LICENCIATURA EM ENGENHARIA MECÂNICA [PLANO DE ESTUDOS]
Director da Faculdade | Secretária da Faculdade | Coordenador da Licenciatura em Engenharia Mecânica |
Prof. Doutor Rui Gabriel Araújo de Azevedo Silva | Dr.ª Maria Belém Silva Pereira | Prof. Doutor António João de Melo Martins Araújo |
Acreditada pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação (A3ES)
OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM
Este ciclo de estudos consagra uma estrutura curricular capaz de responder plenamente às exigências normativas e profissionais hoje exigidas no âmbito da Engenharia. Esta licenciatura permitirá aos seus estudantes, após termo do curso, elevado nível de empregabilidade e a mobilidade hoje exigida no espaço europeu. As unidades curriculares revestem-se de carácter teórico e laboratorial, proporcionando um “saber” aliado ao “fazer”. Procuram dotar os estudantes de uma base sólida e rica nas Ciências Básicas e nas teorias que suportam os grandes domínios tradicionais da Engenharia Mecânica, com especial ênfase na Automação Industrial, Energia, Tecnologia Mecânica, Materiais e Processos
Tecnológicos, Processos e Sistemas Industriais, Produção e Gestão de Projetos.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
A licenciatura em Engenharia Mecânica da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão, abre aos seus diplomados um vasto conjunto de áreas e sectores de actividade onde podem intervir, assumindo funções de relevância ao nível da fabricação de equipamentos mecânicos e térmicos, da produção de energia e climatização, de actividades de manutenção e gestão de operações, de tarefas de avaliação de projectos e consultoria em empresas de serviços ou actividades técnico-comerciais. Podem, ainda, integrar laboratórios de investigação e de desenvolvimento industrial.
PROVAS DE INGRESSO
Física e Química + Matemática (A)
CONSELHO SOCIAL
Carlos Vieira de Castro |Elvira Fortunato | José Manuel dos Santos Fernandes | José Sousa | Rui Enes
PARCERIAS

PLANO DE ESTUDOS
Aviso n.º 4711/2016 - Diário da República
Relatório de Acreditação da A3ES
N.º registo do Ciclo de Estudos junto da DGES: R/A-Cr 30/2016/AL01 de 01/02/2022
Índices de Empregabilidade
A Universidade Lusíada dando cumprimento ao Regime jurídico das instituições de ensino superior, assim como aos referenciais da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, para certificação dos sistemas internos de garantia da qualidade, procede de forma regular à recolha de informação e a estudos sobre a empregabilidade dos seus diplomados. Dados que, cruzados com as estatísticas disponíveis na Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), permitem às unidades orgânicas da Universidade conhecer o grau de empregabilidade e a trajectória profissional dos seus graduados.
Em específico, e relacionado com o presente curso, não é possível, com base numa amostra significativa e relevante, retirar conclusões sobre o seu índice de empregabilidade. Da mesma forma, recorrendo à informação disponibilizada pela DGEEC (InfoCursos), não existem dados estatísticos sobre o desemprego registado neste ciclo de estudos.
Aceda ao flyer do curso
Tweet