
Cerimónia de tomadas de posse da Pró-Reitora e dos diretores de faculdade e de instituto
A cerimónia de tomadas de posse da Pró-Reitora e dos diretores de faculdade e de instituto da Universidade Lusíada (Lisboa) decorreu no dia 3 de setembro de 2025, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade, presidida pelo Magnífico Reitor da Universidade Lusíada, Professor Doutor Afonso Filipe Pereira d´Oliveira Martins, e realizou-se perante o Vice-Reitor Professor Doutor José Artur Anes Duarte Nogueira, o Magno Chanceler da Universidade Lusíada, Professor Dr. João José de Pires Duarte Redondo, e os Vice-Chanceleres, Professor Dr. José Manuel de Matos Correia, Professor Doutor Ricardo Luís Leite Pinto e Dr.ª Anabela Maria Lamelas Gomes Neto. Na assistência, estiveram, ainda, presentes outros membros da academia.
A Professora Doutora Marisa Isabel Almeida Araújo tomou posse como Pró-Reitora, depois da sua nomeação em julho deste ano. O Decreto-Lei n.º 384/86, de 15 de novembro, confere aos reitores das universidades portuguesas a possibilidade de, em circunstâncias determinadas, nomearem pró-reitores que, conforme o Art. 2.º, desenvolvem a sua atividade, por delegação do reitor, em tarefas específicas e por tempo limitado, e são nomeados de entre os professores de qualquer uma das faculdades, escolas ou unidades orgânicas equivalentes integradas na universidade.
Tomaram posse como diretores de faculdade e de instituto os seguintes professores:
Professora Doutora Arqt.ª Helena Cristina Caeiro Botelho - Diretora da Faculdade de Arquitetura e Artes
Professor Doutor Álvaro António Calado Afonso Matias - Diretor da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
Professor Doutor José Alberto Rodríguez Lorenzo González - Diretor da Faculdade de Direito
Na qualidade de decano dos diretores de faculdade, o Professor Doutor José A.R.L González salientou a honra do colégio de diretores pela tomada de posse, ao que se seguiu o agradecimento pela confiança mais uma vez depositada, acreditando que os empossados trabalharão para corresponder às expetativas do Conselho de Administração da Fundação Minerva – Cultura – Ensino e Investigação Científica.
A cerimónia contou, ainda, com intervenções dos órgãos máximos da Universidade Lusíada, que agradeceram aos recém-empossados a disponibilidade e a dedicação manifestadas para o exercício do cargo, que é especialmente exigente, sublinhando a importância da cooperação e colaboração entre os diretores de faculdade e de instituto, recomendação igualmente extensível aos centros de investigação, na prossecução do projeto universitário da instituição, numa perspetiva de articulação entre todos, tendo em vista uma coordenação de posições. O Professor Dr. João Duarte Redondo, Chanceler da Universidade Lusíada e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva, ressalvou a competência dos empossados, necessária para os tempos atuais, exigentes e desafiantes, – "[...] tempos de realização, de avanços, de novas conquistas" – considerando que, "[...] mais do que assumir um (en)cargo, assumem uma missão". O compromisso de cumprir com o caderno de encargos inerente às posições agora aceites, vai ao encontro dos princípios orientadores da Universidade Lusíada, nomeadamente o desenvolvimento científico e a internacionalização, lembrando que, em 2026, se completarão 40 anos da fundação da instituição.
Tweet