NOTÍCIAS - CursosVersão para Imprimir

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DA SAÚDE

actualizado em 8 de Fevereiro de 2023

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DA SAÚDE


COMISSÃO CIENTIFICA 
Flora Moura, Prof.ª Doutora 
Rui Nunes, Prof.º Doutor 
Dulce Pinto, Dra. 


APRESENTAÇÃO 
O objetivo desta Pós-Graduação é de contribuir qualificadamente para tornar o sector da saúde mais eficiente e competitivo e, assim, propiciar uma formação de excelência, preparando profissionais para saber gerir organizações de saúde, com vista ao desenvolvimento das aptidões e conhecimentos necessários para a função, sem nunca perder de vista a complexidade do sector e a importância da relação da universidade. 

OBJETIVOS 
Adquirir aptidões e conhecimentos técnicos que habilitem para a atuação profissional nas instituições de saúde; Obter conhecimentos sobre os sistemas de saúdes, reformas e políticas de saúde; Compreender os princípios de gestão e administração de instituições de saúde; Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços de saúde; Desenvolver competências ao nível da gestão de recursos humanos, nomeadamente na gestão de desempenho e gestão do conhecimento; Aprender o processo de implementação de um sistema de qualidade em saúde; Saber aplicar técnicas e instrumentos de gestão para potenciar as atividades desenvolvidas pelas instituições de saúde; Ser capaz de promover o desenvolvimento pessoal e fomentar a aprendizagem ao longo da vida. 


DESTINATÁRIOS
 
Podem candidatar-se a esta pós-graduação os licenciados em Economia, Gestão, Administração Pública, bem como médicos e outros profissionais licenciados na área das Ciências da Saúde, com forte experiência executiva, que pretendam desenvolver as suas competências no domínio da gestão da saúde, sem penalizarem significativamente a vertente profissional ou pessoal/familiar.  


ESTRUTURA CURRICULAR E CORPO DOCENTE


 
CORPO DOCENTE
Mestre Amélia Cunha: 
Licenciada em Enfermagem, 
Mestre em Enfermagem Comunitária, Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde
 – Universidade Lusíada no Porto; Enfermeira Especialista – IPO – Porto.

Prof. Doutor António Ferreira: 
Doutor em Medicina; Professor da Faculdade de Medicina do Porto; Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto, EPE; Coordenador da comissão de reforma hospitalar.

Prof. Doutor António Tavares: 
Doutor em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona; Licenciado em Direito pela Universidade Lusófona; Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto; Diretor Geral do TECMAIA; Presidente da Direção da TEC-PARQUES; Presidente do Conselho de Gerência do Hospital da Prelada e do Centro Hospitalar Conde Ferreira.

Prof. Doutor Carlos Martins: 
Doutor em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa; Mestre em Gestão (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão; Pós-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Católica Portuguesa; Licenciado em Gestão e Administração Publica pelo ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa; Docente do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada; Investigador do COMEGI nas áreas da estratégia e do planeamento estratégico; Consultor.

Dra. Célia Pedro: 
Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Percurso profissional na área da distribuição e logística, ao longo de 20 anos, tendo como foco a otimização em toda a cadeia de abastecimento (CA); Projetos em vários domínios da CA - Gestão de stocks e aprovisionamento, Logística Inversa, Canal grossista, Online, Logística Internacional; Professora convidada no MBA Executivo, unidade curricular de Gestão de Operações e Cadeia de Abastecimento, na Universidade Lusíada.

Dra Dulce Pinto: 
Licenciada em Enfermagem; Doutoranda em Administração de Empresas e Comércio Internacional, na Universidade da Extremadura - Espanha; Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde – Universidade do Minho; Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto VI – Porto Oriental.

Prof.ª Doutora Isabel Araújo: 
Doutorada em Economia da Saúde, na Faculdade de Economia do Porto; Mestre em Economia Monetária Bancária e Financeira; Professora do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada; 

Prof. Doutor Fernando Almeida: 
Licenciado em Economia pela Universidade do Porto; Doutor em Economia pela Universidade de Santiago Compostela; Licenciado em Direito pela Universidade do Porto; Professor Catedrático do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada.

Mestre Fernando Cardoso: 
Doutor pelo Centro Universitário Lusíada – Lisboa da Universidade Lusíada; Mestre em Finanças pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique; Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Professor do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada; Docente do Instituto Superior de Gestão Bancária; Árbitro Tributário. 

Mestre Filomena Maia: 
Doutoranda do Programa Doutoral de Investigação Clínica e Serviços de Saúde – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Mestrado em Ciências de Enfermagem, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto - conclusão do programa curricular em 1997; Licenciatura em Enfermagem - Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, concluída a 17 de maio de 1995, na Universidade Católica Portuguesa – Braga.  

Prof.ª Doutora Flora Moura: 
Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela; Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA – Gaia; Técnica Superior Principal do Quadro da ARS Norte; Professora do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada.

Prof. Doutor Francisco Castelo Branco: 
Doutor em Ciência Política e Administração pela Universidade de Santiago de Compostela; Mestre em Administração Pública pela Universidade do Minho; Pós-Graduado em Administração Pública; Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada do Porto; Professor do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada; Mesário da Santa Casa da Misericórdia do Porto

Dr. José Ribeiro: 
Licenciado em Enfermagem, Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem Médico – Cirúrgica, Pós-graduação em Gestão e Administração Hospitalar e Pós-graduação em Bioética, Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, Curso de formação de formadores e o título de especialista na docência atribuído pela UFP. Enfermeiro Diretor no Centro Hospitalar Tâmega (CHTS), Presidente da Associação dos Diretores de Enfermagem (2018–2019).

Prof. Doutor Júlio Pinto da Costa: 
Doutorado em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa; Mestre em Saúde Pública pelo ICBAS; Licenciado em Economia pela FEP; Administrador da Administração Regional de Saúde do Norte; Membro do Conselho de Administração e Administrador Delegado do Hospital de S. João; Administrador de Empresas Públicas e Privadas; Administrador Judicial; Consultor na área de projetos de investimento e gestão.

Dr Miguel Pinto Vaz: 
Licenciado em Enfermagem pela Universidade Fernando Pessoa – Ponte de Lima; Docente - Assistente convidado - no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Formador em várias entidades; Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

Mestre Glória Couto: 
Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria - Porto; Especialista em Enfermagem de Reabilitação e Coordenadora da Unidade; Mestrado em Enfermagem de Reabilitação;  Pós-graduação em gestão e administração dos serviços de saúde; Pós - graduação em enfermagem avançada; docente convidada na Escola Superior de Saúde de Santa Maria-Porto.

Prof. Doutor Pedro Rodrigues: 
Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Rey Juan Carlos – Madrid; Mestre Gestão de Marketing pelo IPAM; Professor do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada; Investigador do COMEGI na área das marcas, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes; 

Prof. Doutor Rui Nunes: 
Professor Catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Doutor em Medicina área Bioética (FMUP); Licenciatura Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP); Diretor do Serviço de Bioética e Ética Médica da FMUP; Primeiro doutorado em todo o espaço lusófono na área da bioética – presidente e fundador da Associação Portuguesa de Bioética.

Prof. Doutor Vitor Machado: 
Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro; Licenciado em Enfermagem; Enfermeiro Coordenador do Hospital de Valpaços. 

DURAÇÃO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 
O curso só funcionará com um número mínimo de estudantes inscritos. 
O curso tem um total de 250h de aulas (horas de contato) a ministrar ao longo do ano letivo.
Horário de funcionamento do curso: as aulas decorrerão no Centro Universitário Lusíada – Norte, Campus do Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão, durante a semana em horário pós-laboral (sextas-feiras das 18h30 às 22h30) e aos sábados (das 9h00 às 13h00).


ENSINO E AVALIAÇÃO  
Ensino presencial: é exigida a presença em, pelo menos, 70% das aulas de cada módulo. Os estudantes serão avaliados por exames e/ou trabalho no final de cada módulo. 


TITULAÇÃO 
A presença em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular e a aprovação em todas as unidades curriculares desta Pós-Graduação conferem o direito à emissão de um certificado de pós-graduação em Administração e Gestão da Saúde. Os estudantes que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, terão apenas direito à emissão do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares. 


PRAZOS 
Candidaturas/Inscrições: até 30 de setembro de 2023
O curso inicia em outubro de 2023 e decorrerá até maio de 2024.


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
■ Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada)
■ Curriculum científico e académico 
■ Elementos de identificação do Cartão de Cidadão e uma fotografia (tipo passe)
■ Formulário de candidatura (obter)


+ Informações:
Instituto Lusíada de Pós-Graduações da Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão)
Telefone: 252 309 231
E-mail: paulass@fam.ulusiada.pt

O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão


OBS: Esta informação pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado