PÓS-GRADUAÇÃO EM CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA TÊXTIL E DO VESTUÁRIO
PÓS-GRADUAÇÃO EM CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA TÊXTIL E DO VESTUÁRIO
COORDENAÇÃO
Prof. Doutor Alípio Aguiar
Faculdade de Engenharias e Tecnologias
APRESENTAÇÃO
O século XXI marca o início de uma nova revolução têxtil mais inteligente, mais sustentável, ética e poética. Estamos no fim de um ciclo, onde quase tudo o que tínhamos como certo deixou de o ser, e a iniciar um outro, desconhecido.
Os novos valores e tendências de consumo implicam saber o quê, quando, como, porquê e para quem, se cria um produto/serviço novo.
Os produtos têxteis têm hoje cada vez mais aplicações em áreas de negócio tão diferentes, como a indústria automóvel ou a medicina, e são cada vez mais procurados não apenas pelo seu propósito decorativo de moda, mas antes pelas suas qualidades físicas, químicas, inteligentes, funcionais, performativas e emocionais.
A criatividade é hoje uma premissa obrigatória na procura de um posicionamento estratégico no complexo e mutante mercado global onde é necessário:
• Criar novos perfis com competências híbridas (mix);
• Cultivar e incentivar a cultura do design dentro das empresas - in-house;
• Tomar decisões de forma integrada;
• Melhorar a eficiência e a excelência, dando maior especialização e maior projecção externa;
• Aceitar desafios: integrar competências dos fornecedores ganhando eficiência, novos contratos, vantagem, significado e posicionamento no mercado;
• Inovar com conhecimento do mercado e explorar as oportunidades que nele vão sendo criadas;
• Avaliar e interpretar tendências;
• Percepcionar expectativas do mercado;
• Conseguir mais certezas e mais significado naquilo que fazemos e produzimos.
OBJECTIVOS
Esta Pós-Graduação em Criatividade e Inovação, com foco na Indústria Têxtil e do Vestuário, tem por principal objectivo encontrar uma vertente inovadora onde o incremento teórico e prático das matérias leccionadas possa contribuir para valorizar e potenciar competências dos quadros superiores destas empresas, levando à criação de novos conceitos aplicados a um sector que, hoje, enfrenta grandes desafios no contexto sócio económico nacional e internacional. São ainda objectivos:
• Desenvolver capacidades individuais, colectivas e organizacionais;
• Incentivar tomadas de decisão baseadas na investigação e no conhecimento;
• Ampliar a visão teórica e prática sobre o sector;
• Contribuir para o fortalecimento da indústria têxtil portuguesa, e da região norte em particular, integrando o design na cultura e no tecido empresarial;
• Potenciar uma valorização sistémica que produza eficácia, perícia e diferenciação a produtos e serviços;
• Estudar e interpretar as novas tendências de consumo de forma a dar ao sector mais criatividade, estética e performance que se traduzam em mais qualidade e valor acrescentado nos produtos e serviços;
• Potenciar agilidade nas respostas às constantes mudanças do mercado actual.
DESTINATÁRIOS
O curso tem como destinatários profissionais ligados ao sector têxtil, desde que possuidores de um grau académico. Destacam-se: designers, gestores, engenheiros têxteis e outros que intervêm nos processos têxteis, marketeers, personal shoppers, directores de imagem, coolhunters, gestores e jornalistas.
Criatividade e Inovação
Estratégia e Competitividade
Empreendedorismo e Internacionalização
Modelos de negócio na ITV
Exploração e valorização económica da inovação na ITV
Seminário
Módulo 2 - Criação e Desenvolvimento de Produtos (24 horas)
Gestão de Design
Design de Moda
Cores e Padrões
Materiais
Produtos Técnicos, Funcionais e Inteligentes
Tendências de Inovação Produto
Seminário
Módulo 3 - Inovação em Processos/Operações (24 horas)
Tendências de inovação em Processos e Tecnologias Têxteis
Tendências de inovação em Confecção de Vestuário e Têxteis-Lar
Logística, distribuição e controlo de operações
Comunicação e Inovação em Ponto de Venda
Seminário
Módulo 4 - Comunicação de Inovação (24 horas)
Novas Tendências de Consumo
Estratégia de Produto
Comunicação Produto
Comunicação de Projectos
Marketing de Moda
Seminário de Encerramento
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Maria João Barbosa
Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Doutorada em Design e Arte Contemporânea pela Universidade de Vigo em Espanha. É membro integrado do Centro de Investigação CITAD - Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design e Docente da Universidade Lusíada. É membro colaborador da equipa de investigação UNIDCOM / IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação. Foi coordenadora de estágios no âmbito dos programas INOVjovem e DesignMais. Desde 1996 que desenvolve projectos nas áreas do design de comunicação, produto e interiores. Criadora e gestora de imagem dos produtos e lojas da marca Makenotes.
CORPO DOCENTE
Alípio Aguiar (Universidade Lusíada)
Ângela Silva (Universidade Lusíada)
Elizabeth Real Oliveira (Universidade Lusíada)
Isabel Cantista (Universidade Lusíada)
Gilda Santos (CITEVE, Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário)
Hélder Rosendo (CITEVE, Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário)
João Morais (CITEVE, Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário)
João Vilaça (Creative Systems)
José Morgado (CITEVE, Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário)
Lúcia Rodrigues (CITEVE, Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário)
Maria João Barbosa (Universidade Lusíada)
Paulo Gomes (Manifesto Moda)
inscrições: 7 a 11 de Novembro de 2016
APOIO:
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