MASTER EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AO MARKETING [2025/2026]
MASTER EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AO MARKETING [2025/2026]
COORDENAÇÃO
Prof. Doutor Joel Vaz
APRESENTAÇÃO
O Master em Inteligência Artificial aplicada ao Marketing é um programa de formação avançada concebido para profissionais e futuros especialistas na área do marketing. Este curso oferece a oportunidade de aprofundar conhecimentos e competências essenciais, combinando uma sólida base teórica com uma aplicação prática das novas tendências e tecnologias. Com enfoque na inovação, digitalização e personalização de campanhas, este Master prepara os estudantes para liderar projetos e estratégias de marketing eficazes em qualquer setor.
Os conteúdos do curso foram estruturados com o objetivo de capacitar os estudantes com as ferramentas mais relevantes e atualizadas do mercado, adaptadas às necessidades reais das empresas. Com um corpo docente de profissionais reconhecidos e experientes, este Master promove o desenvolvimento de uma visão estratégica, que alia conhecimento técnico e competências analíticas essenciais para a adaptação a um mercado em constante mutação.
A proposta de valor deste Master assenta em três pilares principais:
(1) Apoio às PME - o curso é estruturado para atender às necessidades das pequenas e médias empresas, que constituem a maior parte do tecido empresarial na região em que estamos inseridos.
(2) Flexibilidade para os profissionais - o formato do Master permite aos estudantes conciliar as suas atividades profissionais com uma formação de alto nível, por meio de horários compatíveis com suas obrigações na empresa.
(3) Creditação académica - As unidades curriculares do Master podem ser creditadas no Mestrado em Gestão da Universidade Lusíada, facilitando a continuidade dos estudos para quem o desejar.
OBJETIVOS
Este Master tem por objetivo transmitir e aprofundar conhecimentos teórico-práticos sobre o marketing no contexto tecnológico atual. Permite, assim, partindo dos conceitos básicos do marketing e com recurso a ferramentas tecnológicas disponíveis na atualidade, formar profissionais com elevadas competências técnicas nas áreas do Master, aperfeiçoando as suas capacidades no exercício de suas funções e promovendo o avanço de suas carreiras profissionais.
DESTINATÁRIOS
Licenciados em Marketing, Gestão, Economia, Design ou em áreas científicas próximas ou afins.
ESTRUTURA CURRICULAR
| Trabalho | |||
Horas | ECTS | Docente | ||
Estratégia de Negócios | 15(OT) + 20(TP) | 7,5 | Carlos Martins | |
Marketing | 15(OT) + 20(TP) | 7,5 | Jorge Campos | |
Negócios Digitais | 15(OT) + 20(TP) | 7,5 | Joel Vaz | |
IA Aplicada ao Marketing | 15(OT) + 20(TP) | *** | Daniel Alves | |
Cibersegurança | 15(OT) | *** | Hélder Quintela | |
Total | 155 | 22,5 |
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Estratégia de Negócios
Noções de gestão estratégica. O processo estratégico: fundamentos, modelos e conteúdos. A execução da estratégia empresarial. Plano de negócio.
Marketing
A Empresa Conectada; Sistemas de Informação de Marketing; Princípios e Noções de Inteligência Artificial (A.I.); A Estratégia de Marketing e I.A.; Psicologia do Consumidor e Experiência do Cliente; Estratégias de Marketing Digital Avançadas; Ética e Impacto Social da I.A. no Marketing.
Negócios Digitais / Marketing Digital
Comércio Eletrónico; eMarketplaces; Social Media Marketing; Search Engine Marketing; Google e Meta Ads; Email Marketing; Marketing Automation; Mobile, Design e User Experience; Web Analytics.
IA Aplicada ao Marketing / AI Content
Introdução à IA; Segmentação de Mercado e Análise Preditiva; Conteúdo Gerado por IA; Processamento de Linguagem Natural (NLP) para Marketing; Automação de Campanhas com IA; Estudos de Caso.
Cibersegurança
Fundamentos da Cibersegurança para o Marketing Digital; Proteção de Dados Pessoais e Privacidade; Gestão de Riscos; Segurança na Gestão de Plataformas de Marketing e Redes Sociais, Proteção de Websies e eCommerce; Gestão de Incidentes e Planos de Resposta; Tendências em Cibersegurança.
ÁREAS FUNDAMENTAIS
Estratégia de Negócios: lecionada em 15h TP + 20h OT. Nesta UC pretende-se contextualizar as organizações nos novos ambientes competitivos, dando particular destaque ao processo e ao conteúdo das principais decisões estratégicas. Caracterizar os ambientes competitivos; Identificar os vários modelos do processo estratégico; Estabelecer quais as principais decisões estratégicas em função dos ambientes competitivos.
Marketing: lecionada em 15h TP + 20h OT. Esta Unidade curricular visa proporcionar aos alunos a compreensão da integração da inteligência artificial e tecnologia nas estratégias de marketing, explorar a psicologia do consumidor, promover a ética na IA e capacitá-los a criar estratégias de marketing inovadoras e éticas.
Negócios Digitais lecionada em 15h TP + 20h OT. Esta unidade curricular tem como objetivo geral transmitir os conceitos essenciais relativos ao marketing digital, Comércio Eletrónico e eMarketplaces, às suas formas e tipologias e a sua relação o crescimento das vendas digitais e a internacionalização, contemplando a comunicação e comercialização de bens e serviços.
IA Aplicada ao Marketing lecionada em 15h TP + 20h OT. A unidade curricular de IA Aplicada ao Marketing explora como a Inteligência Artificial pode transformar e otimizar as estratégias de marketing, de forma a tomar decisões baseadas em dados e personalizar as interações com os utilizadores / consumidores. Esta unidade curricular foca-se nas principais ferramentas e técnicas de IA, como machine learning, conteúdo generativo, análise preditiva e automação de marketing, que permitem um entendimento mais profundo do comportamento dos clientes e a criação de campanhas eficazes e direcionadas.
Cibersegurança lecionada em 15h TP + 20h OT. Esta unidade curricular visa tornar os gestores e profissionais de marketing aptos a reconhecer riscos de cibersegurança, proteger dados de clientes e implementar práticas seguras que suportem a prática de marketing de uma forma confiável e responsável.
CORPO DOCENTE
Joel Vaz (Coordenador): Doutorado em Marketing e Estratégia pelo consórcio das Universidades do Minho, Aveiro e Beira Interior; Pós-Graduado em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Universidade Lusíada; Mestre em Marketing pela Universidade Lusíada; Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP; Finalista na Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Informática pela Universidade Lusíada. Professor auxiliar na Universidade Lusíada, e professor convidado no IPCA, é também Investigador Sénior no COMEGI – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Engenharia Industrial da Universidade Lusíada, onde é responsável por projetos de investigação em marketing digital. Fundou e é CEO da empresa Seajure. Em termos empresariais desenvolveu a sua atividade empresarial no Grupo Cães de Pedra, durante oito anos, tendo sido Head of eCommerce das marcas Lion of Porches e Decenio.
Carlos Martins: Concluiu o Doutoramento em Gestão em 2012 pelo(a) Universidade Lusíada de Lisboa,
É Mestre em Gestão em 1993 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão e Licenciatura em Gestão e Administração Pública em 1984 pelo Instituo Superior de Ciências Sociais e
Políticas. Carlos Martins é docente na Universidade Lusíada Porto e Investigador Sénior no COMEGI – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Engenharia Industrial na mesma instituição. Desenvolve ainda atividade profissional como Consultor de Empresas (Estrategia e Mkt/Vendas) em Carlos Costa Martins Lda e é Professor Auxiliar no Instituto Politécnico da Maia. Publicou três capítulos de livros e artigos científicos com foco em estratégia, modelos de negócios, marketing estratégico, mapas estratégicos e balanced scorecard.
Jorge Campos: Doutorado pela Universidade de St Andrews, na Escócia, Reino Unido e Mestre pela Universidade de Leeds, Jorge Campos é Professor Auxiliar na Universidade Lusíada Norte – Porto e Investigador Integrado no COMEGI –Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Engenharia Industrial Tanto a sua dissertação de Mestrado como o seu Doutoramento se debruçam sobre Análise de dados e Marketing Digital, sendo as suas publicações recentes relacionadas com Inteligência Artificial e o seu impacto particularmente nos jovens. Antes de colaborar com a Universidade Lusíada do Porto, Jorge Campos foi Professor Assistente na Universidade de Leiden, na Bélgica e Docente e Investigador Pós-doc. na Erasmus University de Roterdão. No âmbito das funções de Investigador colaborou em projetos de investigação Horizon.
Daniel Alves: Head of Innovation & Research na E-goi (Plataforma Portuguesa de Automação de Marketing Multi & Omnicanal). Além disso, ocupa a posição de Gestor da Equipa de I&D de Inteligência Artificial. Com uma carreira diversificada, Daniel acumula mais de 15 anos de experiência como docente, formador e conferencista internacional em Gestão, Marketing e Comunicação. Iniciou a sua trajetória académica como docente, continuando a partilhar o seu conhecimento em várias Instituições de Ensino Superior em Portugal e no Brasil. Paralelamente, deu início à sua carreira profissional como Diretor de Marketing de clube de futebol profissional. Ao longo do seu percurso, destacou-se na gestão de projetos e negócios, tanto a nível nacional como internacional, totalizando um valor superior a 100 milhões de euros. O seu percurso profissional reflete um equilíbrio entre a academia e o mundo empresarial, evidenciando a sua capacidade de liderança e expertise nas áreas de inovação, marketing e inteligência artificial.
Hélder Quintela: é atualmente Delivery Manager na NTT Data Portugal em projetos de dados e Inteligência Artificial, e lidera a área de projetos internacionais de Data. Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, é professor convidado do IPCA nas áreas de base de dados, big data, e gestão de projeto, coordenando o curso Executivo de Inteligência Artificial. Com experiência profissional nas áreas de Business Intelligence e IA, é atualmente Presidente da Assembleia Geral e membro da Comissão Científica da Associação Portuguesa de Business Intelligence, e colaborador da revista DigitalInside.pt onde produz o podcast “Dados à conversa”. As áreas de foco do Hélder incluem engenharia e governação de dados, sistemas analíticos, IA.
ENSINO E AVALIAÇÃO
Ensino: presencial com presença obrigatória em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular.
Regime de avaliação: avaliação contínua e exame ou trabalho final escrito obrigatórios em cada unidade curricular.
CREDITAÇÃO
As unidades curriculares deste Master são creditáveis em unidades curriculares do Mestrado em Gestão que venham a ser consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos.
DURAÇÃO
A duração total do curso é de 155 horas e decorrerá em regime pós-laboral, dois dias por semana, ao longo de um ano letivo (dois semestres).
TITULAÇÃO
A aprovação em todas as unidades curriculares deste Master confere o direito à emissão de um Certificado de Master em Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing. Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, enquanto não concluírem a licenciatura, terão apenas direito à emissão da respetiva declaração de aprovação nas unidades curriculares respetivas.
FUNCIONAMENTO
O curso só funcionará com um número mínimo de estudantes efetivamente inscritos.
PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Candidaturas: até 31 de agosto de 2025
Início previsto de aulas: 16 de setembro de 2025.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Curriculum Vitae
2. Fotocópia do Certificado de Habilitações
3. Elementos de identificação constantes do cartão de cidadão e uma fotografia
4. Ficha de candidatura (obter)
+ Informações:
Telefone: 252 309 231
E-mail: paulass@fam.ulusiada.pt
O processo de candidatura deverá ser enviado para:
OBS: Esta informação pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.
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