NOTÍCIAS - CursosVersão para Imprimir

ESPECIALIZAÇÃO COSTUMER RELATIONSHIP MANAGEMENT

actualizado em 18 de Outubro de 2016

ESPECIALIZAÇÃO COSTUMER RELATIONSHIP MANAGEMENT


COORDENAÇÃO
Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora.

APRESENTAÇÃO
O Curso de Especialização em Customer Realationship Management visa essencialmente apresentar os principais conceitos do CRM para profissionais provenientes de qualquer tipo de área complementar ou afim à Gestão. Este curso encontra-se estruturado em dois grandes módulos, o Marketing Relacional e de Serviços e o Estudo do Comportamento do Consumidor, sendo estes complementados por seminários leccionados por especialistas na área do Marketing.

Este curso pode ser creditado no Master em Marketing Management e/ou no Mestrado em Marketing da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão. 

OBJECTIVOS
Os objectivos do curso visam essencialmente dotar aos participantes as ferramentas necessárias para a compreensão e operacionalização da pesquisa do mercado e a compreensão do comportamento do consumidor. Os seminários irão incidir sobre as novas tendências do marketing research e permitirão aos participantes um contacto com profissionais e temas actuais do marketing.

DESTINATÁRIOS
Licenciados em Marketing, Gestão, Economia, Ciências Económicas e Empresariais, Contabilidade, Fiscalidade e Engenharia. Tratando-se a área de Marketing de uma área transversal a vários perfis profissionais, poderão ainda ser admitidos candidatos com outros perfis profissionais, desde que possuidores de um grau académico.

ESTRUTURA CURRICULAR
(*) Marketing Relacional e de Serviços (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Definição de Marketing relacional. A importância da gestão das relações. As abordagens ao CRM e os sistemas de informação. As especificidades dos serviços. O conceito de lealdade nos serviços. Os e-services.

(*) Estudo do Comportamento do Consumidor (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
A importância do comportamento do consumidor para o marketing; teorias do comportamento do consumidor; elementos que influenciam a compra (necessidades, percepções, atitudes, etc.); condicionantes externos explicativos (cultura, classe e grupos sociais, etc..); o processo de decisão de compra.

Seminários (3 horas)
Os seminários irão abordar as novas tendências na área da Gestão da Inovação e na área da Logística e terão como convidados profissionais / especialistas nas diversas áreas. Para mais informações sobre os seminários por favor consultar informação sobre o Master em Marketing Management.

(*) Unidades curriculares passíveis de serem creditadas no Master em Marketing Management e/ou no Mestrado em Marketing, Campus de Vila Nova de Famalicão.

CORPO DOCENTE 
Elizabeth Real Oliveira
Doutora em Gestão pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
Licenciada em Gestão também pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
Directora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Coordenadora da linha de investigação de Gestão Empresarial do CLEGI - Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Gestão Industrial e investigadora da Society for Human Resources Management (Estados Unidos da América)
Consultora de empresas colabora regularmente com a William Battle Learning (Reino Unido) e a Real Consulting (Angola)

Cristina Cunha
Doutora em Sociologia
Docente da Universidade Lusíada - Norte
Investigadora do Instituto de Sociologia (Universidade do Porto)
Consultora e Formadora no domínio dos estudos de mercado.

Pedro Rodrigues 
Doutor em Ciências Empresariais na Universidad Rey Juan Carlos - Madrid
Mestre Gestão de Marketing
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Investigador nas áreas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes
Consultor Sénior da Portugal Telecom

AVALIAÇÃO 
A avaliação da Especialização terá como base a avaliação individual das unidades curriculares assinaladas (*), atendendo ao seguinte:
60% - Avaliação contínua (Ponto escrito/trabalhos)
40% - Exame final escrito

DURAÇÃO 
A duração deste curso é de 73 horas.

PRAZOS 
Candidaturas em aberto 

Informações: 
paulass@fam.ulusiada.pt

O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão
Tel: 252 309 200  | Fax: 252 376 363

OBS: A informação contida neste documento pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.







Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado