
Publicação do Professor Joel Mata apresentada na Feira do Livro do Porto
A publicação da Universidade Lusíada Editora intitulada "A visitação à comenda de Sesimbra, da Ordem de Santiago (1516) : administração e território", da autoria do Professor Doutor Joel Silva Ferreira Mata, docente na Universidade Lusíada e investigador do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais (CEJEA), foi apresentada pela Professora Doutora Paula Pinto Costa, no dia 9 de setembro de 2023, às 19H30, no Lago dos Cavalinhos nos jardins do Palácio de Cristal, recinto onde está a decorrer a Feira do Livro do Porto.
Segundo o autor, esta nova publicação representa "[...] uma das fontes mais relevantes da Ordem de Santiago, do primeiro quartel do século XVI, que é a Visitação de Sesimbra em 1516 [...]". As visitações às comendas da Ordem, neste século, foram realizadas em quatro fases, sendo a primeira a mais intensa, sob a ação do mestre D. Jorge, na qual se insere a visitação à comenda de Sesimbra. Tinham como objetivo disciplinar o comportamento das autoridades civis, religiosas e militares, assim como inventariar o património religioso, rentabilizar o património, pelo levantamento exaustivo de todas as propriedades agrícolas, identificação dos arrendatários e o valor das rendas e datas do seu pagamento. A comenda de Sesimbra era particularmente importante no contexto da Ordem de Santiago, pelo seu significado económico e estratégico, nos primórdios da centúria.
O Professor Doutor Joel Silva Ferreira Mata é docente de "História da Cultura Portuguesa", de "História Diplomática de Portugal" e de "História Económica e Social". Para além da atividade de docência, é autor de vários trabalhos realizados na área da história económica, social, religiosa e institucional, alguns dos quais já foram publicados pela ULE, nomeadamente "Lições de história da cultura portuguesa" (3.ª edição - 2020), "A visitação do mestre D. Jorge ao Mosteiro de Santos da Ordem de Santiago e ao seu património (1513-1514)" (2018) e "A comunidade feminina da Ordem de Santiago: a comenda de Santos na Idade Média" (2016).
Tweet