NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

Professor Diogo Frias Riobom assina projeto internacional do Troféu das Finais Mundiais de Karting da Rotax

Professor Diogo Frias Riobom assina projeto internacional do Troféu das Finais Mundiais de Karting da Rotax

actualizado em 13 de Novembro de 2024

O Prof. Doutor Diogo Frias Riobom, designer e docente na licenciatura em Design da Lusíada - Norte, é o autor do Troféu para as Finais Mundiais de Karting da Rotax, um evento de prestígio internacional no desporto motorizado. O troféu desenvolvido pelo Designer, foi inspirado na emoção e velocidade do karting, refletindo os valores de performance e precisão. Criar uma peça imponente que simbolize não só a vitória, mas também o espírito de competição e o compromisso dos pilotos com a excelência e a superação de limites, foram os principais objetivos na concepção da peça. A criação deste troféu por um Professor da Universidade Lusíada reforça a relevância da Universidade como uma instituição que fomenta o talento e a inovação, promovendo projetos de impacto internacional. 


As finais mundiais da Rotax, contam já com 25 edições, tendo sido esse o mote do briefing, celebrar as edições passadas e garantir a presença no troféu nas próximas 25 edições (50 anos de finais mundiais).

O conceito que esteve na génese do design do troféu, foi representar o dinamismo e a adrenalina do karting. Optou-se por linhas fluidas e formas aerodinâmicas, que evocam o movimento e a energia dos karts em ação. As formas da base e topo remetem para uma pista, com curvas suaves e ângulos que sugerem aceleração e controlo. Com inspiração em elementos dos kartings, o design incorpora materiais e texturas que refletem a engenharia e a tecnologia por trás das corridas. Cada anel simboliza um ano de prova, tendo em si gravado o nome de todos os pilotos vencedores de cada uma das categorias existentes nessa data.

A base do troféu, representa uma pista de corrida, que através de uma espiral ascendente em pirâmide invertida, se conecta com outro traçado representado no topo, simbolizando a evolução e superação dos pilotos. O troféu possui acabamentos em prata e tons metálicos para reforçar o caráter tecnológico e de alta performance. O processo de fabricação envolveu técnicas de corte a laser, maquinagem cnc e acabamento muiti-stage manual, para garantir a precisão das formas curvas e um acabamento meticuloso.

Este troféu reflete o espírito das Finais Mundiais da Rotax e a dedicação dos competidores, fundindo inovação e tradição. A escolha dos materiais, as formas aerodinâmicas e os detalhes de acabamento foram cuidadosamente selecionados para criar uma peça que simbolize a vitória e inspire futuros campeões a desafiar seus próprios limites.

A competição que envolveu mais de 400 pilotos oriundos de mais de 60 países, decorreu no Circuito Internacional de Nápoles. A 24.ª edição das Rotax MAX Challenge Grand Finals (RMCGF) terminou no passado sábado 27 de outubro de 2024, no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália, com mais de 400 pilotos de várias nacionalidades, distribuídos por oito categorias.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado