NOTÍCIAS - CursosVersão para Imprimir

FORMAÇÃO EM REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS

actualizado em 25 de Fevereiro de 2015

FORMAÇÃO EM REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS



O sector da construção assiste hoje a uma mudança de paradigma, com a construção nova a dar lugar à reabilitação de edifícios cujo valor do mercado habitacional ascende aos 74 mil milhões de euros. O projecto, o licenciamento, o reforço e a reabilitação de edifícios assumem um carácter específico para as obras de reabilitação.

OBJECTIVOS:
Que incentivos existem à reabilitação? Quais as especificidades de um projecto de reabilitação? Que técnicas existem para reabilitar? Como é possível aceder às características dos materiais existentes? 
Estas são algumas das perguntas com resposta na formação de curta duração em reabilitação de edifícios da Universidade Lusíada de Famalicão, que assim pretende contribuir para a formação de profissionais nesta área.

DESTINATÁRIOS:
Este curso assume um carácter abrangente, transmitindo aos formandos uma perspectiva global e actual da reabilitação de edifícios. A inscrição é aberta a formandos com percursos diversos: Engenheiros, Arquitectos e outros Profissionais com experiência no sector.

ORGANIZAÇÃO DO CURSO:
Ver flyer [pdf 

CUSTOS:
Ver flyer [pdf 
 
CORPO DOCENTE:
Prof. Doutor Luís Filipe Miranda
Coordenador da Formação em Reabilitação de Edifícios
É Engenheiro Civil, tendo concluído o Mestrado e o Doutoramento na área da Reabilitação do Património Edificado (FEUP). Integrado no IC-FEUP elaborou em co-autoria dezenas de  relatórios técnicos. É autor de uma Patente bem como de diversas publicações na sua área de especialização em Congressos e Revistas Nacionais e Internacionais. Colabora com o "Institute of R&D in Structures and Construction" (CONSTRUCT-FEUP) onde desenvolve trabalho no campo dos Ensaios Não Destrutivos em estruturas de alvenaria. É Professor Auxiliar na U. Lusíada de V. N. de Famalicão.

Prof. Doutora Ana Guimarães
Licenciou-se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), onde também concluiu o Mestrado em Reabilitação do Património Edificado bem como o Doutoramento em Engenharia Civil. É especialista em Física das Construções, em particular na melhoria do desempenho energético e da salubridade dos edifícios. É Professora Auxiliar na FEUP e autora de diversas publicações em Revistas e Congressos Internacionais de referência. Tem estado envolvida em projectos com a Agencia para a Energia (ADENE) e com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Prof. Doutor António Topa Gomes
É licenciado, mestre em geotecnia e doutorado em engenharia civil pela FEUP. Foi coordenador de projecto de geotecnia e estruturas na Normetro, no âmbito da obra do metro do Porto. Tem um vasto trabalho desenvolvido como consultor na área da intervenção e consolidação de solos, tendo participado na elaboração de dezenas de relatórios no âmbito da sua actividade como consultor no Instituto da Construção-FEUP (IC-FEUP). É Professor Auxiliar na FEUP, na secção de Geotecnia do Departamento de Engenharia Civil, secretário adjunto da Sociedade Portuguesa de Geotecnia e autor de dezenas de publicações ligadas à geotecnia.

Prof. Doutor Artur Feio
É licenciado em Engenharia Civil pela U. Minho e doutorado pela U. do Minho e pela U. Florença, com dissertação na área da reabilitação do património construído. É Professor Auxiliar da U. Lusíada de V.N. de Famalicão. É autor de várias dezenas de publicações científicas sobre temas relacionados com a reabilitação de edifícios. A sua actividade científica tem incidido maioritariamente sobre a utilização de madeira na construção, a avaliação do estado de conservação e das condições de segurança, a reabilitação e a consolidação de estruturas de madeira.

Prof. Doutor Francisco Fernandes
É licenciado e doutorado em engenharia civil pela U. Minho. As suas áreas de especialidade são Análise, Diagnóstico e Reabilitação de Construções. É palestrante convidado do mestrado europeu SAHC. É membro integrado do grupo de investigação "Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering" (ISISE) e autor de várias publicações técnico-científicas em Congressos e Revistas Nacionais e Internacionais. Coordenou um projecto de investigação financiado pela FCT no âmbito de ensaios não destrutivos inovadores para estruturas de alvenaria antiga. Foi Professor Auxiliar convidado na U. Minho. Actualmente é Professor Auxiliar nas U. Lusíada de V.N. de Famalicão e do Porto.

Prof. Doutor João Miranda Guedes
É licenciado e doutorado em Engenharia Civil pela FEUP na área do comportamento sísmico de estruturas de betão armado. É membro da direcção da APRUPP e sócio-gerente do NCREP. Colabora com o IC-FEUP e com o Laboratório de Engenharia Sísmica e Estruturas da FEUP (LESE). É Professor Auxiliar da FEUP tendo, em datas anteriores, assumido o lugar de docente noutras universidades e desempenhado funções técnicas em gabinetes de projecto. É autor de inúmeras publicações científicas e relatórios técnicos.

Eng.º José Carlos Lino
Projectista de Estruturas, licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foi docente convidado do curso de Engenharia Civil da U. Minho. É Sócio gerente da Newton C - Consultores de Engenharia. Membro do Grupo de Trabalho BIM na Plataforma Tecnológica Portuguesa para a Construção. Coordenador do Curso “Building Information Modeling” (BIM) que decorre na Ordem dos Engenheiros (2 edições em 2014).

Prof. Doutor Miguel Azenha
É Professor Auxiliar na U. Minho e membro do grupo de investigação ISISE, é especialista no comportamento multifísico de estruturas de betão armado em serviço (experimental e simulação). É membro do comité científico 131 do American Concrete Institute: "Building Information Modeling of Concrete Structures" e coordenador do curso "Building Information Modeling" BIM que decorre na Ordem dos Engenheiros e da unidade curricular "BIM na Engenharia Civil - Projecto e Construção" do 4.º ano do MIEC (U. Minho).

Prof. Doutor Miguel Castro
É Engenheiro Civil, tendo concluído o Mestrado em Projecto de Aço Estrutural e o Doutoramento com a tese " "Seismic Behaviour and Design of Composite Structures", ambos no Imperial College de Londres. A sua investigação centra-se na análise de estruturas de aço e misto, estando nesse âmbito envolvido em diversos projectos de investigação e de consultoria Portugueses e Europeus. É Professor Auxiliar na FEUP e membro do Technical Committee 13 (Seismic Design)  da Convenção Europeia para a Construção Metálica.

Arq.º Rui Loza
Rui Ramos Loza é técnico superior da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN). Licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL) em 1977, desempenhou funções no Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Lamego, foi docente da ESAP, professor convidado da U. Aveiro e técnico da Porto Vivo, SRU, onde desempenhou também funções de Administrador não executivo. Foi Director do CRUARB, tendo sido coordenador da elaboração do processo de candidatura do Centro Histórico do Porto à inclusão na Lista do Património Mundial da UNESCO. Coordenou a equipa que elaborou em 2008 o Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto, Património Mundial. É autor de numerosos planos e projectos de arquitectura e de urbanismo e de um grande número de artigos, comunicações e  conferências sobre Arquitectura, Planeamento, Reabilitação Urbana e Património. Foi Director da Delegação do Porto do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana. Foi coordenador e professor no Curso de Reabilitação Urbana Patrimonial da U. Católica Portuguesa, no Porto, em 2011/2012.

APOIOS:




CANDIDATURAS: 
Os interessados deverão proceder à sua candidatura até ao dia 12 de Março, enviando a informação para paulass@fam.ulusiada.pt.

HORÁRIO E LOCAL DO CURSO:
Sábados: 9h30-12h30, de 21 de Março a 23 de Maio
Universidade Lusíada de Famalicão
 
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Cópia do Certificado de Habilitações
2. Curriculum, científico e académico
3. Cópias do Bilhete de Identidade
4. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web) 

Download
 do flyer do curso [pdf  
 
Para mais informações:
Instituto Lusíada de Pós-Graduações da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Tel.: 252 309 238
 






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado