NOTÍCIAS - CursosVersão para Imprimir

FAA | FORMAÇÃO AVANÇADA EM REABILITAÇÃO DE EDIFICIOS, PATOLOGIAS, INSPECÇÃO E TECNOLOGIAS DE INTERVENÇÃO

actualizado em 4 de Junho de 2014

CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM REABILITAÇÃO DE EDIFICIOS, PATOLOGIAS, INSPECÇÃO E TECNOLOGIAS DE INTERVENÇÃO


DIRECTOR DA FACULDADE
Prof. Doutor Fernando Mariz
 
COORDENADOR CIENTÍFICO
Prof. Doutor Artur Feio
 
OBJECTIVOS
Esta acção de formação avançada, visa conferir competências que permitam:
 Em edifícios históricos e contemporâneos, em particular os que apresentam estrutura em madeira, alvenaria e betão armado,
- Conhecer as principais anomalias estruturais ocorrentes e as respectivas causas;
- Seleccionar os métodos de diagnóstico e inspecção adequados à identificação e caracterização de anomalias estruturais e não-estruturais e interpretar os seus resultados;
- Conhecer e saber seleccionar e prescrever os métodos de reabilitação e/ou reforço mais adequados.
 
DESTINATÁRIOS
Arquitectos, Engenheiros e demais intervenientes no processo de reabilitação de edifícios.
 
ESTRUTURA CURRICULAR / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Estruturas de madeira (15 Horas)
- Estrutura e comportamento mecânico da madeira (estrutura, variabilidade, factores que afectam as propriedades mecânicas, classificação visual e mecânica; madeira lamelada colada; classes de resistência).
- Higroscopicidade e estabilidade dimensional (teor de água de equilíbrio; cuidados na aplicação, especificação e controlo do teor de água; protecção da madeira aplicada no exterior).
- Tipologias estruturais e ligações (estratégias tradicionais de escolha, aplicação e protecção de madeira na construção; estruturas de madeira tradicionais; princípios de funcionamento; ligadores e ligações; avaliação e reforço de ligações tradicionais).
- Degradação biológica da madeira e preservação (identificação dos agentes, condições de desenvolvimento, degradação causada; tratamento curativo e preventivo; protecção através de medidas construtivas).
- Inspecção e avaliação da segurança de estruturas de madeira (princípios; técnicas destrutivas e não destrutivas; exemplos.
- Reforço de estruturas (técnicas tradicionais; pavimentos mistos madeira-betão; técnicas não tradicionais; reforço por colagem em obra).

Estruturas de Alvenaria (10 Horas)
História da alvenaria (percurso histórico da construção em alvenaria; tipos de alvenaria antiga; evolução tecnológica; alvenaria moderna, alvenaria estrutural e alvenaria de compartimentação).
- Características mecânicas da alvenaria (componentes da alvenaria (estrutural, não estrutural, armada e não armada; características e propriedades das unidades de alvenaria; características e propriedades da argamassa de assentamento; breve descrição dos requisitos regulamentares do Eurocódigo 8).
- Patologias (identificação das anomalias correntes em alvenaria moderna e descrição das anomalias em estruturas de alvenaria histórica; discussão sobre as causas das anomalias e possíveis soluções).
- Inspecção e avaliação da segurança (princípios da avaliação da segurança (avaliação qualitativa e quantitativa); estratégias de modelação; inspecção visual; monitorização; ensaios não destrutivos e destrutivos).
- Reabilitação e reforço de estruturas (discussão das diversas técnicas de reforço e reabilitação de estruturas de alvenaria: substituição de unidades/painéis, grouting, aplicação de resinas, pregagens e tirantes, grampos, reforço de fundações e rigidificadores em madeira ou perfis metálicos.)

Estruturas de Betão Armado (15 Horas)
- Anomalias e mecanismos de deterioração: caracterização dos principais processos de degradação das e estruturas de Betão Armado.
- Avaliação da deterioração e da segurança estrutural: caracterização dos principais aspectos relativos à inspecção, ensaios e avaliação da segurança de estruturas deterioradas.
- Reforço de estruturas de Betão Armado: apresentação de diferentes técnicas de reforço; metodologia de dimensionamento e o seu domínio de aplicação.
- Reparação de Estruturas de Betão: caracterização de diferentes metodologias de intervenção em obras deterioradas; definição dos domínios de aplicação em função do tipo e nível de degradação.
 
CORPO DOCENTE
Aires Camões
Licenciado em Engenharia Civil e Mestre em Estruturas de Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Doutor em Engenharia Civil (especialidade de Materiais de Construção) pela Universidade do Minho com dissertação na área dos Betões de Elevado Desempenho com Incorporação de Cinzas Volantes. É Professor Auxiliar da Universidade do Minho onde tem leccionado unidades curriculares na área dos Materiais de Construção é o coordenador do Laboratório de Materiais de Construção do Departamento de Engenharia Civil. É membro sénior da Ordem dos Engenheiros e é autor de várias dezenas de publicações científicas sobre variados temas nomeadamente betões especiais e durabilidade dos betões.
A sua actividade científica tem incidido maioritariamente sobre temáticas relacionadas com materiais de construção eco-eficientes, betões especiais e patologia e durabilidade do betão armado.

Artur Feio
Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho e doutorado pela Universidade do Minho com dissertação na área da reabilitação do património construído. É Professor Auxiliar da Universidade Lusíada de V.N. de Famalicão onde é o responsável pelas unidades curriculares de estruturas e patologias e reabilitação de estruturas. É membro sénior da Ordem dos Engenheiros e pertence ainda a várias associações nacionais e internacionais do seu campo de especialização. É autor de várias dezenas de publicações científicas sobre temas relacionados com a reabilitação de edifícios.
A sua actividade científica tem incidido maioritariamente sobre a utilização de madeira na construção, a avaliação do estado de conservação e das condições de segurança, a reabilitação e a consolidação de estruturas de madeira.

Francisco Fernandes
Licenciado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho, com dissertação na área da inspecção não destrutiva de construções antigas e na caracterização de materiais de construção tradicionais. Foi até Novembro de 2009 bolseiro de pós-doutoramento no Departamento de Engenharia Civil da mesma universidade, desenvolvendo actividade de investigação na inspecção de estruturas e pavimentos com georadar, e palestrante em diversos programas de formação nacional e internacional. É professor auxiliar na Universidade Lusíada e Professor Auxiliar Convidado da Universidade do Minho onde é o responsável pelas unidades curriculares de betão estrutural, estruturas e resistência dos materiais. É autor de várias publicações técnico-científicas. É membro efectivo da Ordem dos Engenheiros e é membro do grupo de investigação ISISE. Presentemente, coordena um projecto de investigação financiado pelo FCT no âmbito de ensaios não destrutivos inovadores para estruturas de alvenaria antiga. 

DURAÇÃO
Este curso de formação avançada tem um total de 40 horas lectivas.
 
PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Candidaturas: 3 de Junho a 20 de Setembro de 2013
Início do curso: 18 de Outubro (Horário de funcionamento do curso: Pós-laboral)

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Cópia do Certificado de Habilitações
2. Curriculum, científico e académico
3. Cópias do Bilhete de Identidade e uma fotografia
4. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web)
 
CUSTOS DE CANDIDATURA, MATRÍCULA, INSCRIÇÃO E PROPINAS
Para saber dos custos associados a este curso, agradecemos o contacto para o Instituto Lusíada de Pós-Graduações da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, através do telefone directo 252 309 238, ou para o e-mail: paulass@fam.ulusiada.pt.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado