NOTÍCIAS - ArquivoVersão para Imprimir

LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL [PLANO DE ESTUDOS]

actualizado em 6 de Setembro de 2022


Director da Faculdade Secretária da Faculdade Coordenador da Licenciatura em Engenharia Civil
Prof. Doutor Rui Gabriel Araújo de Azevedo Silva Dr.ª Maria Belém Silva Pereira Prof. Doutor Artur Feio


Acreditada pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação (A3ES)

OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM
A Licenciatura em Engenharia Civil consagra diferentes valências, exigências normativas e profissionais, com o objectivo primário de permitir a empregabilidade e mobilidade dos seus Licenciados. O curso de Licenciatura em Engenharia Civil reveste carácter teórico e laboratorial fortes e rigorosos que permite dar resposta às solicitações nacionais e internacionais, que sugerem formações multifacetadas e orientadas para conhecimentos práticos, não descurando aspectos como capacidade de trabalho autónomo, ideias, problemas e soluções e comunicação de resultados. Este curso fornece uma formação abrangente, que procura dotar os estudantes de uma base sólida, rica nas Ciências Básicas e nas teorias que enformam os grandes domínios tradicionais da Engenharia Civil, colocando ênfase especial em matérias como a Mecânica dos Materiais, a Hidráulica e a Engenharia de Sistemas, tornando-o um profissional polivalente.

COMPETÊNCIAS
O ciclo de estudos da Licenciatura em Engenharia Civil envolve contextos e problemas alargados e multidisciplinares, colocando assim desafios aos alunos para aplicarem os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas. As principais actividades do Licenciado em Engenharia Civil situam-se, a nível de intervenção pública, no âmbito da construção de edifícios, vias de comunicação rodoviária e ferroviária, pontes e viadutos, aproveitamentos hidráulicos e obras de saneamento básico, enquanto que no domínio privado se direccionam sobretudo para edifícios de habitação, edifícios industriais e as variadas infra-estruturas. Este curso fornece uma formação abrangente, que procura dotar os alunos de uma base sólida, rica nas Ciências Básicas e nas teorias que enformam os grandes domínios tradicionais da Engenharia Civil, e por outro lado formação em matérias tão vastas como a Mecânica dos Materiais, a Hidráulica e a Engenharia de Sistemas, tornando-o um profissional polivalente.

SAÍDAS PROFISSIONAIS
A Licenciatura em Engenharia Civil visa conferir formação, qualificação e competências tendo por base um conjunto de Unidades Curriculares cujos objectivos específicos visam preparar profissionais para acompanhamento, execução, coordenação, fiscalização e controlo de projecto; Projectos de obras públicas, nomeadamente edifícios, vias de comunicação rodoviária e ferroviária, pontes e viadutos, aproveitamentos hidráulicos e obras de saneamento básico; Projectos de obras privadas, sobretudo edifícios de habitação, edifícios industriais e infra-estruturas.

PROVAS DE INGRESSO
Física e Química + Matemática

CONSELHO SOCIAL
Carlos Vieira de Castro |Elvira Fortunato | José Manuel dos Santos Fernandes | José Sousa | Rui Enes

PARCERIAS
 
 

PLANO DE ESTUDOS

Diário da República, 2.ª série — N.º 183 — 22 de Setembro de 2008 | Despacho n.º 23850/2008 (Plano de Estudos)

Diário da República, 2.ª série — N.º 169 — 3 de Setembro de 2014 | Aviso n.º 9896/2014 (Alteração ao Plano de Estudos)

Guião de Autoavaliação

Acreditação da A3ES


Índices de Empregabilidade

A Universidade Lusíada dando cumprimento ao Regime jurídico das instituições de ensino superior, assim como aos referenciais da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, para certificação dos sistemas internos de garantia da qualidade, procede de forma regular à recolha de informação e a estudos sobre a empregabilidade dos seus diplomados. Dados que, cruzados com as estatísticas disponíveis na Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), permitem às unidades orgânicas da Universidade conhecer o grau de empregabilidade e a trajectória profissional dos seus graduados.

Em específico, e relacionado com o presente curso, não é possível, com base numa amostra significativa e relevante, retirar conclusões sobre o seu índice de empregabilidade. Da mesma forma, recorrendo à informação disponibilizada pela DGEEC (InfoCursos), não existem dados estatísticos sobre o desemprego registado neste ciclo de estudos.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado