NOTÍCIAS - ArquivoVersão para Imprimir

FCEE | PÓS-GRADUAÇÃO EM EFICÁCIA MEDIÁTICA E EMPRESARIAL

actualizado em 3 de Junho de 2014

PÓS-GRADUAÇÃO EM EFICÁCIA MEDIÁTICA E EMPRESARIAL


DIRECTORA DA FACULDADE

Prof.ª Doutora Elizabeth Real Oliveira

COORDENAÇÃO
Prof.ª Doutora Elizabeth Real Oliveira

Dr.ª Marta Araújo


APRESENTAÇÃO
Em parceria com a Living Between Media, a Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão apresenta esta Pós-Graduação, tendo como fundamento o facto de, actualmente, as instituições em geral desenvolverem a sua actividade em condições de mercado adversas e numa sociedade em constante mutação. Os media têm aqui um papel fundamental, pois, podem interferir e influenciar significativamente os resultados conseguidos. Conhecer o universo mediático e os seus pontos de contacto com o tecido empresarial é, por esse motivo, essencial e aconselhável. Para qualquer profissional que procure dotar-se de competências nesta área, é necessário saber manusear uma ferramenta que interligue o marketing, a estratégia e a gestão.
O sucesso empresarial e profissional resulta de uma estratégia bem sucedida, na qual o forte conhecimento das múltiplas dimensões da comunicação desempenha um papel preponderante. Actualmente, o fluxo de informação noticiosa nacional e internacional, que a todo o momento nos chega, afecta e ocupa um importante lugar nas tomadas de decisões dos quadros de todas as organizações.
A economia move-se com variáveis tão complexas quanto as peças de um relógio mecânico, pelo que a precisão de um negócio ou de um projecto também depende do funcionamento e conexão de várias partes. A comunicação é a força motriz deste mecanismo. Dominar esta componente pode ajudar os agentes económicos a ultrapassar obstáculos e a evitar problemas difíceis.

OBJECTIVOS
No final da Pós-Graduação em Eficácia Mediática e Empresarial os formandos deverão saber:
·Executar um plano de comunicação 3.0 e perceber a estrutura e funcionamento dos media;
·Desenvolver uma relação mais produtiva entre os departamentos de gestão, marketing e comunicação;
·Planear e implementar uma estratégia de marketing de comunicação integrado inclusiva e motivadora;
·Preparar uma marca e/ou empresa para lidar com os novos tipos de consumidor e múltiplas plataformas;
·Ser capaz de comunicar e negociar com pessoas de diferentes culturas;
· Rentabilizar o potencial de um negócio através da interação entre media, clientes, fornecedores e stakeholders.

DESTINATÁRIOS
Interessados em iniciar ou aprofundar competências nas áreas da comunicação empresarial e dos media, assente em estratégias integradas do marketing 3.0 nacionais e internacionais.

No final da formação, e mediante o devido aproveitamento, quem tiver uma licenciatura receberá um certificado da Pós-Graduação em Eficácia Mediática e Empresarial. Por seu turno, aqueles que fizerem prova do seu percurso profissional e não tiverem uma licenciatura, terão direito a um certificado de Curso de Especialização em Eficácia Mediática e Empresarial.

ESTRUTURA CURRICULAR

Notícia e seus impactos (12 horas)
A velocidade e instantaneidade das notícias. As motivações dos media. Os impactos das notícias na forma como pessoas, empresas e instituições gerem a comunicação e o marketing. A missão do jornalista e do marketing de comunicação integrado. O escrutínio dos media face à actuação de empresas e instituições no mercado. A “pressão tempo” que interfere em todas as tomadas de decisão.
O que pretendem os jornalistas saber sobre as empresas e instituições. Os critérios editoriais que levam à cobertura e publicação de certas notícias em detrimento de outras. As relações entre jornalistas e assessores de imprensa. Princípios éticos no contacto entre os jornalistas e os empresários. O poder dos media na sociedade contemporânea. Os media enquanto ponte entre a sociedade e as empresas.

Marketing e Jornalismo (12 horas)
As missões do marketeer e do jornalista. Os momentos em que marketeer e jornalista se cruzam. O desafio partilhado de lidar com um novo tipo de consumidor. O triângulo da marca 3.0. Os novos factores que determinam a noticiabilidade de uma marca. A co-criação de valor de uma marca por intermédio das notícias. O crescente papel que os consumidores estão a assumir nas acções de marketing.

Estratégias de media awareness (12 horas)
A importância do media awareness. Por que não consigo criar media awareness? Como chegar à mente dos consumidores. As ferramentas mediáticas que podem dinamizar a imagem e o posicionamento de uma marca. O consumidor enquanto emissor e receptor de valores de uma marca e perceção da mesma. A revolução criada pelos media sociais na comunicação das empresas. O conceito de Serendipity: os casos em que as marcas se destacam por estarem no momento e local certo.

Personalização das marcas (12 horas)
O surgimento de um novo perfil de consumidor: o “SmartDowntraderShopper”. Os hábitos destes consumidores e o actual panorama português. O fim da diferenciação por classes sociais. A necessidade de respostas estratégicas por parte das marcas e empresas. Os sectores da economia que estão a tirar melhor partido desta corrente. Os media enquanto prescritores e aconselhadores deste comportamento.

Comunicação e marketing interno (12 horas)
Os três níveis de comunicação interna de uma empresa. A distinção entre comunicar e informar dentro de uma organização. Os vários tipos de informação existentes. As barreiras que se colocam à comunicação interna. A influência das tecnologias no comportamento organizacional desde a gestão até aos trabalhadores. O papel das relações públicas no marketing interno. Fazer da comunicação uma ferramenta de gestão.

Social media e marketing digital (12 horas)
Fundamentos de Marketing digital. Integração do Marketing Digital no Marketing “Tradicional”. Comportamento do consumidor. Estratégia Digital. Social Media Marketing. Plano de Marketing Digital.

As relações entre comunicação e estratégia (12 horas)
Um recurso que faz a ponte entre estratégia e marketing. O enfoque estratégico em múltiplas áreas a médio e longo prazo. As consequências geradas por uma empresa através de uma falha de comunicação ao mercado. Os benefícios de uma mensagem clara e transparente. A atitude dos media durante o ciclo de vida de uma empresa. A definição de objectivos, de alvos a atingir e dos canais de comunicação mais adequados.

O impacto mediático de reclamações mal tratadas (8 horas)
A importância de um tratamento de reclamações eficaz. Os possíveis tipos de comportamento praticados por um cliente insatisfeito. Os riscos que uma empresa corre ao ignorar um cliente insatisfeito. Os efeitos positivos e negativos numa resposta a reclamações. O tempo de reacção para minimizar efeitos negativos na era do prosumidor. O contacto com o cliente enquanto forma de fidelização e aumento de quota.

Assessoria de imprensa on e offline (12 horas)
Definição de ferramentas de comunicação com os jornalistas; planificação e escolha dos meios para comunicar; timings de comunicação com as redacções; gestão de crise; as redes sociais enquanto fontes de informação para jornalistas.

Comunicação Comercial (12 horas)
Concretizar negócios é um desafio crescente porque o mercado está mais informado. O factor mais determinante é entender o contexto. Os novos paradigmas de tomada de decisão exigem a diferenciação das empresas, não só pelos valores como pela qualidade da interacção com o mercado na venda e/ou compre de serviços.

Comunicação Intercultural (8 horas)
O princípio do relativismo cultural. Erros a evitar na comunicação entre diferentes sociedades. A comunicação não verbal no mundo dos negócios. O perfil de cada país e seus hábitos. As diferentes interpretações do que é ou não “cultura”. As relações internacionais e os riscos dos estereótipos e sensibilidades prévias. As principais regras da negociação intercultural.

Projecto final de comunicação mediática e empresarial (20 horas)

 

CORPO DOCENTE

Elizabeth Real Oliveira
Desde 2009 é Directora da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada de VN Famalicão. No Reino Unido, doutorou-se em Gestão pela University of Glamorgan onde leccionou e exerceu funções de consultora durante 6 anos. Em Portugal passou por empresas como Arthur Andersen e Sonae Distribuição. Alia a actividade docente com projectos empresariais e é investigadora do Centro de Investigação CLEGI coordenando uma das suas linhas. Em 2012 foi-lhe atribuída uma bolsa de investigação pela Society of Human Resources Management (SHRM).

Ana Sofia Gomes
Ana Sofia Gomes é profissional da comunicação há mais de 15 anos, tendo sido responsável pela comunicação de inúmeras empresas e marcas: Aldo, Grupotico, Grupo Filinto Mota, Grupo Casais, Grupo Pinto & Cruz, Ginásios da Educação Da Vinci, Shopping Cidade do Porto, Vivafit.
É fundadora, em 2000, e directora geral da agência Comunicarte. Coordenou o livro Web Trends – 10 cases made in Web 2.0, editado na Comunicarte Publishing e é mentora dos projectos Facebook Nica Assessora de Imprensa, INCOMUN Clube de Fãs e INCOMUN Store.
Licenciada em Comunicação Social, pela Universidade do Minho e pós-graduada Marketing, pelo IPAM.

Bruno Amorim
É jornalista há cerca de uma década e possui uma licenciatura em Jornalismo e Ciências da Comunicação (Universidade do Porto) com especialização em Economia. Depois de uma breve passagem pelo jornalismo desportivo, o seu trajecto profissional passou a focar-se na área económica. Durante sete anos, período em que trabalhou para um dos maiores periódicos portugueses (Jornal de Notícias), acompanhou de perto a realidade das empresas e marcas portuguesas, assim como das multinacionais presentes em Portugal. É director executivo da LivingBetweenMedia.

João Alberto Catalão
É especialista em motivação, criatividade, coaching e negociações multiculturais. Com uma carreira desenvolvida na área comercial de grandes empresas internacionais, exerce hoje as actividades de empresário (Grupo BusinessUp), consultor e docente. Com formação superior em Engenharia Agrária, Psicologia, Filosofia e Gestão de Marketing, é ainda Master em Coaching, detentor de um MBA e pós-graduado em Direito Comercial e Finanças Empresariais, possuindo um Curso de Negociações Complexas da Harvard Law School/M.I.T./Tufts University. Actualmente é presidente da Associação Portuguesa de Marketing at-Retail (POPAI Portugal) e da Associação Iberoamericana de Coaching. 

Jorge Sobrado
Exerceu as funções de assessor de comunicação do Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do XIX Governo Constitucional. É responsável, desde 2009, pela disciplina de Comunicação de Informação de um mestrado da Universidade do Porto. Licenciou-se em Ciências da Comunicação (Universidade da Beira Interior), tendo obtido aproveitamento curricular no Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa. Durante mais de 10 anos foi director do Gabinete de Marketing e Comunicação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). É membro da Rede Comunitária de Informação e Comunicação “INFORM” (DG REGIO), tendo sido anteriormente Perito Externo Convidado da Comissão Europeia nos domínios da Informação e Publicidade dos Fundos Estruturais.

Marta Araújo
Fundadora e directora-geral da LivingBetweenMedia, consultora de Comunicação e Marketing e a primeira empresa em Portugal especializada em Educação para os Media. Com uma carreira de jornalista com mais de 13 anos, tem formação em Ciências da Comunicação na Universidade Fernando Pessoa, o seu trajecto conta com passagens, entre outras publicações, pelo Jornal Expresso, o semanário Vida Económica e as newsmagazines Sábado e Focus. Especialista certificada em Educação para os Media pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, possui o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, um curso de Formação Avançada sobre Crédito ao Consumo na Católica Porto Business School, um International Executive MBA in Business Strategy da Escuela de Negocios Novacaixagalicia e o Curso de International Management na Georgetown University, em Washington DC, nos EUA.

Pedro Palha Araújo
Iniciou a sua carreira na comunicação social em 1997, ingressando no Jornal de Notícias. Foi redactor nas secções de Política Internacional, Nacional, Sociedade e Economia. Ajudou a lançar o primeiro suplemento de Economia do JN, em 2004. É actualmente e desde há vários anos editor adjunto na área editorial de Economia do grupo Controlinveste, exercendo funções na marca “Dinheiro Vivo”. Possui uma licenciatura pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. É mestre em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa e tem uma pós-graduação em Marketing, na Faculdade de Economia do Porto, onde, já depois de ter leccionado noutras instituições de ensino superior, foi docente da Licenciatura de Gestão.

Paulo Morais
Marketing Manager da M4Business – Marketing e Comunicação, do grupo AHBusiness e desempenha funções de direcção na Follow Reference , empresa especializada em gestão e produção de conteúdos para o sector da Saúde.
Defende que só é possível acompanhar a dinâmica dos mercados se estivermos constantemente em “modo de partilha” razão pela qual criou o Marketing Portugal, um espaço de referência para partilha de conhecimento e debate de ideias sobre Marketing. Considera-se um apaixonado pelo Marketing e pela Comunicação, não ignorando o impacto que o “digital” tem vindo a causar na sociedade e na economia.
É doutorando em economia das empresas na Universidad Rey Juan Carlos, Mestre em gestão de Marketing pelo IPAM e Pós Graduado em Direção de Marketing pelo ISCTE. É também docente em diversas instituições de ensino, consultor, orador assíduo em conferências e dinamiza formações para empresas.
 
Pedro Ferreira
Doutorado em Economia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Professor universitário há 15 anos, tendo colaborado com várias instituições portuguesas e estrangeiras.
Actualmente é docente do Instituto Português de Administração de Marketing e da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão. É investigador do CLEGI - Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Gestão Industrial e da Society for Human Resources Management (Estados Unidos da América).
Os seus interesses estão ligados à gestão estratégica de recursos humanos, employee engagement, employer branding e consumer experience, áreas onde publica e participa em conferências com assiduidade.

DURAÇÃO
A duração do curso de Pós-Graduação é de dois semestres, num total de 144 horas e 24 ECTS.

PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Candidaturas: até 15 de Outubro de 2013
Início de aulas: 25 de Outubro de 2013 (Horário de funcionamento do curso: Pós-laboral) 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Cópia do Certificado de Habilitações
2. Curriculum, científico e académico
3. Cópias do Bilhete de Identidade e uma fotografia
4. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web)

 

Desdobrável do curso [pdf ]






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado