à segmentação e escolha do target, assim como, à implementação de modelos de customer relationship management (CRM).

Anlise Econmica e Financeira do Plano de Negcios (8 horas)
A viabilidade econmica e financeira do plano é crucial para que o mesmo tenha sucesso na obtenção de apoios tanto a nvel de candidaturas ao Portugal 2020, como na banca ou através de capital de risco. Este mdulo aborda os principais modelos de anlise econmica e financeira.

Programa de Aprendizagem Ativa (12h)
O programa de aprendizagem activa acompanha todo o MBA executivo e consiste num conjunto de iniciativas promovidas pela Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa que visam a aquisição de competências multidisciplinares relacionadas com o empreendedorismo, inovação e criatividade.

Projecto In-Sight-Out (8h)
Durante o MBA Executivo os estudantes irão desenvolver um projecto aplicado à resolução de um desafio de uma empresa, que permitir integrar os conhecimentos obtidos ao longo do ano. Cada participante ir seleccionar uma ideia de negcio ou uma empresa para desenvolverem um plano de negcios. Este projecto ter um acompanhamento personalizado (à medida) da sua execução através de um sistema de tutoria.
 

CORPO DOCENTE 
Elizabeth Real Oliveira (Coordenadora)
Doutora em Gestão pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido). Diretora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão. Docente e investigadoras nas reas da gestão e desenvolvimento de recursos humanos e comportamento do consumidor.
Consultora de empresas colabora regularmente com a William Battle Learning (Reino Unido) e a Real Consulting (Angola)

Carlos Martins
Doutor em Gestão pela Universidade Lusada de Lisboa
Mestre em Gestão (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão
Ps-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Catlica Portuguesa
Licenciado em Gestão e Administração Publica pelo ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa
Docente da Universidade Lusada – Norte
Investigador nas reas da estratégia e do planeamento estratégico
Consultor 

Hugo Ribeiro da Silva
Doutor em Economia da Empresa na rea do marketing pela Universidade Rey Juan Carlos – Madrid
Detentor do MBA Internacional da Catlica Porto Business School
Docente Universitrio
Acionista e Administrador Executivo da XRS Motors SA

Isabel Barbieri
Doutoramento em Ciências Empresariais
Tese Marketing Interno: terapia estratégica da crise no setor da sade
Universidad Rey Juan Carlos - Madrid
Mestrado em Gestão de Serviços e Clientes - IPAM
Instituto Português de Administração e Marketing
Licenciatura em Gestão de Marketing - IPAM
2º ano do Curso Superior de Teatro/Dança
Escola Artstica Superior rvore - Porto

Nuno Miller
Possuidor do Certificado de MBA Executivo em Gestão pela EUDEM
Licenciado em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho 
Director dos Canais de Comunicação Digital da SONAE: e-commerce e Mobile Solutions.
Forte experiência em sistemas de informação e consultoria em gestão para gestores de nvel superior, na rea das vendas e e-commerce, de start-ups e grandes empresas, das abordagens locais às globais, desde as compras aos negcios e estratégias de marketing

Paulo Cardoso

Doutoramento em Publicidade e Relações Pblicas pela Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autnoma de Barcelona (2003).
Reconhecimento do ttulo para o territrio português atribudo pela Universidade do Minho.
Aptidão Cientfica para a Investigação (Suficiência Investigadora) no âmbito do Doutoramento em Publicidade e Relações Pblicas pela Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autnoma de Barcelona (2000). Conclusão e defesa pblica da respetiva Tesina.
Docente da Universidade Lusada – Norte

 
Pedro Rodrigues
Doutor em Ciências Empresariais na Universidad Rey Juan Carlos - Madrid
Mestre em Gestão de Marketing
Docente da Universidade Lusada – Norte
Investigador nas reas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes
Consultor Sénior da Portugal Telecom


Vasco Leite
Doutor em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Licenciado em Economia e Finanças pela Universidade Fernando Pessoa
Docente da Universidade Lusada – Norte
Investigador
Técnico superior da CCDRN, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte


DURAÇÃO 
A duração total do curso de MBA é de 200 horas.

AVALIAÇÃO 
Avaliação contnua, com presença obrigatria em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular;
Exame final escrito em cada unidade curricular.

Os 5 blocos constituintes do plano de negcios serão avaliados através do Projecto. A avaliação ter por objecto a elaboração do plano de negcios que o estudante dever apresentar e defender perante um Jri.

TITULAÇÃO
- A aprovação em todas as unidades curriculares deste curso confere o direito à passagem de um Diploma de MBA Executivo;
- As unidades curriculares da componente reas Fundamentais (unidades curriculares 1 a 4) são creditveis em unidades curriculares do Mestrado em Gestão que sejam consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos;
- As unidades curriculares de “Estratégia Empresarial”; “Marketing” e “Gestão de Operações e Logstica”, são creditveis em unidades curriculares do Mestrado em Marketing da Universidade Lusada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão, que sejam consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos;
- Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, enquanto não conclurem a licenciatura, terão apenas direito à passagem do respectivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.


LOCAIS DE REALIZAÇÃO
Universidade Lusada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão


PRAZOS E HORRIO DE FUNCIONAMENTO

Candidaturas:

1ª fase: até 31 de maio de 2019 (benefcio de 50% de redução no valor de candidatura)
2ª fase: até 30 de junho de 2019 (benefcio de 40% de redução no valor de candidatura)
3ª fase: até 15 de julho de 2019 (benefcio de 30% de redução no valor de candidatura)

Inscrições: 16 a 20 de setembro de 2019
Incio de aulas: 8 de outubro de 2019
Horrio de funcionamento do curso: ps-laboral (3 dias/semana, no horrio 18.00-22.00 horas)


DOCUMENTAÇÃO NECESSRIA PARA A CANDIDATURA

1. Cpia do Certificado de Habilitações
2. Curriculum, cientfico e académico
3. Apresentação do documento de identificação pessoal e uma fotografia
4. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusada ou na pgina web)


Para mais informação contacte o Instituto Lusada de Ps-Graduações da Universidade Lusada - Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão, através do telefone directo 252 309 238, ou para o e-mail: paulass@fam.ulusiada.pt. 


O processo de candidatura dever ser enviado para:
Universidade Lusada – Edifcio da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão
Tel: 252 309 200  | Fax: 252 376 363

OBS: A informação contida neste documento pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.







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