GAS - GABINETE DE ACÇÃO SOCIAL |
CHEQUES PSICÓLOGO-NUTRICIONISTA A Universidade Lusíada – Lisboa, Porto e Vila Nova de Famalicão – aderiu ao cheque-psicólogo e ao cheque-nutricionista, uma iniciativa promovida pelo Governo português, que arrancou a 30 de setembro, e que tem como objetivo facilitar o acesso a cuidados de saúde mental aos estudantes portugueses que frequentam o ensino superior. Os estudantes vão poder ter acesso a consultas gratuitas de psicologia e nutrição mediante respetiva manifestação de interesse. Ambos os serviços já estão disponíveis no novo portal gov.pt, onde poderão escolher o profissional com o qual querem agendar consulta, dentro de uma lista disponibilizada pelas ordens profissionais dos psicólogos e dos nutricionistas.
CHEQUE PSICÓLOGO | ENSINO SUPERIOR: O Cheque-Psicólogo é uma medida criada para facilitar o acesso aos cuidados de Saúde Mental dos/as estudantes de instituições de ensino superior portuguesas, visando reduzir as dificuldades de acesso a este tipo de serviços e colaborar no esforço contínuo de redução do estigma associado a problemas de Saúde Mental. O apoio contempla a atribuição de 12 Cheques-Psicólogo (i.e., 12 sessões com um profissional da Psicologia). A medida destina-se a estudantes do ensino superior público e privado que necessitem de apoio profissional para lidar com: – problemas de Saúde Mental frequentes, como a ansiedade ou a depressão; – problemas sociais ou académicos que tenham impacto na saúde mental, como dificuldades relacionais, ansiedade com exames, situações de vida com potencial impacto na vida académica (mudança de cidade, luto, rutura numa relação amorosa/divórcio); – questões relacionadas com o desenvolvimento vocacional e gestão pessoal de carreira; – problemas de saúde física, como doenças crónicas, que tenham impacto na saúde mental.
A medida não se destina: – a estudantes que apresentem sintomas com duração superior a um ano e seis meses; – a estudantes que apresentem consumo problemático de substâncias e comportamentos aditivos; – a estudantes com diagnóstico de perturbação psicótica ou bipolar, diagnóstico de perturbação da personalidade; – a estudantes que apresentem tentativas de suicídio prévias ou risco de suicídio; – a estudantes com necessidades educativas específicas (devendo este acompanhamento ser garantido pelas próprias instituições de ensino superior).
Qual é a validade? – Entre a utilização do primeiro e último Cheque-Psicólogo não deve passar mais de um ano (validade de 12 meses a partir da data de emissão do primeiro Cheque). – Os Cheques-Psicólogo podem ser cancelados a pedido do beneficiário/a, por falta a duas sessões sem aviso prévio, ou ultrapassagem da data de validade.
CHEQUE NUTRICIONISTA | ENSINO SUPERIOR: Orientações técnicas Situações a contemplar para atribuição do cheque-nutricionista: – Perda de peso involuntária > 5% em 1-2 meses; – Baixo peso (IMC<18,5kg/m2); – Pré-obesidade e obesidade (IMC >25kg/ m2); – Diabetes Mellitus tipo 1 e 2; – Dislipidemia; – Hipertensão arterial; – Patologia gastrointestinal; – Doença renal crónica, excluindo utentes em hemodiálise ou diálise peritoneal; – Doença oncológica, excluindo utentes em tratamento adjuvante; – Situações de intolerância ou alergia alimentar; – Doença neurológica; – Anemia por défice nutricional; – Perturbações do comportamento alimentar; – Gravidez e Puerpério.
Consulte a informação sobre cada um e faça o pedido através das páginas seguintes: Pedir Cheque Psicólogo: https://www.gov.pt/servicos/pedir-cheque-psicologo Pedir Cheque Nutricionista: https://www.gov.pt/servicos/pedir-cheque-nutricionista |