
A Engenharia e a sociedade em transição: digitalização, economia circular e energia foi o tema das XX Jornadas de Engenharia
No passado dia 24 de março, teve lugar na Universidade Lusíada de Famalicão, a XX edição das Jornadas de Engenharia, evento anual organizado pela Faculdade de Engenharias e Tecnologias, este ano dedicadas ao tema A Engenharia e a sociedade em transição: digitalização, economia circular e energia.
Este encontro de saberes, de reflexão e de debate, abordou os problemas das alterações climáticas e da sustentabilidade, da Economia Circular, da Transição Energética e Digital, com o intento de informar e partilhar experiências e boas práticas sobre os desafios tecnológicos, económicos e sociais que estes temas implicam e a perspetiva e atuação de empresas no processo de transição da sociedade em curso.
A sessão de abertura foi presidida pelo Vice-Chanceler da Universidade Lusíada, Prof. Doutor António José Moreira, e contou com a presença do Diretor da Faculdade de Engenharias e Tecnologias, Prof. Doutor Rui Silva, e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Prof. Doutor Mário Passos. Depois das palavras de boas vindas, o Vice-Chanceler, Prof. Doutor António José Moreira, saudou os presentes, felicitou a comissão organizadora pela iniciativa, agradeceu a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, bem como a participação das Escolas do Município na Mostra Tecnológica.
Seguiu-se o painel sobre os “Desafios tecnológicos atuais” que contou com as intervenções do João Peças Lopes, Diretor Associado do INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, da Helena Silva, Diretora Executiva do CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e da Luísa Magalhães, Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal. A moderação esteve a cargo de Mário Aguilar, Diretor Técnico CPA – Consultoria e Projetos de Ambiente, Lda.
O segundo painel moderado por Ricardo Costa, Presidente da Direção da AEMinho - Associação Empresarial do Minho abordou a “A perspetiva das empresas”, o qual contou com as intervenções do Bruno Silva, Diretor da Área de Economia Circular e Ambiente do PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, do Paulo Marques, Diretor Técnico da CaetanoBus, do Rui Oliveira, Diretor de Sistemas de Informação da Riopele e do Rui Abreu, Diretor Geral da Kortex.
No Dia da Engenharia, esteve patente no campus universitário, uma Mostra Tecnológica, que integrou uma exposição de projetos académicos dos estudantes das licenciaturas e mestrados em Engenharia e, de alunos das escolas secundárias e profissionais do Município de Famalicão, a qual foi visitada pelo Vereador da Educação e Ciência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Augusto Lima, de modo a conhecer o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino do Município.
A iniciativa tornou-se não só um espaço de disseminação dos trabalhos e projetos, mas também um local de partilha de conhecimentos, experiências e o fortalecimento do relacionamento entre alunos, professores, investigadores e demais participantes, bem como aproximar o ensino superior e o ensino secundário.
Marcaram presença na XX edição das Jornadas de Engenharia alunos e professores das Escolas D. Sancho I, Camilo Castelo Branco, Padre Benjamim Salgado, Cior, Forave e Didáxis. A APPACDM também marcou presença na iniciativa.
Reportagem Cidade Hoje
Reportagem Opinião Pública
Tweet