
Professor Pedro Reis Gomes apresenta sessão no Engineering Tech Day do ISVOUGA
No dia 11 de abril de 2025, o Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA) recebeu o Prof. Doutor Pedro Miguel Pinto Reis Gomes, docente da Faculdade de Engenharias e Tecnologias da Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão) e investigador integrado no Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI), para mais uma edição do Engineering Tech Day, desta vez dedicada ao tema: "A Internet das Coisas (IoT) – Sistemas de monitorização com base em sensores inteligentes".
A apresentação enquadrou-se no projeto de investigação D11 "Sistemas de monitorização baseados em IoT", do grupo de investigação D – Gestão Tecnológica, do COMEGI, e visa desenvolver sistemas de monitorização baseados em IoT nas áreas ambiental e biomédica, através da exploração de tecnologias como, por exemplo, as redes LoRa para uma partilha de conhecimento rentável. No que respeita ao meio ambiente, utilizando energias renováveis, desenvolver sistemas de monitoramento da qualidade do solo e do ar, permitindo a conservação dos recursos; em relação à área biomédica, os sistemas de monitorização permitem diagnósticos de saúde em tempo real, auxiliando no controle postural de indivíduos com necessidades especiais.
Atualmente, qualquer equipamento pode integrar sensores capazes de recolher e interpretar dados sobre diversos fatores mensuráveis. A monitorização inteligente de processos passa por interligar um conjunto de dispositivos que permitem a aquisição, tratamento e divulgação da informação em tempo real. Nesta sessão, foram apresentadas tecnologias emergentes para digitalização e monitorização de processos, aplicações no setor industrial, ambiental e na área médica e soluções inovadoras para terapia e reabilitação de pessoas com necessidades especiais.
A Internet das Coisas (IoT) baseia-se na interconexão digital entre objetos, ou seja, uma rede de objetos físicos (veículos, prédios e outros dotados de on-board technology, sensores e conexão com a rede) capaz de reunir e de transmitir dados. É uma extensão da internet atual que possibilita que objetos do dia a dia, quaisquer que sejam, mas que tenham capacidade computacional e de comunicação, se conectem à internet. A conexão com a rede mundial de computadores possibilita, em primeiro lugar, controlar remotamente os objetos e, em segundo lugar, que os próprios objetos sejam usados como provedores de serviços. Essas novas capacidades dos objetos comuns abrem caminho a inúmeras possibilidades, tanto no âmbito académico, comercial como no industrial, permitindo a criação de sistemas de monitorização mais eficientes e autónomos.
Tweet