Projecto financiado pelo POPH, Programa Operacional Potencial Humano
Este projecto a que designamos de PIETRA_Projecto de Intervenção nas Equipas Técnicas de Reabilitação no Ave, tem como objectivo principal desenvolver acções de formação e sensibilização que visem a melhoria da qualidade e desempenho das organizações que prestam serviço às pessoas com deficiências e incapacidades.Pretende para isso promover e transmitir um conjunto de competências às equipas técnicas e direcções dessas organizações, contribuindo desta forma para o aumento das qualificações dos profissionais envolvidos neste sector, com consequências directas para a optimização do desempenho, modernização administrativa e avaliação dos serviços prestados de cada organização, motivando, dinamizando, envolvendo e orientando as pessoas para a melhoria do seu desempenho individual através da definição participada de objectivos, metas e indicadores.
DESTINATÁRIOS
Técnicos de Reabilitação Profissional que intervenham na área de abrangência das políticas integradas de habilitação e reabilitação profissional das pessoas com deficiências e incapacidades, e necessitem de adquirir e/ou actualizar conhecimentos e competências transversais ao processo de integração sócio-profissional destes públicos. São aqui considerados os profissionais que desempenham funções de:
- Quadros dirigentes e de chefia: Directores, Coordenadores da formação e outros;
- Formadores e Auxiliares de formação;
- Técnicos de Apoio à Inserção Profissional e/ou Técnicos de Acompanhamento à Formação e Emprego;
- Psicólogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Terapeutas e outros profissionais de reabilitação físico-funcional;
- Docentes especializados nas áreas de comunicação e linguagem;
- Docentes especializados em problemas graves da cognição e outros;
- Intérpretes e Formadores de Língua Gestual Portuguesa;
- Técnicos de Braille e Técnicos de Mobilidade;
- Técnicos de Formação de Centros de Formação;
- Técnicos afectos à reabilitação dos serviços públicos de formação e emprego e outros organismos mediadores do processo de integração sócio-profissional destes públicos.
São ainda destinatários das acções que fazem parte deste projecto, Profissionais que desempenhem funções ao nível do atendimento, caracterização e encaminhamento de pessoas com deficiências e incapacidades ou outras afins, preferencialmente titulares de bacharelato ou licenciatura, podendo em caso justificado serem integrados profissionais com o 12ºano de escolaridade. Podem ainda vir a ser aceites candidatos/as com outras funções se a informação contida no curriculum evidenciar que possuem preparação adequada e possibilidade de virem a intervir junto de instituições e públicos ligados à reabilitação. |
CONDIÇÕES DE ACESSO
Possuir uma Licenciatura, e em casos justificáveis o 12ºano.
REGALIAS
Certificado de Curso
Material didáctico de apoio
DOCUMENTAÇÃO PARA CANDIDATURA
Ficha de candidatura;
Cópias do Certificado de Habilitações, Bilhete de Identidade e nº de contribuinte;
Curriculum Vitae;
Declaração da entidade onde trabalha o candidato, onde conste informação alusiva ao trabalho com públicos portadores de incapacidades.
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Todas as acções decorrerão em horário pós-laboral. Serão recepcionadas candidaturas até 15 dias antes da data prevista para início dos cursos.
ACÇÕES DE FORMAÇÃO
Nome do Curso |
Unidade Curricular |
Carga horária |
Datas previstas |
Qualidade, Gestão e Avaliação em Entidades de Reabilitação
(PÓS-GRADUAÇÃO) |
Qualidade e Certificação |
25 |
11 de Setembro 2009 |
Sistemas de Avaliação de Desempenho |
25 |
Gestão e Avaliação de Projectos de Intervenção |
25 |
Sistemas de Higiene e Segurança e Ambiente nas organizações |
25 |
Sistemas de Informação e Comunicação |
25 |
A inclusão social e a Igualdade de oportunidades e género |
25 |
Projecto |
50 |
Gestão das Organizações Sociais
(PÓS-GRADUAÇÃO) |
Gestão das Organizações Sociais |
25 |
18 de Setembro 2009 |
A Economia Social |
25 |
Direito das Organizações Sociais |
25 |
As Organizações Sociais e a Actividade da Reabilitação |
25 |
Comportamento Organizacional e Marketing Social |
25 |
Qualidade e Certificação |
25 |
Projecto |
50 |
Técnicas de Aprendizagem Inclusivas
(ESPECIALIZAÇAO)
(Permite a renovação do CAP) |
Processos de aprendizagem de populações em exclusão |
25 |
23 de Setembro 2009 |
Metodologias de formação para públicos desfavorecidos |
25 |
Projecto |
25 |
Sistemas de Informação e Base de Dados em Equipamentos Sociais
(PÓS-GRADUAÇÃO) |
Sistemas de Informação e Comunicação |
25 |
2 de Outubro 2009 |
Bases de Dados |
25 |
Gestão de Projectos em Sistemas de Informação |
25 |
Planeamento de Sistemas de Informação |
25 |
Projecto |
50 |
ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO
Nome da Acção |
Temas a abordar / Objectivos |
Carga horária |
Datas previstas |
Sensibilização em Qualidade e Certificação |
A acção de sensibilização, Qualidade e Certificação, orientar-se-á por promover o debate e a reflexão sobre a qualidade e os sistemas de certificação nas instituições em geral e nas sociais em particular.
Pretende-se reunir um conjunto de experiências e reflexões práticas, associada a uma componente teórica de introdução à temática, que contribuam para melhorar o papel actual das organizações sociais do terceiro sector. |
8 |
18 e 19 Setembro 2009 |
A Liderança e a Gestão de Recursos Humanos nas Instituições Sociais |
Esta acção de sensibilização pretende sensibilizar os quadros das organizações que compõem o terceiro sector das diversas formas de liderança e gestão dos recursos humanos. Tentar-se-á promover a alteração de atitudes, transmitindo aos participantes um conjunto de ideias e ferramentas simples que promovam eficazmente e de uma forma positiva a liderança e a motivação dos recursos humanos daquelas instituições.
Focar-se-ão aspectos ligados aos sistemas de recompensas, ao trabalho em equipa e ao estudo das necessidades e expectativas. |
8 |
9 e 10 Outubro 2009 |
Os Equipamentos e a Legislação nas Organizações de Reabilitação |
Pretende-se com esta acção de sensibilização dar a conhecer aos técnicos das organizações que desenvolvem acções de reabilitação os equipamentos disponíveis e suas especificidades, assim como toda a legislação a eles inerente. |
8 |
23 e 24 Outubro 2009 |
Domótica ao Serviço das Pessoas com Mobilidade Condicionada |
A domótica trata de um conjunto de tecnologias e sistemas, que deverão funcionar de uma forma integrada permitindo o controlo e a gestão automática dos diferentes recursos, por exemplo de uma habitação.
Os objectivos propostos para esta acção de sensibilização são os seguintes: entender e explicar o conceito de Domótica, procurar exemplos de aplicação, explicar o conceito de Domótica, por onde pode evoluir esta área, em termos de segurança e melhoria do nível de vida para os cidadãos com mobilidade condicionada. Pretende-se dar um contributo para o aumento da autonomia e independência das pessoas com necessidades especiais. |
8 |
30 e 31 Outubro/2009 |
Cidadania e Políticas de Inclusão Social |
Nesta acção de sensibilização promover-se-á a partilha de experiências e opiniões sobre a intervenção social, a importância do conhecimento social para a intervenção, através da construção e exploração de indicadores sociais, e suas consequências no processo da inclusão.
Sobre o tema da Cidadania serão abordadas as questões relacionadas com a igualdade de oportunidades e diferença de género, a diferenciação sócio-cultural e estratégias de integração na sociedade, não esquecendo a problemática da cidadania activa e o aprofundamento da democracia na sociedade. Temáticas estas que serão muito direccionadas para os cidadãos, portadores de deficiência e necessidades especiais de educação.
Quanto às Políticas de Inclusão Social, pretende-se o debate sobre as questões relacionadas com a importância da sua existência e aplicação, quais os sentidos da inclusão, que metodologias existem de intervenção social, quais os seus pontos fracos, fortes e oportunidades. Ainda sobre a temática da inclusão social, propõe-se que seja discutida a importância do território na inclusão, o papel das redes sociais e dos projectos pela inclusão social. |
8 |
6 e 7 Novembro 2009 |
As Barreiras Arquitectónicas e as Acessibilidades |
As acessibilidades constituem uma condição essencial para o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência abrangendo, um conjunto muito diverso de realidades que vão desde as ajudas técnicas ao acesso aos edifícios. Sem acessibilidade, as pessoas com deficiência não podem ser autónomas, nem utilizar os bens e serviços existentes na sociedade para todos.
Pretendemos através da realização desta acção de sensibilização destacar a necessidade de planos de acção que obrigam as entidades públicas e privadas a garantir a acessibilidade nos espaços públicos, nos equipamentos colectivos e edifícios públicos, nos transportes, na informação e comunicação, incluindo as novas tecnologias de informação. |
8 |
13 e 14 Novembro/2009 |
Concepção e Planeamento de Projectos de Intervenção |
Cada vez mais nos debatemos com a importância da qualidade dos projectos nas mais diversas áreas. O peso da importância do projecto e da sua coordenação potencia consequências directas ou indirectas no seu sucesso – um bom projecto dá melhores garantias de sucesso, enquanto que um mau poderá ter consequências imprevisíveis no seu desenvolvimento, implicando muitas das vezes um marketing negativo para a instituição que o promove.
Esta acção de sensibilização tem por isso como objectivo principal possibilitar a compreensão de uma metodologia de gestão para homogeneizar o tratamento da informação no âmbito dos projectos. Conhecer e aplicar os instrumentos de apoio à concepção, planificação e gestão de projectos em geral e de intervenção em reabilitação em especial. Dar a conhecer as ferramentas informáticas existentes para melhorar os aspectos mencionados. |
8 |
20 e 21 Novembro 2009 |
Parcerias, Cooperação e Comunidades de Prática |
Com esta acção de sensibilização pretende-se disseminar boas práticas de parcerias e cooperação. Serão abordados os factores críticos de sucesso e/ou insucesso dessas parcerias.
Pretende-se fornecer uma visão compreensiva sobre a filosofia das abordagens em parceria, facilitando a compreensão e apropriação de técnicas e ferramentas de apoio a processos de trabalho em parceria. Pretende-se, igualmente, fornecer um espaço de consolidação de ideias, práticas a seguir no âmbito das parcerias, com base numa avaliação de experiências, dando-se destaque às metodologias do trabalho, de participação e de capacitação utilizadas nas parcerias. |
8 |
28 e 28 Novembro/2009 |
Planeamento, Gestão a Avaliação de Projectos de Reabilitação |
Esta acção de sensibilização visa fornecer aos participantes instrumentos básicos de modelos de planeamento, gestão e avaliação de projectos de reabilitação visando suprir uma lacuna que se prende com a falta de formação específica nestas áreas.
Espera-se, reforçar a cultura do planeamento e da avaliação na preparação e execução de projectos de intervenção social. A acção terá uma componente prática com base na experiência recolhida em programas de intervenção social, de modo a que a aprendizagem se faça de uma forma progressiva e contextualizada. |
8 |
11 e 12 Dezembro/2009 |
As TIC ao Serviço dos Cidadãos com Necessidades Especiais |
As Tecnologias de Informação e Comunicação são hoje em dia uma ferramenta básica para qualquer cidadão, mas podem ser mesmo vitais para aqueles que possuem necessidades especiais.
Existem hoje, no mercado várias soluções que permitem facilitar a vida e o dia a dia do cidadão portador de uma deficiência. Com esta acção de sensibilização pretendemos mostrar algumas dessas soluções, assim como criar um portfólio de instituições que podem ser procuradas para desenvolver tecnologias especialmente adaptadas a necessidades especiais. |
8 |
18 e 19 Dezembro/2009 |
PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE, GESTÃO E AVALIAÇÃO EM ENTIDADES DE REABILITAÇÃO
Competências principais a desenvolver
Competências de nível superior nas áreas da qualidade e certificação, avaliação de actividade e desempenho, gestão e avaliação de projectos de intervenção, inclusão social, associadas a outras de cariz mais transversal como a igualdade de oportunidades a higiene e segurança, o ambiente e os sistemas de informação. A unidade de formação a que designamos de “Projecto” constituirá uma oportunidade do formando aplicar o conhecimento adquirido durante a formação criando e gerando um recurso para a instituição na qual desenvolve a sua actividade.
Estrutura curricular (200 horas)
25 horas – Qualidade e Certificação
25 horas – Sistemas de Avaliação de Desempenho
25 horas – Gestão e Avaliação de Projectos de Intervenção
25 horas – Sistemas de Higiene e Segurança e Ambiente nas organizações
25 horas – Sistemas de Informação e Comunicação
25 horas – A inclusão social e a Igualdade de oportunidades e género
50 horas – Projecto
Data prevista para início:
11 de Setembro/2009
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
Competências principais a desenvolver
Competências de nível superior nas áreas da qualidade e certificação, princípios de gestão (marketing, direito, comportamento organizacional,…). A unidade de formação de “Projecto” constituirá uma oportunidade do formando aplicar o conhecimento adquirido durante a formação criando e gerando um recurso para a instituição na qual desenvolve a sua actividade.
Estrutura curricular (200 horas)
25 horas – Gestão das Organizações Sociais
25 horas – A Economia Social
25 horas – Direito das Organizações Sociais
25 horas – As Organizações Sociais e a Actividade da Reabilitação
25 horas – Comportamento Organizacional e Marketing Social
25 horas – Qualidade e Certificação
50 horas – Projecto
Data prevista para início:
18 de Setembro 2009
ESPECIALIZAÇÃO EM TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM INCLUSIVAS
(Permite a renovação do CAP)
Competências principais a desenvolver
Desenvolver competências no domínio pedagógico-didáctico, analisando sistemas formativos e práticas pedagógicas, reestruturando conceitos, aprofundando saberes, concebendo recursos didácticos através da reflexão e envolvimento em processos formativos e contextos de intervenção que incidam na análise de experiências e no aprofundamento de técnicas de aprendizagem inclusivas direccionadas especificamente para públicos desfavorecidos em risco de exclusão.
Estrutura curricular (75 horas)
25 horas – Processos de aprendizagem de populações em exclusão
25 horas – Metodologias de formação para públicos desfavorecidos
25 horas – Projecto
Data prevista para início:
23 de Setembro 2009
PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E BASE DE DADOS EM EQUIPAMENTOS SOCIAIS
Competências principais a desenvolver
Desenvolver competências no domínio dos sistemas de informação e das bases de dados, que possibilitarão ao formando o desenvolvimento de algum sistema ou ferramenta para a instituição onde trabalha, na unidade de formação a que designamos de “Projecto”.
Data prevista para início:
2 de Outubro 2009

INFORMAÇÕES: Universidade Lusíada Tel: 252 309 200 Fax: 252 376 363 www.fam.ulusiada.pt Secretaria de Alunos Centro de Formação paulass@fam.ulusiada.pt lilianasilva@fam.ulusiada.pt
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