NOTÍCIAS - CursosVersão para Imprimir

ESPECIALIZAÇÃO MARKETING MANAGEMENT

actualizado em 18 de Outubro de 2016

ESPECIALIZAÇÃO MARKETING MANAGEMENT



COORDENAÇÃO
Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora.
 
APRESENTAÇÃO
O Curso de Especialização em Gestão de Marketing visa essencialmente apresentar os principais conceitos do Marketing para profissionais provenientes de qualquer tipo de área complementar ou afim à Gestão. Este curso encontra-se estruturado em dois grandes módulos, em torno da componente estratégica e operacional do Marketing, sendo estes complementados por seminários leccionados por especialistas na área do Marketing.
Este curso pode ser creditado no Master em Marketing Management e/ou no Mestrado em Marketing da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão. 

OBJECTIVOS
Os objectivos do curso visam essencialmente dotar os participantes com as ferramentas necessárias para a compreensão da envolvente do Marketing no seu todo, nomeadamente a nível da estratégia e sua operacionalização. Os seminários irão incidir sobre as novas tendências do marketing e permitirão aos participantes um contacto com profissionais e temas actuais do marketing.

DESTINATÁRIOS
Licenciados em Marketing, Gestão, Economia, Ciências Económicas e Empresariais, Contabilidade, Fiscalidade e Engenharia. Tratando-se a área de Marketing de uma área transversal a vários perfis profissionais, poderão ainda ser admitidos candidatos com outros perfis profissionais, desde que possuidores de um grau académico.

ESTRUTURA CURRICULAR
(*) Marketing Estratégico (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
O marketing estratégico tem como objectivo definir a proposta de valor e o posicionamento de uma organização ou de um produto/ serviço no mercado onde compete. Este módulo compreende a análise de temas na área do planeamento estratégico vs. de marketing; estratégia de marketing; plano de marketing; análise de mercado; identificação dos segmentos de mercado e selecção de alvos; diferenciação e posicionamento; desenvolvimento de novos produtos; processo de internacionalização e oferta no mercado global.

(*) Marketing Operacional (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
A ênfase do módulo do marketing operacional é na actuação e comportamento das variáveis do Marketing mais conhecidas como Marketing-Mix, nomeadamente no que diz respeito: decisões de produto e de serviços; concepção da estratégia de produto; concepção e gestão de serviços; Desenvolvimento de capital da marca; estratégias de preço; canais de distribuição; comunicação.

Seminários (3 horas)
Os seminários irão abordar as novas tendências na área da Gestão da Inovação e na área da Logística e terão como convidados profissionais / especialistas nas diversas áreas. Para mais informações sobre os seminários por favor consultar informação sobre o Master em Marketing Management.

(*) Unidades curriculares passíveis de serem creditadas no Master em Marketing Management e/ou no Mestrado em Marketing da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão 

CORPO DOCENTE 
Elizabeth Real Oliveira
Doutora em Gestão pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
Licenciada em Gestão também pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
Directora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Coordenadora da linha de investigação de Gestão Empresarial do CLEGI - Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Gestão Industrial e investigadora da Society for Human Resources Management (Estados Unidos da América)
Consultora de empresas colabora regularmente com a William Battle Learning (Reino Unido) e a Real Consulting (Angola)

Carlos Martins
Doutor em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa
Mestre em Gestão (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão
Pós-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Católica Portuguesa
Licenciado em Gestão e Administração Publica pelo ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Investigador nas áreas da estratégia e do planeamento estratégico
Consultor 

Paulo Ramos 
Doutor em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
MSc Marketing & Product Management pela Universidade de Cranfield (Reino Unido)
Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Investigador
Gestor/Consultor
  
AVALIAÇÃO 
A avaliação da Especialização terá como base a avaliação individual das unidades curriculares assinaladas (*), atendendo ao seguinte:
60% - Avaliação contínua (Pontos escritos/trabalhos)
40% - Exame final escrito

DURAÇÃO 
A duração deste curso é de 73 horas.

PRAZOS 
Candidaturas em aberto

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Ficha de candidatura 
2. Cópia do Certificado de Habilitações
3. CV resumido
4. Cópia do CC 

Informações: 
paulass@fam.ulusiada.pt

O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão
Tel: 252 309 200  | Fax: 252 376 363

OBS: A informação contida neste documento pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.







Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado