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Professores e investigadores da Universidade Lusíada participam no

Professores e investigadores da Universidade Lusíada participam no "Bootcamp Pedagogia XXI"

actualizado em 30 de Julho de 2025

A Prof.ª Doutora Isabel Oliveira, docente da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, o Prof. Doutor Rui Silva, Diretor da Faculdade de Engenharias e Tecnologias e investigador do Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI) e o Prof. Doutor Rui Alexandre, docente da Faculdade de Arquitetura e Artes, participaram no "Bootcamp Pedagogia XXI", que reuniu, numa perspetiva colaborativa, dinamizadores e professores das instituições de ensino do centro de excelência Pedagogia XXI, do qual a Universidade Lusíada é promotora, tendo marcado presença e participado diversos docentes dos vários campi da instituição.


A iniciativa foi acolhida na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto) e a Universidade da Maianos dias 7 e 8 de julho de 2025. Pretendeu-se reforçar a identidade e a coesão do Pedagogia XXI, partilhar valores comuns, metas e ações estratégicas de ensino para o futuro na educação superior e capacitar os docentes em áreas emergentes como o design de aprendizagem ou a inteligência artificial aplicada ao ensino. Os temas abordados — inclusão, equidade, desenvolvimento sustentável e competências para o século XXI — refletem o compromisso do projeto com os desafios globais da educação, alinhando-se com os objetivos da Educação 2030 da UNESCO, definidos na Declaração de Incheon (2015).

A apresentação do evento e o seu enquadramento nos propósitos do Pedagogia XXI foi feita pela Professora Doutora Joana Cruz, docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação e diretora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) da Universidade Lusíada.

Estiveram, igualmente, envolvidos no encontro a 
Professora Doutora Marisa Almeida Araújo, docente da Faculdade de Direito (Porto) e diretora-adjunta do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos, Internacionais e Ambientais (CEJEIA); a Professora Doutora Joana Oliveira, diretora do IPCE do campus do Porto e investigadora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD); a Professora Doutora Arqt.ª Helena Botelho, diretora da Faculdade de Arquitetura e Artes (FAA-Lisboa) e investigadora do Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD) da Universidade Lusíada; a Professora Doutora Túlia Maia Cabrita, diretora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação (IPCE) do campus de Lisboa e investigadora do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS); a Professora Doutora Teresa Leite, coordenadora e docente do mestrado em Musicoterapia e investigadora do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS); a Professora Doutora Ana Margarida Silvestre, docente da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada (Lisboa) e investigadora do Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI).

Este bootcamp foi concebido como uma oportunidade para gerar um tempo e espaço de partilha, análise crítica e cocriação entre os intervenientes com o objetivo de (re)configurar as práticas docentes, tornando-as mais inovadoras e inclusivas, tendo em conta o alinhamento de perspetivas sobre:

  • Learning Designer;
  • inclusão no ensino superior;
  • metodologias ativas;
  • Inteligência Artificial na educação;
  • avaliação pedagógica no ensino superior;
  • o estabelecimento de prioridades.

O encontro inseriu-se no programa de investimento 
Impulso Mais Digital, contando com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), visando a criação de centros de excelência de Inovação Pedagógica. A Universidade Lusíada é promotora do projeto Pedagogia XXI, lançado em julho de 2024, a fim de apoiar a inovação e a excelência no ensino superior privado, tendo sido constituído um consórcio que reúne 25 instituições privadas de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira. Procura-se dar respostas aos desafios atuais do ensino superior, integrando um conjunto de medidas de desenvolvimento profissional dos docentes, designadamente no que concerne à articulação de competências pedagógicas e digitais com metodologias ativas de ensino, que fomentem o sucesso das aprendizagens dos estudantes e o bem-estar na relação pedagógica.






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