Universidade Lusíada de Vila Nova de FamalicãoVersão para Imprimir
 Newsletter nº 1
17 de Fevereiro de 2005
 
TítulosArquivo
 
  
Sessão Solene da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
 

“Missão: formar cidadãos”

Várias dezenas de alunos da Lusíada de Famalicão acabam de receber o diploma de curso. Mas além dos conhecimentos, a Universidade reclama ter procurado incutir-lhes um forte humanismo.

A Universidade Lusíada aposta na formação humana dos seus alunos e não apenas na preparação científica. Esta ideia marcou a entrega dos diplomas de curso aos licenciados do ano de 2003-2004 na Lusíada de Famalicão, uma cerimónia realizada no sábado, no grande auditório da Casa das Artes, um espaço que foi pequeno para acolher todas as pessoas, entre finalistas, familiares e convidados. Uma ex-aluna, Susana Fonseca, prestou o seu testemunho, dizendo que, dos anos que passou na Universidade, leva muito mais que os conhecimentos científicos. “Costumo dizer que na Lusíada tirei dois cursos: o de Contabilidade e o de acção social e formação pessoal. Aliás, e perdoem-me os professores e directores, mas mais que crescer profissionalmente, a Universidade ofereceu-me a possibilidade de crescer enquanto pessoa, ser humano preocupado com a sociedade e solidário para com os mais desfavorecidos e desprotegidos”, disse.
Susana é membro da AASUL, a associação de acção social da Universidade Lusíada, que leva a cabo várias campanhas de solidariedade a favor das crianças e famílias carenciadas do concelho, entre outras actividades. A jovem foi convidada pelo professor Martins da Cruz e por colegas a implantar a AASUL em Famalicão, há sete anos atrás, e diz que isso mudou totalmente a imagem que tinha da sociedade.

“Estamos a fazer o nosso caminho”
Este testemunho terá de resto influenciado o presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva (que detém a Lusíada), Martins da Cruz, que tomou a Susana como exemplo daquilo que espera que todos os alunos sejam. Até porque, segundo afirmou, a Lusíada procura dotar os alunos de um “humanismo profundo”: “A par da investigação e do ensino, do domínio do saber na área científica abrangida pelo respectivo curso, há uma profunda formação humana. É essa também a nossa preocupação.” Para Martins da Cruz, a Lusíada não é modelo para nenhuma instituição, mas também nenhuma é modelo para a Lusíada. “Estamos a fazer o nosso caminho e procuraremos cumprir uma missão: formar cidadãos”, concluiu, garantindo que a Fundação que dirige não faz da educação um negócio.
A entrega dos diplomas foi também aproveitada para formalizar o estabelecimento de protocolos de estágio com três entidades: a Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, a Casa do Professor e a Sage-Portugal.
A ministra da Ciência, Maria da Graça Carvalho, era esperada na cerimónia, mas acabou por não comparecer. Em sua representação esteve o Director-Geral do Ensino Superior, Mário Ferreira, que disse ser possível que no próximo ano lectivo já haja mestrados e doutoramentos na Lusíada de Famalicão.

in jornal Opinião Pública
 
A AASUL promove a sétima caminhada ao Santuário de Nossa Senhora Fátima
 
A AASUL promove a sétima caminhada ao Santuário de Nossa Senhora Fátima realizada em duas etapas:
1ª Dias 12 e 13 de Março;
2ª De 19 a 26 de Março.
Uma iniciativa promovida pela AASUL que proporciona o convívio e estimula a reflexão sobre os valores que devem prevalecer no mundo actual.
Durante mais de uma semana, os participantes atravessam diversas localidades, servindo a caminhada de mote para a reflexão, convívio, união e oração.
A chegada ao Santuário está prevista para o dia 25 (sexta-feira Santa) pelas 18 horas.
À chegada será realizada uma Via Sacra seguida de um jantar convívio com a presença do Presidente do Concelho Administração da Fundação Minerva, Prof. Dr. António Martins da Cruz e da Sra. Reitora da Universiadade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Profª. Doutora Rosa Moreira.
Para quem não possa fazer a caminhada a pé e pretenda participar do convívio, no dia 25 sairá um autocarro da Universidade (terão de fazer simplesmente a inscrição).
Desde já a AASUL faz o apelo a todos os professores, funcionários e alunos a participarem de uma forma ou de outra.

Para mais informação contactar a secretaria.
 
Semana da Física
 
A Faculdade de Engenharia da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão irá participar na Semana da Física que decorrerá de 21 a 25 de Fevereiro no Instituto Nun'Alvres. Com esta participação pretende-se expor e demonstrar fenómenos físicos de fácil compreensão em diferentes áreas de conhecimento da Física, através da realização de experiências.

A Física representa uma área muito importante na formação dos alunos nas licenciaturas em Engenharia Electrónica e Informática, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Têxtil, quer pelos conhecimentos que permite na compreensão de matérias de especialidade, quer pelo incentivo e agilização do raciocínio, em área de Mecânica, Fluidos, Calor e Electricidade.

Neste contexto, serão realizadas as seguintes experiências:

 
  1. Carril de ar – dispositivo onde é possível estudar os variados fenómenos associadas a colisões, quer elásticas quer inelásticas;
  2. Plano inclinado – dispositivo que permite estudar o deslizamento e o lançamento de objectos por um plano inclinado, assim como observar o tipo e decomposição de forças que actuam nos corpos;
  3. Tina de Ondas – dispositivo que permite estudar e observar a interferência de ondas, quer em torno de objectos quer por si só, o se aniquilamento ou ampliação.
 
Formação Contínua de Professores - Pós-graduação em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
 
O plano de Formação Contínua de Professores para 2005 integra um total de onze curso. Com períodos de duração que variam entre as 25 e as 70 horas, há cursos para as mais variadas áreas de conhecimento e actuação docente.

De forma geral, a maioria dos cursos tem como destinatários professores dos 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. O que não significa que o Plano de Formação de 2005 não contemple também cursos que têm como publico Educadores de Infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Isto porque além dos cursos voltados para a Matemática e outras ciências, também há cursos cujo o conteúdo programático visa o relacionamento entre pais e escola, adolescência, motivação e disciplina na sala de Aula.

O prazo de candidatura e selecção terminaram no dia 21 de Janeiro. Também os critérios de selecção foram os mesmo para todos os cursos. Assim, por ordem de prioridade foram inscritos docentes profissionalizados, em exercício de funções em estabelecimentos de ensino público; docentes profissionalizados, em exercício de funções em estabelecimentos de ensino particular ou cooperativo; e outros docentes. Em qualquer caso a selecção é feita com base na seguinte informação: Curriculum Vitae; proximidade da mudança de escalão; professores da área geográfica; e maior idade cronológica.

 
Formação Profissional - Curso a iniciar no dia 28-02
 
O Centro de Formação da Universidade Lusíada de V. N. de Famalicão, foi especialmente criado, tendo como missão, promover formação dirigida para vários públicos, formação essa que vá não só ao encontro da resposta a necessidades específicas desses públicos mas também a necessidades do mundo empresarial que nos rodeia.

Este permite, por isso, ser uma ferramenta aos dispor de pessoas e empresas, contribuindo para uma reestruturação e modernização da sua actividade nos domínios tecnológico, dos processos de trabalho e dos recursos humanos.

A iniciar o nosso Plano de Formação para 2005, com início a 28 de Fevereiro, temos um curso de "Formação em Informática", com 92 horas, destinado a activos empregados, e que visa  proporcionar aos participantes os conceitos fundamentais para a compreensão do funcionamento do computador, noções gerais à cerca das Tecnologias de Informação e das ferramentas informáticas Microsoft Office mais utilizadas.

 
Participação na Feira de Profissões - Esc. Sec. Valongo
 
Irá decorrer de 14 a 25 de Fevereiro, na Escola Secundária de Valongo, uma quinzena Cultural organizada por esta escola secundária, sob o tema "O Mundo em que vivemos".

Este evento tem como objectivo cativar os jovens em idade de escolha do seu futuro, a interessar-se pelas áreas tecnológicas de Electrónica e Informática.
Assim, a Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão irá participar nos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro expondo alguns trabalhos e conhecimentos destas áreas tecnológicas.

 

|
|

Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado