SAÍDAS PROFISSIONAIS E EMPREENDEDORISMO |
Juntamente com o Curriculum Vitae, a carta de apresentação é um dos primeiros elementos que a empresa à qual se candidata tem sobre si. Recomendações gerais
Como estruturar Esta carta deve, juntamente como o CV, convencer o empregador a chamá-lo para uma entrevista. Uma carta de apresentação deve ser redigida sem erros ortográficos, gralhas e construções frásicas incorrectas. Deve ser dirigida à pessoa certa, ou seja, envie a carta a uma pessoa em particular e não a uma empresa, colocando o nome e o cargo da pessoa sempre que o souber, pois o objectivo é fazer chegar a carta a quem o poderá contratar. Na carta de apresentação, indique claramente o que lhe atrai no emprego a que se candidata e porque razão quer ali trabalhar. Não escreva uma carta demasiado longa e detalhada, seja conciso, objectivo e destaque as suas qualidades. Refira as áreas profissionais que mais lhe interessam, ou nas quais se especializou. Também é importante deixar transparecer a sua opinião sobre o trabalho em equipa e a sua posição nas relações interpessoais. Adapte o texto consoante a que se candidata, tendo em atenção o trabalho desenvolvido e os objectivos de cada entidade. É importante que sejam estabelecidos pontos de identificação entre o candidato e o empregador. No final da carta, despeça-se disponibilizando-se para uma entrevista, por forma a estabelecer um contacto mais próximo e real. À semelhança do currículum, a carta tem que ser datada e assinada por mão própria, de preferência com uma letra legível. |