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CURSO BREVE EM MARKETING RELACIONAL ONLINE [2025/2026]

actualizado em 18 de Março de 2025

CURSO BREVE EM MARKETING RELACIONAL ONLINE [2025/2026]


COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
PROF. DOUTOR JORGE FIGUEIREDO


APRESENTAÇÃO
Este programa de Marketing Relacional Online tem por objetivo fornecer aos estudantes uma componente teórica e prática das novas formas de relação das empresas com os consumidores/clientes.  Este fenómeno tem-se destacado como uma das áreas mais dinâmicas e fundamentais do marketing moderno, em especial, num período marcado pela transformação tecnológica e pela transição digital.  
A ascensão da Internet tem transformado profundamente a forma como as empresas se relacionam com os seus clientes. Num mundo onde os consumidores estão cada vez mais conectados e informados, a capacidade de uma marca comunicar de forma autêntica e eficaz com o seu segmento pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Vivemos numa era em que a interação entre as empresas e os consumidores se pretende mais imediata, personalizada e humanizada.
As empresas precisam de construir relacionamentos duradouros e sustentados, baseados na confiança e na personalização, para se destacarem num mercado dinâmico e cada vez mais competitivo.
Este programa aborda as mudanças de paradigma comunicacionais ocorridas no contexto empresarial, e identifica novos segmentos e hábitos de consumo, atitudes e motivações e prepara os participantes para desenvolverem uma comunicação personalizada, com recurso às novas ferramentas disponíveis online estabelecendo um relacionamento mais próxmo com os clientes, promovendo a sua fidelização e lealdade à marca.  


OBJETIVOS
-    Compreender a passagem do Marketing Transacional para o Marketing Relacional;
-    Identificar os novos segmentos e hábitos de consumo online;
-    Conhecer as atitudes e motivações do consumidor online;
-    Saber segmentar o mercado do consumidor online, de forma personalizada, com vista à fidelização e lealdade;
-    Conhecer e aplicar o Customer Relationship Management, enquanto estratégia de fidelização.
-    Conhecer as ferramentas de CRM online disponíveis e as suas funcionalidades.
-    Desenhar fluxos de marketing automation.
-    Medir e compreender a importância da medição da efetividade das campanhas.


DESTINATÁRIAS/OS
-    Profissionais de marketing;
-    Profissionais que desenvolvam atividade de consultoria nas áreas de gestão e marketing;
-    Licenciados que pretendam aumentar os seus conhecimentos em Marketing Relacional Online.


ENSINO, METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

Ensino: Ministrado em língua portuguesa; Regime Presencial; Enquadramento teórica e conteúdos práticos aplicados;
 Avaliação: Elaboração e submissão de Projeto Final, que deverá abordar um tema à escolha dos módulos lecionados, refletindo uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O Projeto Final será objeto de avaliação por um júri.


TITULAÇÃO
A presença efetiva num mínimo de 70% das aulas do Curso e a aprovação no Projeto Final confere o direito à passagem de um certificado de aprovação no Curso Breve em Marketing Relacional Online.

No caso de não entrega do Projeto Final e caso seja verificada a presença efetiva num mínimo de 70% das aulas dos módulos, é emitido um certificado de presença.


ESTRUTURA CURRICULAR/ CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

MÓDULO

HORAS

DOCENTE

Do Marketing Transacional ao Marketing Relacional: Novos segmentos e hábitos de consumo online

4

Prof. Doutor Jorge Figueiredo (10 Horas)

 

Atitudes e motivações do consumidor online

2

Segmentação e Personalização do consumidor online

2

Satisfação, Fidelização e Lealdade do consumidor online

2

Ferramentas de CRM e Gestão de Relacionamento com Clientes

4

Prof. Doutor Joel Vaz (10 Horas)

Estratégias de Personalização de Conteúdo e Automação de Marketing

2

Análise de Dados do Consumidor e Segmentação Avançada

2

Desenvolvimento de Programas de Fidelização e Incentivos

2

Projeto Final

4

Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Prof. Doutor Joel Vaz

TOTAL

24

 

 

CORPO DOCENTE
Prof. Doutor Jorge Figueiredo (coordenador)
Professor na Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada Norte. Doutorado em Análise Económica e Estratégia Empresarial pela Universidade de Vigo, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade da Corunha; doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior, Mestre e Pós-graduado em Marketing e Comunicação Estratégica pela Universidade Fernando Pessoa. Leciona e publica na área da Gestão/Marketing e é Investigador Integrado no COMEGI - Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial. É autor do livro: Marketing Relacional Online.

Prof. Doutor Joel Vaz
Doutorado em Marketing e Estratégia pelo consórcio das Universidades do Minho, Aveiro e Beira Interior; Pós-Graduado em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Universidade Lusíada; Mestre em Marketing pela Universidade Lusíada; Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP; Finalista na Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Informática pela Universidade Lusíada. Professor auxiliar na Universidade Lusíada, e professor convidado no IPCA, é também Investigador Sénior no COMEGI – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Engenharia Industrial da Universidade Lusíada, onde é responsável por projetos de investigação em marketing digital. Fundou e é CEO da empresa Seajure. Em termos empresariais desenvolveu a sua atividade empresarial no Grupo Cães de Pedra, durante oito anos, tendo sido Head of eCommerce das marcas Lion of Porches e Decenio.


DURAÇÃO, HORÁRIO E LOCAL DE FUNCIONAMENTO
O curso tem 8 Módulos, distribuídos por um total de 24 horas, ministradas um dia por semana – quinta-feira (18:00-22:00 horas), ao longo de seis semanas, interrompendo-se a lecionação em períodos de férias.


PRAZOS DE CANDIDATURA E INSCRIÇÃO
Candidaturas até 30 de setembro de 2025.
Início previsto do curso: outubro de 2025 (abertura dependente de um número mínimo de participantes).

CONDIÇÕES ESPECIAIS
DESCONTOS (NÃO CUMULÁVEIS; APLICÁVEIS DEPOIS DE DEDUZIDA A TAXA DE CANDIDATURA)
10% desconto na propina para (I) alumni da Universidade Lusíada, (II) empresas parceiras da presente edição (III) grupos de três ou mais inscrições provenientes do mesmo escritório/ gabinete.


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Cópia do Certificado de Habilitações
2. Curriculum vitae
3. Elementos de identificação constantes do cartão de cidadão e uma fotografia
4. Ficha de candidatura (obter)


+ Informações:

Instituto Lusíada de Pós-Graduações da Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão)
Telefone: 252 309 231
E-mail: paulass@fam.ulusiada.pt

O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão


OBS: Esta informação pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.


 






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