NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

”O Futuro (in)sustentável” junta sete oradores e uma exposição sobre sustentabilidade e(m) design

”O Futuro (in)sustentável” junta sete oradores e uma exposição sobre sustentabilidade e(m) design

actualizado em 13 de Março de 2023

No âmbito do projeto de investigação “Identidade, Inovação e Diferenciação em Materiais e Processos (em Portugal)” do CITAD - Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design, da linha de investigação 2 “Sustentabilidade e(m) Design”, os Professores Benedita Camacho, Bernardino Gomes, Diogo Frias Riobom e Maria João Barbosa, promoveram o simpósio “O Futuro (in)sustentável”.


No dia 7 de março, na Universidade Lusíada no Porto,  o Professor João Paulo Rapagão deu as boas-vindas em nome da direção da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada. A Professora Benedita Camacho apresentou o tema “A sustentabilidade é um tema complexo e contraditório”, a Professora Maria João Barbosa apresentou o tema “O papel do ensino do design na mudança do design linear para circular” e o Professor Diogo Frias Riobom apresentou o tema “Neo-Brutalismo - A estética com eficácia na reutilização de resíduo”.

Dos oradores convidados, a designer industrial Irena Übler apresentou a “Precious Plastic Portugal” projeto internacional inovador e sustentável feito a partir de plástico reciclado, o arquiteto e designer João Barata Feyo, ex-aluno da Lusíada, apresentou a OPO´Lab, um centro multidisciplinar e o primeiro FabLab em Portugal dedicado a pensar e explorar o uso criativo das novas tecnologias.

A oradora convidada, CEO da Scoop Portugal, Mafalda Pinto apresentou “Práticas implementadas de upcycling no setor têxtil” e o Engenheiro e CEO da Aloft, Pedro Castro apresentou “solas sustentáveis para calçado técnico”.

A exposição dos produtos e protótipos foi da responsabilidade do Professor Bernardino Gomes e contou com peças da Preciosus Plastic (OPO´lab), da Scoop, da Aloft e de alunos de design da Lusíada, Rafaela Moreira, Marta Castro, Maria Figueira, José Ruben Silva, Diogo Macedo, Cátia Salgado e Beatriz Rocha, desenvolvidos em projeto de Design I sob a orientação dos Professores Maria João Barbosa, Bernardino Gomes e Diogo Riobom. Houve ainda um coffee break, gentilmente oferecido pela Universidade Lusíada.

A relevância e motivação do tema conseguiu trazer sete intervenção tão distintas quanto complementares e tão enriquecedoras para o debate final sobre o “ensino-design-indústria”. Trocaram-se impressões sobre este tema tão emergente e que é tão característico do ensino em design na Lusíada, mas também do grupo de investigação 4 “Inovação, Design e Cultura (I)Material” do CITAD.

À grande adesão e participação presencial, que quase encheu o auditório com as turmas da licenciatura e mestrado em Design, juntaram-se várias pessoas online através da plataforma Microsoft Teams. O link da gravação na integra estará brevemente disponível no canal do YouTube da Universidade Lusíada.

Organização: Professora Doutora Benedita Camacho, Professor Mestre Bernardino Gomes, Professor Doutor Diogo Frias Riobom e Professora Doutora Maria João Barbosa.

 






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado