
Lusíada destaca início do programa doutoral em Design a decorrer no Centro Universitário Lusíada – Norte (Porto)
A Universidade Lusíada deu início, no dia 13 de fevereiro de 2025, ao programa doutoral em Design, a funcionar no Centro Universitário Lusíada – Norte (Porto), marcando o começo de uma nova etapa académica e profissional para os estudantes do 3.º ciclo de estudos.
O doutoramento em Design é um curso em associação entre os campi da instituição (Lisboa, Porto e Vila Nova de Famalicão) e conta com a colaboração de docentes da Faculdade de Arquitetura e Artes (FAA) e de investigadores do Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD). Este doutoramento pretende ministrar qualificação e formação ao mais alto nível nesta área, permitindo consolidar, desenvolver e aprofundar conhecimentos anteriores, ministrados designadamente na licenciatura e, particularmente, no mestrado.
A sessão de abertura, realizada no campus do Porto, contou com a presença da coordenadora do 3.º ciclo de estudos em Design, a Professora Doutora Benedita Camacho, e do corpo docente, altamente qualificado, composto por professores doutorados e investigadores em diversas áreas do Design. Neste momento inaugural, foram dadas as boas-vindas a estudantes de diferentes nacionalidades e percursos académicos.
Ilustração: Pormenor do flyer do doutoramento em Design. (© Fundação Minerva • Mário Moreira, 2025)
Num mundo em constante transformação, a investigação em Design assume um papel fundamental na criação de soluções inovadoras, na evolução tecnológica e na construção de novas metodologias e teorias. As teses desenvolvidas neste programa terão impacto não apenas na academia, mas também na indústria, cultura, políticas públicas e ambiente. A Universidade Lusíada reforça, assim, o seu compromisso com o ensino e a investigação, promovendo o Design como uma disciplina estratégica para o futuro.
O doutoramento em Design é dirigido aos titulares de grau de mestre ou equivalente legal; aos titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante; e aos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos. Aprovada a candidatura, os doutorandos deverão estar inseridos no CITAD.
O programa tem a duração de três anos e todo o plano de estudos do curso, caracterizado por uma formação "em banda larga", prepara o estudante com as ferramentas metodológicas e práticas necessárias à investigação. No 1.º ano, os seminários são focados no pensamento especulativo e exploratório, estimulando a autonomia intelectual, a inovação e a formulação de novas perspetivas no campo do Design. Nos 2.º e 3.º anos, a dedicação é quase exclusiva à preparação e desenvolvimento da tese de doutoramento, um contributo essencial para o avanço do conhecimento científico na área. Entre os objetivos, realçam-se coordenar e acompanhar a investigação científica original, desenvolvida por cada estudante, contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento e promovendo o progresso tecnológico, social e cultural, de modo concretizável na tese de doutoramento.
O corpo docente do doutoramento em Design tem a seguinte composição:
- Professora Doutora Benedita Camacho (Coordenação)
Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD)
Universidade Lusíada (Porto) - Professor Doutor Diogo José Frias Rodrigues e Riobom Queirós
Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD)
Universidade Lusíada (Porto) - Professora Doutora Maria João Barros Pego Barbosa
Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD)
Universidade Lusíada (Porto) - Professor Doutor Rui Alexandre Lopes de Sousa
Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD)
Universidade Lusíada (Porto)
________________________________
Nota: Notícia elaborada com o apoio da Professora Doutora Benedita Camacho.
Ilustração do banner: Pormenor do flyer do doutoramento em Design. (© Fundação Minerva • Mário Moreira, 2025)
Tweet