NOTÍCIAS - ArquivoVersão para Imprimir

MASTER EM MARKETING MANAGEMENT

actualizado em 18 de Março de 2019

MASTER EM MARKETING MANAGEMENT


COORDENAÇÃO
Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora

APRESENTAÇÃO
A globalização da economia e as inovações tecnológicas exigem por parte das empresas / organizações uma orientação total para a compreensão e satisfação das necessidades do consumidor final como forma de se diferenciarem, acrescentarem valor e com isso ganharem vantagens competitivas. Pelo que, as organizações necessitam, cada vez mais, de profissionais qualificados nas áreas do Marketing, áreas que se encontram em constante evolução. 

A proposta de valor reside no facto de este Master encontrar-se estruturado de uma forma modular, acoplando áreas de especialização e um projeto. Outro aspeto diferenciador reside no foco no participante, sendo que este curso foi desenhado para responder às suas necessidades, permitindo a conciliação entre a vida pessoal e profissional com a exigência de uma proposta de valor de excelência, em horário compatível com a permanência na empresa. As unidades que formam a estrutura curricular podem ainda ser creditadas no Mestrado em Marketing ou, parcialmente, no Mestrado em Gestão, em caso de admissão a estes ciclos de estudos.


OBJETIVOS
O Master em Marketing Management possibilita o desenvolvimento de conhecimentos de nível avançado relativos à orientação para o mercado, conhecimento do comportamento do consumidor, direcção comercial, e todas as áreas que se representam essencialmente na filosofia de gestão denominada de Marketing. Apresenta uma forte componente prática aplicada em estudos de caso e em simulação empresarial, culminando na realização de um projecto aplicado em contexto real.

DESTINATÁRIOS
Licenciados em Marketing, Gestão, Economia, Ciências Económicas e Empresariais, Contabilidade, Fiscalidade e Engenharia. 
Sendo a área de Marketing uma área transversal a vários perfis profissionais, poderão ainda ser admitidos candidatos com outros perfis profissionais, desde que possuidores de um grau académico.

ESTRUTURA CURRICULAR / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Marketing Estratégico (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
O marketing estratégico tem como objetivo definir a proposta de valor e o posicionamento de uma organização ou de um produto/ serviço no mercado onde compete. Este módulo compreende a análise de temas na área do planeamento estratégico vs. de marketing; estratégia de marketing; plano de marketing; análise de mercado; identificação dos segmentos de mercado e selecção de alvos; diferenciação e posicionamento; desenvolvimento de novos produtos; processo de internacionalização e oferta no mercado global.

Marketing Operacional (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
A ênfase do módulo do marketing operacional é na actuação e comportamento das variáveis do Marketing mais conhecidas como Marketing-Mix, nomeadamente no que diz respeito: decisões de produto e de serviços; concepção da estratégia de produto; concepção e gestão de serviços; Desenvolvimento de capital da marca; estratégias de preço; canais de distribuição; comunicação.


Comportamento do Consumidor (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
A importância do comportamento do consumidor para o marketing; teorias do comportamento do consumidor; elementos que influenciam a compra (necessidades, percepções, atitudes, etc.); condicionantes externos explicativos (cultura, classe e grupos sociais, etc..); o processo de decisão de compra.

Estudos de Mercado (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Esta unidade irá incidir nos seguintes tópicos: sondagens e aplicações em empresas de grande e pequena dimensão; aplicações empresariais dos estudos de mercado; design do estudo de mercado; definição do problema; utilização e apreciação da informação existente; métodos de recolha de dados quantitativos e qualitativos; tratamento, análise e discussão de dados; apresentação de resultados.

Seminários sobre tópicos avançados na área da Gestão de Marketing (24 horas)
Os seminários irão abordar as novas tendências nas diversas áreas de especialização do Master, nomeadamente na Gestão do Marketing, no CRM, na Inovação e Logística, e no Marketing Digital, e serão da responsabilidade de profissionais e especialistas.

Projecto - (12 horas)
Esta unidade curricular tem como objetivo a elaboração de um projeto numa das áreas de especialização do Master em contexto real. Cada participante irá seleccionar uma ideia de negócio ou uma empresa para desenvolverem um plano de negócios. As horas previstas dizem respeito ao acompanhamento personalizado (à medida) da execução do projecto.



CORPO DOCENTE 
Coordenadora 
Elizabeth Real Oliveira
Doutora em Gestão pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
Directora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Coordenadora da linha de investigação de Gestão Empresarial do CLEGI - Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Gestão Industrial e investigadora da Society for Human Resources Management (Estados Unidos da América)
Consultora de empresas colabora regularmente com a William Battle Learning (Reino Unido) e a Real Consulting (Angola)

Carlos Martins
Doutor em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa
Mestre em Gestão (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão
Pós-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Católica Portuguesa
Licenciado em Gestão e Administração Publica pelo ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Investigador nas áreas da estratégia e do planeamento estratégico
Consultor 

Paula Rodrigues 
Doutora em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Mestre em Ensino da Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Licenciada em Economia pela Universidade Lusíada do Porto
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Investigadora 

Paulo Ramos 
Doutor em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
MSc Marketing & Product Management pela Universidade de Cranfield (Reino Unido)
Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Investigador
Gestor/Consultor
  
Pedro Rodrigues 
Doutor em Ciências Empresariais na Universidad Rey Juan Carlos - Madrid
Mestre em Gestão de Marketing
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Investigador nas áreas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes
Consultor Sénior da Portugal Telecom

 
DURAÇÃO 
A duração total do curso de Pós-graduação é de 176 horas.

AVALIAÇÃO 
Avaliação contínua, com presença obrigatória em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular;
Exame final escrito em cada unidade curricular.

Na unidade curricular de Projecto, será desenvolvido um trabalho de aplicação real, seguindo uma estrutura pré-definida e, no final, defendido perante um Júri.
 

TITULAÇÃO
- A aprovação em todas as unidades curriculares deste Master confere o direito à passagem de um Diploma de Master em Marketing Management;
- As unidades curriculares deste Master são creditáveis em unidades curriculares do Mestrado em Marketing da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão, que sejam consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos;
- Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, enquanto não concluírem a licenciatura, terão apenas direito à passagem do respectivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.


LOCAIS DE REALIZAÇÃO
Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão
 

PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Candidaturas:
1ª fase: até 31 de maio de 2019 (benefício de 50% de redução no valor de candidatura)
2ª fase: até 30 de junho de 2019 (benefício de 40% de redução no valor de candidatura)
3ª fase: até 15 de julho de 2019 (benefício de 30% de redução no valor de candidatura)
Inscrições: 16 a 20 de setembro de 2019
Início de aulas: 8 de outubro de 2019

Horário de funcionamento do curso: pós-laboral (3 dias/semana, no horário 18.00-22.00 horas)

 


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA

1. Cópia do Certificado de Habilitações
2. Curriculum, científico e académico
3. Apresentação do documento de identificação pessoal e uma fotografia
4. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página Web)



Para mais informação contacte o Instituto Lusíada de Pós-Graduações da Universidade Lusíada - Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão, através do telefone directo 252 309 238, ou para o e-mail: paulass@fam.ulusiada.pt. 


O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão
Tel: 252 309 200  | Fax: 252 376 363

OBS: A informação contida neste documento pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.







Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado