NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

Professor Pedro Reis Gomes participou no evento europeu multidisciplinar promovido pela INOVA +

Professor Pedro Reis Gomes participou no evento europeu multidisciplinar promovido pela INOVA +

actualizado em 7 de Outubro de 2024

No dia 06 de setembro, no âmbito da parceria com a INOVA + e a Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, o Prof. Doutor Pedro Reis Gomes, docente da Faculdade de Engenharias e Tecnologias e investigador do COMEGI - Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial, interveio no Workshop Farmsonics: processos criativos e tecnológicos. O evento contou com a presença do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de V.N. de Famalicão,  Dr. Hélder Pereira.


A iniciativa realizou-se nas Hortas Urbanas em Famalicão, em que os participantes tiveram a oportunidade de aceder de forma lúdica e interativa às componentes do solo de modo a perceber a sua composição e como torná-lo mais produtivo, beneficiando, deste modo, das suas características.

Trata-se de um evento europeu multidisciplinar, associado à investigação e desenvolvimento que se tem vindo a fortalecer no âmbito do COMEGI, Faculdade de Engenharias e Tecnologias e dos Laboratórios da Universidade Lusíada.

A Universidade Lusíada é parceira com a INOVA+ no projeto. O Prof. Doutor Pedro Reis Gomes, o Prof. Doutor Rui Lima e o Mestre António Nicolau, juntamente com outros investigadores e estudantes dos cursos de Engenharia da Universidade Lusíada e o artista, Dr. Samuel Van Ransbeeck estão a trabalhar, no “terreno”, para o desenvolvimento do projeto. Este projeto tem como objetivo apoiar a emergência de soluções inovadoras para as cidades, integrando atores artísticos em centros de investigação científicos e dando ênfase aos resultados inesperados que estes encontros interdisciplinares irão criar. Neste momento a INOVA+ está a liderar uma residência com o artista Samuel Van Ransbeeck, em parceria com a Universidade Lusíada em Famalicão, sobre a temática da promoção da sustentabilidade agrícola, capacitando os pequenos agricultores com informação digital.



O S+T+ARTS é uma iniciativa da Comissão Europeia, proposta pelo programa Horizonte 2020 no sector da investigação e inovação, para apoiar colaborações entre artistas, cientistas, engenheiros e investigadores. Combinando as artes e a criatividade com a ciência e a tecnologia, o S+T+ARTS contribui para a emergência de usos tecnológicas ecologicamente conscientes que respondam aos atuais desafios que as regiões enfrentam, em sectores como o desenvolvimento urbano sustentável,  segurança, têxteis recicláveis e a literacia digital. Nesta iniciativa, a Inova+ enquanto Regional Center encontra-se a gerir o projeto  S+T+ARTS in the City. Este projeto tem como objetivo apoiar a emergência de soluções inovadoras para as cidades, integrando atores artísticos em centros de investigação científicos e dando ênfase aos resultados inesperados que estes encontros interdisciplinares irão criar. Neste momento a INOVA+ está a liderar uma residência com o artista Samuel Van Ransbeeck, em parceria com a Universidade Lusíada, V. N. de Famalicão, sobre a temática da promoção da sustentabilidade agrícola, capacitando os pequenos agricultores com informação digital.

 







Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado