CURSO BREVE DE INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS COM PYTHON PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA [2025/2026]
CURSO BREVE DE INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS COM PYTHON PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA [2025/2026]
COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
Vítor Pereira, Prof. Doutor
OBJETIVOS
São objetivos do curso:
• Integrar o uso da programação em Python no ensino da Matemática.
• Facilitar a compreensão de conceitos matemáticos através de ferramentas computacionais.
• Alinhar as atividades com o Programa e Metas Curriculares de Matemática.
No final do curso os professores estarão capacitados a utilizar o Python como uma ferramenta didática, enriquecendo o ensino da Matemática e promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa.
DESTINATÁRIOS
O Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário.
ESTRUTURA CURRICULAR / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1: Introdução ao Python (4 horas)
• Objetivos:
o Familiarizar os participantes com a linguagem Python.
o Compreender a instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento.
• Conteúdo:
o O que é o Python e suas aplicações.
o Configuração do ambiente de desenvolvimento.
o Sintaxe básica, operadores e estruturas de controlo.
• Atividade:
o Criação dos primeiros programas em Python.
Módulo 2: Matemática e Python (6 horas)
• Objetivos:
o Explorar conceitos matemáticos usando o Python.
o Aplicar o Python para resolver problemas matemáticos.
• Conteúdo:
o Números, operações e funções.
o Gráficos e visualizações com Matplotlib.
o Resolução de equações e sistemas.
• Atividade:
o Projetos de mini-puzzles matemáticos usando Python.
Módulo 3: Alinhamento com o Programa Curricular (8 horas)
• Objetivos:
o Relacionar as atividades com as Metas Curriculares de Matemática.
o Desenvolver atividades práticas que atendam ao currículo.
• Conteúdo:
o Análise das Metas Curriculares de Matemática (ensino básico e secundário).
o Exemplos práticos de como integrar Python em tópicos curriculares (ex: geometria, estatística, álgebra).
• Atividade:
o Criação de atividades curriculares que utilize Python.
Módulo 4: Avaliação e Feedback (2 horas)
• Objetivos:
o Avaliar a aprendizagem dos participantes.
o Promover a troca de experiências e sugestões.
• Conteúdo:
o Discussão sobre as dificuldades e vantagens do uso de Python no ensino.
o Apresentação de projetos desenvolvidos pelos participantes.
• Atividade:
o Avaliação prática das atividades desenvolvidas e feedback em grupo.
METODOLOGIA E RECURSOS
Metodologia:
• Aulas expositivas e práticas.
• Trabalhos individuais e em grupo e discussão em sala.
• Utilização de projetos para aplicação dos conceitos.
Recursos Necessários:
• Laboratório de Informática com computadores.
• Projetor e material didático impresso.
TITULAÇÃO
A frequência e conclusão do curso confere o direito à emissão de um Certificado de Curso Breve em Programação em Python para o ensino da Matemática.
DURAÇÃO, HORÁRIO E LOCAL DE FUNCIONAMENTO
Duração: 20 de horas
Candidaturas (última fase): até 26 de setembro de 2025
Início previsto de aulas: 3 outubro de 2025
Horário de funcionamento: pós-laboral (1 dia/semana, no horário 18.00-22.00 horas)
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
° Cópia do Certificado de Habilitações
° Curriculum científico e académico
° Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia
° Ficha de candidatura (obter)
+ Informações:
Telefone: 252 309 231
E-mail: paulass@fam.ulusiada.pt
O processo de candidatura deverá ser enviado para:
OBS: Esta informação pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.
Tweet