CURSO BREVE EM MARKETING RELACIONAL ONLINE [2025/2026]
CURSO BREVE EM MARKETING RELACIONAL ONLINE [2025/2026]
COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
PROF. DOUTOR JORGE FIGUEIREDO
APRESENTAÇÃO
Este programa de Marketing Relacional Online tem por objetivo fornecer aos estudantes uma componente teórica e prática das novas formas de relação das empresas com os consumidores/clientes. Este fenómeno tem-se destacado como uma das áreas mais dinâmicas e fundamentais do marketing moderno, em especial, num período marcado pela transformação tecnológica e pela transição digital.
A ascensão da Internet tem transformado profundamente a forma como as empresas se relacionam com os seus clientes. Num mundo onde os consumidores estão cada vez mais conectados e informados, a capacidade de uma marca comunicar de forma autêntica e eficaz com o seu segmento pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Vivemos numa era em que a interação entre as empresas e os consumidores se pretende mais imediata, personalizada e humanizada.
As empresas precisam de construir relacionamentos duradouros e sustentados, baseados na confiança e na personalização, para se destacarem num mercado dinâmico e cada vez mais competitivo.
Este programa aborda as mudanças de paradigma comunicacionais ocorridas no contexto empresarial, e identifica novos segmentos e hábitos de consumo, atitudes e motivações e prepara os participantes para desenvolverem uma comunicação personalizada, com recurso às novas ferramentas disponíveis online estabelecendo um relacionamento mais próxmo com os clientes, promovendo a sua fidelização e lealdade à marca.
OBJETIVOS
- Compreender a passagem do Marketing Transacional para o Marketing Relacional;
- Identificar os novos segmentos e hábitos de consumo online;
- Conhecer as atitudes e motivações do consumidor online;
- Saber segmentar o mercado do consumidor online, de forma personalizada, com vista à fidelização e lealdade;
- Conhecer e aplicar o Customer Relationship Management, enquanto estratégia de fidelização.
- Conhecer as ferramentas de CRM online disponíveis e as suas funcionalidades.
- Desenhar fluxos de marketing automation.
- Medir e compreender a importância da medição da efetividade das campanhas.
DESTINATÁRIAS/OS
- Profissionais de marketing;
- Profissionais que desenvolvam atividade de consultoria nas áreas de gestão e marketing;
- Licenciados que pretendam aumentar os seus conhecimentos em Marketing Relacional Online.
ENSINO, METODOLOGIA E AVALIAÇÃO
Ensino: Ministrado em língua portuguesa; Regime Presencial; Enquadramento teórica e conteúdos práticos aplicados;
Avaliação: Elaboração e submissão de Projeto Final, que deverá abordar um tema à escolha dos módulos lecionados, refletindo uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O Projeto Final será objeto de avaliação por um júri.
TITULAÇÃO
A presença efetiva num mínimo de 70% das aulas do Curso e a aprovação no Projeto Final confere o direito à passagem de um certificado de aprovação no Curso Breve em Marketing Relacional Online.
No caso de não entrega do Projeto Final e caso seja verificada a presença efetiva num mínimo de 70% das aulas dos módulos, é emitido um certificado de presença.
ESTRUTURA CURRICULAR/ CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
MÓDULO | HORAS | DOCENTE |
Do Marketing Transacional ao Marketing Relacional: Novos segmentos e hábitos de consumo online | 4 | Prof. Doutor Jorge Figueiredo (10 Horas)
|
Atitudes e motivações do consumidor online | 2 | |
Segmentação e Personalização do consumidor online | 2 | |
Satisfação, Fidelização e Lealdade do consumidor online | 2 | |
Ferramentas de CRM e Gestão de Relacionamento com Clientes | 4 | Prof. Doutor Joel Vaz (10 Horas) |
Estratégias de Personalização de Conteúdo e Automação de Marketing | 2 | |
Análise de Dados do Consumidor e Segmentação Avançada | 2 | |
Desenvolvimento de Programas de Fidelização e Incentivos | 2 | |
Projeto Final | 4 | Prof. Doutor Jorge Figueiredo |
TOTAL | 24 |
|
CORPO DOCENTE
Prof. Doutor Jorge Figueiredo (coordenador)
Professor na Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada Norte. Doutorado em Análise Económica e Estratégia Empresarial pela Universidade de Vigo, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade da Corunha; doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior, Mestre e Pós-graduado em Marketing e Comunicação Estratégica pela Universidade Fernando Pessoa. Leciona e publica na área da Gestão/Marketing e é Investigador Integrado no COMEGI - Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial. É autor do livro: Marketing Relacional Online.
Prof. Doutor Joel Vaz
Doutorado em Marketing e Estratégia pelo consórcio das Universidades do Minho, Aveiro e Beira Interior; Pós-Graduado em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Universidade Lusíada; Mestre em Marketing pela Universidade Lusíada; Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP; Finalista na Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Informática pela Universidade Lusíada. Professor auxiliar na Universidade Lusíada, e professor convidado no IPCA, é também Investigador Sénior no COMEGI – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Engenharia Industrial da Universidade Lusíada, onde é responsável por projetos de investigação em marketing digital. Fundou e é CEO da empresa Seajure. Em termos empresariais desenvolveu a sua atividade empresarial no Grupo Cães de Pedra, durante oito anos, tendo sido Head of eCommerce das marcas Lion of Porches e Decenio.
DURAÇÃO, HORÁRIO E LOCAL DE FUNCIONAMENTO
O curso tem 8 Módulos, distribuídos por um total de 24 horas, ministradas um dia por semana – quinta-feira (18:00-22:00 horas), ao longo de seis semanas, interrompendo-se a lecionação em períodos de férias.
PRAZOS DE CANDIDATURA E INSCRIÇÃO
Candidaturas até 30 de setembro de 2025.
Início previsto do curso: outubro de 2025 (abertura dependente de um número mínimo de participantes).
CONDIÇÕES ESPECIAIS
DESCONTOS (NÃO CUMULÁVEIS; APLICÁVEIS DEPOIS DE DEDUZIDA A TAXA DE CANDIDATURA)
10% desconto na propina para (I) alumni da Universidade Lusíada, (II) empresas parceiras da presente edição (III) grupos de três ou mais inscrições provenientes do mesmo escritório/ gabinete.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Cópia do Certificado de Habilitações
2. Curriculum vitae
3. Elementos de identificação constantes do cartão de cidadão e uma fotografia
4. Ficha de candidatura (obter)
+ Informações:
Telefone: 252 309 231
E-mail: paulass@fam.ulusiada.pt
O processo de candidatura deverá ser enviado para:
OBS: Esta informação pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.
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