INDÚSTRIA 5.0 (2 HORAS)
Programa: Módulo de Introdução à Pós-Graduação cujo objetivo é o de contextualizar a Indústria 5.0 e os seus principais desafios e problemas derivados da total digitalização dos ativos físicos e na sua integração em ecossistemas digitais com os vários fornecedores da cadeia de valor.
Docente: Elizabeth Real de Oliveira
Doutora em Gestão pela University of Glamorgan, Reino Unido. Diretora da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa do Centro Universitário Lusíada – Norte. Investigadora integrada do COMEGI na área das Pessoas e Tecnologia. Colaborou em empresas como a Arthur Andersen (atual Deloite) e a Sonae Distribuição.
ESTRATÉGIA E AVALIAÇÃO (16 HORAS)
Programa: A estratégia irá definir todos os passos a seguir para que a empresa se torne digital. É necessário avaliar a atual maturidade digital e definir objetivos claros para os próximos anos; dar prioridade a medidas que irão trazer maiores benefícios à empresa; identificar os modelos de negócio mais atuais. Estratégias de co-inovação. Empresas industriais versus serviços.
Docente: Pedro Rodrigues
Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Rey Juan Carlos – Madrid; Mestre e Licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM); Professor Auxiliar na Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão e Porto); Investigador nas áreas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes no COMEGI.
LIDERANÇA E CULTURA (12 HORAS)
Programa: “Quando você achar óbvio, já é tarde”. A liderança da empresa deve estar alinhada e disposta a suportar e defender a abordagem a seguir. Empresas disruptivas possuem líderes disruptivos porque líderes disruptivos constroem e sedimentam organizações disruptivas. Pressupõe um alinhamento sistémico de propósito entre liderança e organização, abrangendo toda a cultura corporativa. Este módulo aborda conceitos da psicologia positiva, inteligência emocional e liderança estratégica, organizacional e situacional e tem como objetivo principal apresentar ações práticas de como liderar eficazmente na era das organizações exponenciais e da indústria 5.0.
Docente: Jorge Figueiredo
Doutor em Gestão pela Universidade de Vigo; Professor Auxiliar na Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão e Porto). Investigador do COMEGI na área dos Recursos Humanos.
COMUNICAÇÃO E SOCIAL MEDIA (16 HORAS)
Programa: De acordo com um estudo da Microsoft a capacidade de atenção de um peixe dourado é, em média, de nove segundos e a do ser humano é, hoje, 8 segundos. Comunicar eficazmente e nos meios adequados é hoje fundamental para as organizações. Neste módulo serão exploradas técnicas de comunicação e desvendados os segredos das redes sociais e como tirar o melhor partido destas ferramentas.
Docente: Joel Vaz
Doutor em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho, Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP. Professor Auxiliar na Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão e Porto). Atualmente lidera um projeto próprio na área da comunicação digital.
EMPLOYER BRANDING 360º NA ATRAÇÃO E GESTÃO DO TALENTO (20 HORAS)
Programa: Criar uma marca empregadora consistente é um dos objectivos de qualquer empresa. Quando se trata de atrair, desenvolver e reter talento, o Employer Branding é a força estratégica pois materializa o que uma organização tem para oferecer aos potenciais e atuais colaboradores. Este módulo ajuda a compreender como co-existir e captar talento em gerações muito diferenciadas (babyboomers, geração x, millenials e geração z).
Docentes: Paula Arriscado (Diretora da Divisão Corporativa Pessoas, Marca e Comunicação do Grupo Salvador Caetano) e Bianca Sousa (Coordenadora de Employer Branding, Grupo Salvador Caetano).
HUMAN-CENTRED DESIGN (12 HORAS)
Programa: O Design com o foco nas pessoas é um modelo de resolução de problemas onde as pessoas são parte do problema e da solução. Essencialmente, para desenhar produtos / serviços de sucesso é preciso que se crie com a intenção de resolver um problema ou melhorar um aspeto da vida do cliente (interno ou externo).
Docente: Pedro Teixeira
Partner and Human Engineer na Lemonworks e Human Engineer na Mindera. Licenciado em Psicologia pela Universidade Lusíada do Porto.
ACTIONABLE DATA INSIGHTS (16 HORAS)
Programa: Não é segredo que os negócios atualmente são data driven. Com o aumento exponencial dos dados e informação, torna-se imperativo conhecimento que permita entender a relação entre a ciência de dados e o Big Data, assim como as suas ferramentas. Actionable data insights irá fornecer aos participantes ferramentas e domínio das técnicas de big data analytics.
Docente: Paulo Ribeiro
Atualmente Head of Engineering na Farfetch. Engenheiro de Sistemas pela Universidade do Minho, passou por empresas como a Tlantic e a Sonae Distribuição.
CIBERSEGURANÇA E LEGISLAÇÃO (16 HORAS)
Programa: A evolução exponencial das tecnologias de informação e a quantidade de dados gerados de forma estruturada e não estruturada estão hoje a criar novos e constantes desafios às organizações e aos gestores. Neste módulo serão abordados os riscos inerentes à cibersegurança e proteção de dados, apresentadas soluções para mitigar os mesmos através das várias dimensões de gestão do ponto de vista de processos e de legislação.
Docente: Joaquim Machado
Diretor do Serviço de Infraestrutura Tecnológica e Segurança da Informação do Instituto Nacional de Estatística (INE). Licenciado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Lusíada de Lisboa e tem uma Pós-graduação em Software de Código Aberto pelo ISCTE.
MASTERCLASSES & CASE STUDIES (12 HORAS)
As sessões de masterclass e de case studies serão apresentadas por especialistas nos diversos tópicos do curso de Pós-Graduação.
Os participantes terão ainda a possibilidade de visitar o contexto empresarial de diversas organizações decorrendo a masterclass no seio das empresas nossas parceiras.