NOTÍCIAS - CursosVersão para Imprimir

PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRI-BUSINESS | Gestão de Negócios na Indústria Agro-alimentar

actualizado em 18 de Outubro de 2016

PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRI-BUSINESS | Gestão de Negócios na Indústria Agro-alimentar



COORDENAÇÃO

Prof.ª Doutora Elizabeth Real Oliveira

APRESENTAÇÃO
O sector agroalimentar é fundamental para a economia portuguesa sendo caracterizado por possuir uma grande dispersão e pulverização subsectorial e empresarial, sendo ao mesmo tempo, no seu todo, um espaço muito importante da Economia Europeia e Nacional. É uma indústria que gera um grande volume de negócios das Indústrias Transformadores, com um peso de 20% do total do Volume de Negócios dessas indústrias (dados INE, 2009).

Na Europa, segundo o Food and Drink Europe - Anual Report 2011, o sector agroalimentar e de bebidas corresponde ao maior sector de transformação em termos de Volume de Negócios e de empregabilidade, atingindo um Volume de Negócios anual de 956,2 biliões de euros, (16% do sector de transformação) e empregando cerca de 4,1 milhões de pessoas (14,6% do sector de transformação). Este sector é caracterizado por uma forte fragmentação da indústria, envolvendo cerca de 274.000 empresas, das quais 99,1% são PME’s que, na sua globalidade, contribuem para 48,7% do volume de negócios total. O sector Agroalimentar compra e processa 70% da produção agrícola europeia, contribuindo positivamente para a balança comercial em cerca de 9,8 biliões de euros, oferecendo diariamente e a mais de 500 milhões de consumidores uma vasta gama de produtos alimentares, cumprindo requisitos de segurança alimentar, nutricional e preço adequados aos seus consumidores.
Em Portugal, o Valor Acrescentado Bruto do sector Agroalimentar está estimado em cerca 4,9 mil milhões de euros com uma representatividade de 2,9% do PIB. Relativamente à empregabilidade, verifica-se que o sector emprega cerca de 661 milhares de pessoas, gerando um Volume de Negócios da ordem dos 21,1 mil milhões de euros.
 
OBJECTIVOS
Os objectivos desta pós-graduação passam por dotar os participantes com uma visão global do sector, com especial incidência na sua estratégia de crescimento, procurando posteriormente transmitir um conjunto de competências para a gestão de negócios na indústria agroalimentar, nomeadamente acompanhando as novas tendências a nível das operações, marketing e financiamento.

DESTINATÁRIOS
Profissionais, desde que possuidores de um grau académico, que desenvolvam a sua actividade profissional no sector. Destacam-se empresários e responsáveis de organizações ligadas à produção, transformação e comercialização de produtos alimentares, bem como técnicos do sector público e de associações profissionais do sector.

ESTRUTURA CURRICULAR
Economia e Cadeia Agroalimentar (8 horas)
Enquadramento e análise do sector económico agroalimentar. Contributo do sector para a economia. A complexidade da cadeia de valor: empresas diferentes, em mercados diferentes e para diferentes consumidores.
 
Regulamentação e Política de Incentivos (8 horas)
A política agrícola comum. Como se organiza o sector. Quais as principais restrições e exigências regulamentares e suas implicações. Apresentação dos principais instrumentos de apoio à produção, transformação e comercialização de produtos alimentares. Oportunidades no âmbito do Horizonte 2020 e Portugal 2020.
 
Análise Económica Financeira de Projectos de Investimento (16 horas)
Conceito de Projeto de Investimento. Classificação de Projetos. Cash Flow vs Lucro Contabilístico. Avaliação Financeira de Projetos. Valor Actual Líquido. Critérios de Avaliação e de Seleção de Investimentos (VAL e TIR, taxa de indiferença em avaliação de investimentos). Análise de Risco. Alternativas Incompletas e Cash Flows Equivalentes. Análise Económica e Social. Fontes de Financiamento. Estruturas de Capital (abordagem de Modigliani e Miller e efeito do endividamento excessivo).
 
Internacionalização e Mercados (8 horas)
Modalidades de internacionalização. Incentivos e instrumentos de financiamento à internacionalização. Análise de mercados e mercados prioritários. Preparação da empresa para a internacionalização.
 
Distribuição Alimentar e Logística (8 horas)
Noção, funções e circuitos de distribuição. Evolução do aparelho comercial. Sectores e conceitos comerciais. Análise estática, dinâmica e tipologia do ponto de venda. Consumidores, marcas e categorias.
 
Branding e Posicionamento (8 horas)
Brand ou marca é uma promessa de satisfação. É um sinal, uma metáfora que age como um contrato não escrito entre produtor e consumidor. Neste módulo serão trabalhados os conceitos de branding e posicionamento ao nível do sector agroalimentar, tais como o processo de desenvolvimento da marca e o design no branding.
 
Sistemas de Gestão da Qualidade (8 horas)
Abordagem às Normas de qualidade e de gestão da qualidade adoptados no sector. Modelos de Acreditação.
 
Gestão Estratégica e Operacional de Pessoas (8 horas)
Os recursos humanos são fonte de vantagem competitiva nas organizações. Neste módulo serão abordados os conceitos de gestão estratégica e operacional de pessoas, com especial ênfase no processo de recrutamento e selecção e desenvolvimento de recursos humanos.
 
Comunicação, Negociação e Vendas (8 horas)
Este módulo de natureza sequencial culmina na Venda. Em qualquer negócio, independentemente da sua natureza, a venda é fundamental. Para a conseguir devem-se dominar as competências que dizem respeito à apresentação, comunicação e negociação.
 
Inovação e Novas Tendências em Agri-Business (8 horas)
Estima-se que será necessário um aumento de 70% da oferta alimentar mundial para alimentar os 9 mil milhões da população mundial até 2050. A I&D e Inovação têm um papel decisivo neste mercado tendo em conta os novos desafios que se colocam ao sector. Em 2011, a indústria alimentar e das bebidas era responsável por 3% do total da I&D empresarial em Portugal. Neste módulo apresentam-se as mais recentes tendências na indústria assim como tipologias de inovação.
 
Workshop de Best Practices (12 horas)
No âmbito deste Workshop, serão apresentados casos de sucesso do tecido empresarial do sector. Pretende-se promover o contacto com empresas de referência, visando a partilha de conhecimento e o debate de ideias sobre variados domínios. Destacamos a inovação de produto e no processo, a inovação no marketing e nas estratégias comerciais de penetração em novos mercados, investigação e o desenvolvimento associado à cooperação com as instituições do sistema científico e tecnológico e outros temas relevantes no contexto socioeconómico actual.
 
Projecto/Business Plan
Este módulo tem por objectivo dotar o estudante de conhecimento e ferramentas que permitam, de forma autónoma, o desenvolvimento de um trabalho de projecto recorrendo a um estudo de caso ou, em alternativa ao desenvolvimento de um plano de negócios.
 
MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
Os métodos de ensino-aprendizagem, para além dos convencionais, serão centrados na análise e discussão de estudos de caso e na visualização de material em formato de vídeo e web-based. Em todos os módulos serão disponibilizados recursos e materiais de suporte às matérias leccionadas.
A avaliação do curso de Pós-Graduação terá como suporte o trabalho de Business Plan ou Caso de Best Practices, desenvolvido pelo estudante e apresentado publicamente perante um Júri. 
 
CORPO DOCENTE 
Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora
Isabel Oliveira, Mestre
Paula Dourado, Dr.ª
Paulo Ramos, Prof. Doutor
Pedro Rodrigues, Mestre
Sílvia Faria, Prof.ª Doutora
Vasco Leite, Prof. Doutor
 
DURAÇÃO 
A duração total do curso de Pós-graduação é de 100 Horas. 

PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Candidaturas: até 31 Outubro de 2016
inscrições: 7 a 11 de Novembro de 2016
Início previsto de aulas: 18  de Novembro de 2016
Horário de funcionamento do curso: Pós-laboral, sextas-feiras no horário 18.00-22.00 horas.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Cópia do Certificado de Habilitações
2. Curriculum Vitae
3. Cópias do Cartão de Cidadão
4. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada) 

 
Para mais informações:
Instituto Lusíada de Pós-Graduações da Universidade Lusíada - Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão
Tel.: 252 309 238

Download do flyer do curso [pdf ]






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado