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PÓS-GRADUAÇÃO EM PESSOAS, MARCA E COMUNICAÇÃO

actualizado em 15 de Fevereiro de 2022

PÓS-GRADUAÇÃO EM PESSOAS, MARCA E COMUNICAÇÃO 


COORDENAÇÃO
Prof.ª Doutora Elizabeth Real de Oliveira 

APRESENTAÇÃO 
A indústria 5.0 é uma buzzword ou é uma realidade? As organizações encontram-se preparadas? O foco não é a tecnologia pois os desafios são voltados para as pessoas, dentro e fora da empresa. No sentido de avançar para a Indústria 5.0 é crucial que as organizações avancem com as suas capacidades digitais com uma abordagem passo-a-passo. Tal inclui ter uma estratégia, criar projetos-piloto iniciais, equacionar como podem melhor organizar a análise de dados, e desenvolver soluções completas de produtos e de serviços para os clientes (internos e externos).

A era digital coloca um conjunto de desafios às empresas para além da gestão dos dados e da informação. Estes desafios passam pela criação de uma cultura digital interna e a formação, comunicação interna e externa, bem como a gestão e atração de talento. As organizações vão ter de desenvolver conjuntos de competências digitais em torno de uma estratégia digital criativa, tecnologia e arquitetura, bem como design em termos da experiência do utilizador. Há também os desafios colocados pela cibersegurança, a perda de dados, a regulamentação e legislação, ou a privacidade dos dados.
 

OBJETIVOS 
Os principais objetivos desta Pós-Graduação são dotar os participantes com uma visão holística da indústria 5.0 e prepará-los para os seus desafios. Com uma abordagem eminentemente prática, os participantes terão a possibilidade de contactar com empresas e especialistas na matéria. 


DESTINATÁRIOS
 
Titulares de licenciaturas em Gestão, Economia, Marketing, Recursos Humanos, Contabilidade, Psicologia e Engenharia e outras áreas científicas próximas ou afins.
Os estudantes finalistas das respetivas licenciaturas poderão ser admitidos à frequência de unidades curriculares avulsas.


ENSINO E AVALIAÇÃO  
Ensino presencial e/ou online: exigida a presença em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular;
Regime de avaliação: Avaliação contínua com trabalhos e/ou exame final escrito em cada unidade curricular.


TITULAÇÃO 
A aprovação em todas as unidades curriculares desta Pós-Graduação confere o direito à emissão de um certificado de Pós-Graduado em Pessoas, Marca e Comunicação. Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, terão igualmente direito à emissão do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares. 
 

ESTRUTURA CURRICULAR / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
INDÚSTRIA 5.0 (2 HORAS)
Programa: Módulo de Introdução à Pós-Graduação cujo objetivo é o de contextualizar a Indústria 5.0 e os seus principais desafios e problemas derivados da total digitalização dos ativos físicos e na sua integração em ecossistemas digitais com os vários fornecedores da cadeia de valor.
Docente: Elizabeth Real de Oliveira
Doutora em Gestão pela University of Glamorgan, Reino Unido. Diretora da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa do Centro Universitário Lusíada – Norte. Investigadora integrada do COMEGI na área das Pessoas e Tecnologia. Colaborou em empresas como a Arthur Andersen (atual Deloite) e a Sonae Distribuição.

ESTRATÉGIA E AVALIAÇÃO (16 HORAS)
Programa: A estratégia irá definir todos os passos a seguir para que a empresa se torne digital. É necessário avaliar a atual maturidade digital e definir objetivos claros para os próximos anos; dar prioridade a medidas que irão trazer maiores benefícios à empresa; identificar os modelos de negócio mais atuais. Estratégias de co-inovação. Empresas industriais versus serviços.
Docente: Pedro Rodrigues
Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Rey Juan Carlos – Madrid; Mestre e Licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM); Professor Auxiliar na Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão e Porto); Investigador nas áreas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes no COMEGI.

LIDERANÇA E CULTURA (12 HORAS)
Programa: “Quando você achar óbvio, já é tarde”. A liderança da empresa deve estar alinhada e disposta a suportar e defender a abordagem a seguir. Empresas disruptivas possuem líderes disruptivos porque líderes disruptivos constroem e sedimentam organizações disruptivas. Pressupõe um alinhamento sistémico de propósito entre liderança e organização, abrangendo toda a cultura corporativa. Este módulo aborda conceitos da psicologia positiva, inteligência emocional e liderança estratégica, organizacional e situacional e tem como objetivo principal apresentar ações práticas de como liderar eficazmente na era das organizações exponenciais e da indústria 5.0.
Docente: Jorge Figueiredo
Doutor em Gestão pela Universidade de Vigo; Professor Auxiliar na Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão e Porto). Investigador do COMEGI na área dos Recursos Humanos. 


COMUNICAÇÃO E SOCIAL MEDIA (16 HORAS)
Programa: De acordo com um estudo da Microsoft a capacidade de atenção de um peixe dourado é, em média, de nove segundos e a do ser humano é, hoje, 8 segundos. Comunicar eficazmente e nos meios adequados é hoje fundamental para as organizações. Neste módulo serão exploradas técnicas de comunicação e desvendados os segredos das redes sociais e como tirar o melhor partido destas ferramentas.
Docente: Joel Vaz
Doutor em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho, Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP. Professor Auxiliar na Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão e Porto). Atualmente lidera um projeto próprio na área da comunicação digital.

EMPLOYER BRANDING 360º  NA ATRAÇÃO E GESTÃO DO TALENTO (20 HORAS)
Programa:  Criar uma marca empregadora consistente é um dos objectivos de qualquer empresa. Quando se trata de atrair, desenvolver e reter talento, o Employer Branding é a força estratégica pois materializa o que uma organização tem para oferecer aos potenciais e atuais colaboradores. Este módulo ajuda a compreender como co-existir e captar talento em gerações muito diferenciadas (babyboomers, geração x, millenials e geração z).
Docentes: Paula Arriscado (Diretora da Divisão Corporativa Pessoas, Marca e Comunicação do Grupo Salvador Caetano) e Bianca Sousa (Coordenadora de Employer Branding, Grupo Salvador Caetano).

HUMAN-CENTRED DESIGN (12 HORAS)
Programa: O Design com o foco nas pessoas é um modelo de resolução de problemas onde as pessoas são parte do problema e da solução. Essencialmente, para desenhar produtos / serviços de sucesso é preciso que se crie com a intenção de resolver um problema ou melhorar um aspeto da vida do cliente (interno ou externo).
Docente: Pedro Teixeira
Partner and Human Engineer na Lemonworks e Human Engineer na Mindera. Licenciado em Psicologia pela Universidade Lusíada do Porto.

ACTIONABLE DATA INSIGHTS (16 HORAS)
Programa: Não é segredo que os negócios atualmente são data driven. Com o aumento exponencial dos dados e informação, torna-se imperativo conhecimento que permita entender a relação entre a ciência de dados e o Big Data, assim como as suas ferramentas. Actionable data insights irá fornecer aos participantes ferramentas e domínio das técnicas de big data analytics.
Docente: Paulo Ribeiro
Atualmente Head of Engineering na Farfetch. Engenheiro de Sistemas pela Universidade do Minho, passou por empresas como a Tlantic e a Sonae Distribuição.

CIBERSEGURANÇA E LEGISLAÇÃO (16 HORAS)
Programa:  A evolução exponencial das tecnologias de informação e a quantidade de dados gerados de forma estruturada e não estruturada estão hoje a criar novos e constantes desafios às organizações e aos gestores. Neste módulo serão abordados os riscos inerentes à cibersegurança e proteção de dados, apresentadas soluções para mitigar os mesmos através das várias dimensões de gestão do ponto de vista de processos e de legislação.
Docente: Joaquim Machado
Diretor do Serviço de Infraestrutura Tecnológica e Segurança da Informação do Instituto Nacional de Estatística (INE). Licenciado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Lusíada de Lisboa e tem uma Pós-graduação em Software de Código Aberto pelo ISCTE.

MASTERCLASSES & CASE STUDIES (12 HORAS)
As sessões de masterclass e de case studies serão apresentadas por especialistas nos diversos tópicos do curso de Pós-Graduação.
Os participantes terão ainda a possibilidade de visitar o contexto empresarial de diversas organizações decorrendo a masterclass no seio das empresas nossas parceiras. 


DURAÇÃO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
 
A Pós-Graduação tem a duração de 122 horas e decorrerá entre o mês de outubro de 2022 e janeiro de 2023, dois dias por semana, em horário pós-laboral, sextas-feiras (18h30-21h30) e sábados (9h00-13h00).


PRAZOS 
Candidaturas: até de 30 setembro de 2022
Início previsto de aulas: 21 de outubro de 2022


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
■ Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada) 
■ Curriculum científico e académico 
■ Elementos de identificação do Cartão de Cidadão 
■ Uma fotografia (tipo passe)
■ Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web


+ Informações:
Instituto Lusíada de Pós-Graduações da Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão)
Telefone: 252 309 231
E-mail: paulass@fam.ulusiada.pt

O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão


OBS: Esta informação pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.






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