NOTÍCIAS - CursosVersão para Imprimir

FAA | ESPECIALIZAÇÃO EM ARQUITECTURA PAISAGÍSTICA

actualizado em 4 de Junho de 2014


DIRECTOR DA FACULDADE

Prof. Doutor Fernando Mariz

 

COORDENADOR CIENTÍFICO

Prof. Doutor Paulo Teves da Silva

 

OBJECTIVOS

Este curso de Especialização tem por objectivos:
- Mostrar a dimensão da Arquitectura Paisagística enquanto arte e ciência, apresentando a área de actuação.
- Ensinar a utilizar os instrumentos metodológicos do arquitecto paisagista, tanto na vertente filosófica como na vertente operativa.
- Ministrar os conhecimentos necessários à intervenção na paisagem, nomeadamente, consolidação de taludes, mudança de arvoredo e arquitectura paisagística de pequena e grande escala.

 

DESTINATÁRIOS

Arquitectos com mestrado integrado, licenciados em Ciências da Arquitectura, licenciados em Engenharia.

 

ESTRUTURA CURRICULAR / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Botânica e Ecologia (5 horas; 1 ECTS) 
Botânica: A célula vegetal. Parede celular e Crescimento. Diferenciação celular. Meristemas primários e secundários.
Histologia e anatomia das plantas com semente.
Desenvolvimento e estrutura primária dos órgãos vegetativos: raiz, caule e folha.
Estrutura secundária do caule e da raiz. Diversidade e Evolução. Pressões selectivas. Classificação e sistemática. Plantas não - vasculares. Características, origem e evolução. Plantas vasculares. Plantas com Semente. Plantas com flor. Morfologia externa da raiz, caule, folha, flor e fruto. Características gerais das classes Liliopsida e Magnoliopsida Noções básicas de fitogeografia.
Ecologia: Ecologia e ecossistema; estrutura e funcionamento geral dos ecossistemas; energia nos ecossistemas; Balanço de nutrientes; Fitossociologia; biomas; ecossistemas aquáticos. O Homem e o ambiente – o crescimento da população; efeito de estufa, camada de ozono e chuvas ácidas; poluição da água; gestão de recursos naturais. Modelação ecológica.

Cartografia, Topografia e Climatologia (5 horas; 1 ECTS) 
Representação do relevo. Declive, exposição de encostas e intervisibilidade. Festos, Talvegues e Bacias Hidrográficas. Fotografia aérea e foto interpretação.
Climatologia - I. Conceitos Fundamentais: O ciclo da água à escala global. A circulação Geral Atmosférica. Clima, passado, presente e futuro. II. Parâmetros Meteorológicos: A radiação solar. A insolação astronómica e real. A temperatura. A pressão atmosférica. O vento. A humidade do ar. A evaporação e a evapotranspiração. A precipitação. As geadas. O balanço da água no solo. Fontes de informação de parâmetros meteorológicos.

Técnicas Aplicadas à Arquitectura Paisagística (10 horas; 2 ECTS) 
Modelação do terreno - implantação; escavação, aterro, cálculo de volume de terras. Medidas cautelares – preservação do solo, da água e da vegetação. Materiais de construção -rochas, madeiras, ferro e betão. Pavimentos -aspectos funcionais e estéticos; materiais, classificação, constituição. Processos de contenção de terras e de separação de funções - taludes, muros e muretes. Escadas e rampas.

Paisagismo (15 horas; 3 ECTS) 
Conceito de Arquitectura Paisagística (Arte e Ciência). Fundamentos da Arquitectura Paisagística. Objecto da Arquitectura Paisagística. Filosofia e conceitos globais de intervenção na paisagem.
Evolução da paisagem. Princípios e regras de organização da paisagem.
Formação, caracterização, estrutura e complexidade da paisagem. Morfologia e sistemas fundamentais da paisagem. Gradientes de humanização da paisagem. Paisagem e agricultura – interpretação dos principais sistemas agrícolas Paisagem e sustentabilidade. Metodologias de Análise e Classificação da Paisagem A “cidade-região”. A expansão das cidades e a ecologia urbana. A organização funcional do espaço urbano. A evolução e caracterização dos espaços abertos no espaço urbano. Principais tipologias e morfologias. Estrutura de Espaço Aberto. O Espaço de recreio – conceitos e planeamento dos espaços de recreio; princípios básicos de concepção de espaços de recreio. Importância dos corredores verdes, multifuncionais, para as actividades recreativas e de lazer. Paisagem e indústria. A importância da produção e utilização de plantas ornamentais. O meio ambiente das plantas. Algumas tecnologias relacionadas com as plantas ornamentais.

Plantas ornamentais, Nutrição e Fertilidade (10 horas; 2 ECTS) 
Principais tipos de flora e vegetação: espontânea ou autóctone, tradicional e exótica. Identificação das principais espécies utilizadas no âmbito da Arquitectura Paisagística ­suas disponibilidades e aplicações. Funções da vegetação na paisagem humanizada em geral e das plantas ornamentais no espaço urbano, em particular. Identificação, caracterização e aplicações de vegetação arbórea, arbustiva e herbácea mais utilizáveis em áreas urbanas. Organização de listas de plantas segundo determinada característica.
Nutrição e Fertilidade.O sistema solo - planta; A fertilidade do solo e a produção agrícola; Definição e classificação dos nutrientes vegetais; Mecanismos de absorção nutritiva; Funções dos nutrientes no metabolismo vegetal; Factores que condicionam a disponibilidade nutritiva nos solos; Influência do carácter electroquímico dos solos no processo de absorção e troca iónica; Mecanismos de adaptação das plantas a condições edáficas adversas; Definição, classificação e utilização dos fertilizantes; Planeamento da fertilização; A fertilização em condicionalismos especiais; A nutrição vegetal e a qualidade dos produtos agrícolas; A fertilização e a poluição dos solos, das águas e dos produtos agrícolas.

Estética da Paisagem (5 horas; 1 ECTS) 
Introdução aos princípios espaciais elementares estéticos e poéticos da paisagem ­noções e conceitos; afectividade e a memória; o sentimento e a poética da paisagem. Os componentes estéticos da paisagem - forma e figura, profundidade, grandeza, luz e cor, vida, cultura e movimento.

Leitos de Macrófitas (5 horas; 1 ECTS) 
Princípios e fundamentos do tratamento de águas residuais. Utilização e selecção de plantas para tratamento. Tanques de macrófitas. Jardins públicos como leitos de macrófitas. Projecto e dimensionamento deste tipo de espaços.
Uso do espaço público e legislação reguladora.

Projecto de arquitectura paisagística e Simulação Espacial (10 horas; 2 ECTS) 
Conceptualização do Projecto - o território entendido enquanto sítio. Introdução teórica ao desenho da paisagem de recreio. Análise crítica dos espaços exteriores com especial atenção aos sistemas verdes. O parque e o sentido de obra de arte - obra e função, a ideia, o Parque como sistema vivo. Elementos que constituem e organizam o Projecto do Parque Urbano. Análise, reconhecimento e interpretação das especificidades tipológicas do espaço objecto de estudo. A modelação de terreno; a aplicação dos materiais vivos e os materiais inertes, e sua importância na estrutura, morfologia e estética do espaço.
1ª parte - a rega dos espaços verdes. O equipamento e o material de rega. Hidráulica: pressão, caudal e velocidade, perdas de carga contínuas e acidentais, pressão de funcionamento do sistema, golpe de Ariete, protecção dos sistemas de abastecimento de água, estações de bombagem, tipos de bomba. Qualidade da água para rega. Projecto de rega. 2ªparte - Drenagem dos espaços verdes: o solo e a drenagem, drenagem subterrânea. Introdução teórica ao Projecto de Arquitectura Paisagística. A teoria da concepção do espaço -as fontes de criatividade e a proposta de uma metodologia de concepção. Conceitos e metodologias básicas na abordagem e desenvolvimento do projecto; espaço/paisagem e as relações estruturais e morfológicas dos elementos e conjuntos que a compõem; a percepção do espaço, recolha de informação e análise. Princípios gerais de concepção - principais elementos compositivos. Organização do projecto de Arquitectura Paisagística - faseamento e desenvolvimento do Projecto. Aspectos de materiais e técnicas de construção aplicados ao projecto - modelação do terreno, materiais, e pavimentos.

Simulação Espacial - Princípios e fundamentos da modelação – classificação e tipologia de modelos. Conceitos gerais de modelação – conceito de sistema e sistema cibernético; elementos de um modelo; procedimento de modelação. Modelos conceptuais – construção de diagramas causais e conceptuais; aplicação de modelos conceptuais; construção e aplicação de modelos estáticos. Modelação ecológica dinâmica – modelos de dinâmica de populações. Outros tipos de modelos – modelos espaciais 2D e 3D; modelos de análise da paisagem; técnicas de modelação multidimensional e outros Modelos de decisão. Sistemas de Informação Geográfica.

 

CORPO DOCENTE

Prof. Doutor Paulo Silva
Prof. Doutor Fernando Mariz
Prof.ª Doutora Ana Paula Nápoles
Mestre Arq. Telmo Assunção

 

DURAÇÃO

A duração total do curso de Especialização é de 1 semestre, com um total de 65 horas e 13 ECTS.

 

PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Candidaturas: 3 a 20 de Setembro de 2013
Início do curso: 18 de Outubro (Horário de funcionamento do curso: Pós-laboral)

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA

1. Cópia do Certificado de Habilitações
2. Curriculum, científico e académico
3. Cópias do Bilhete de Identidade e uma fotografia
4. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web)

 

CUSTOS DE CANDIDATURA, MATRÍCULA, INSCRIÇÃO E PROPINAS

Para saber dos custos associados a este curso de Mestrado, agradecemos o contacto para o Instituto Lusíada de Pós-Graduações da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, através do telefone directo 252 309 238, ou para o e-mail: paulass@fam.ulusiada.pt.


Desdobrável do curso [pdf ]






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado