NOTÍCIAS - Cursos

CURSO BREVE DE INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS COM PYTHON PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA [2025/2026]

actualizado em 18 de Março de 2025

CURSO BREVE DE INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS COM PYTHON PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA [2025/2026]


COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
Vítor Pereira, Prof. Doutor


OBJETIVOS
São objetivos do curso:
•    Integrar o uso da programação em Python no ensino da Matemática.
•    Facilitar a compreensão de conceitos matemáticos através de ferramentas computacionais.
•    Alinhar as atividades com o Programa e Metas Curriculares de Matemática.
No final do curso os professores estarão capacitados a utilizar o Python como uma ferramenta didática, enriquecendo o ensino da Matemática e promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa.

DESTINATÁRIOS

O Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário.


ESTRUTURA CURRICULAR / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Módulo 1: Introdução ao Python (4 horas)

•    Objetivos:
o    Familiarizar os participantes com a linguagem Python.
o    Compreender a instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento.
•    Conteúdo:
o    O que é o Python e suas aplicações.
o    Configuração do ambiente de desenvolvimento.
o    Sintaxe básica, operadores e estruturas de controlo.
•    Atividade:
o    Criação dos primeiros programas em Python.

Módulo 2: Matemática e Python (6 horas)
•    Objetivos:
o    Explorar conceitos matemáticos usando o Python.
o    Aplicar o Python para resolver problemas matemáticos.
•    Conteúdo:
o    Números, operações e funções.
o    Gráficos e visualizações com Matplotlib.
o    Resolução de equações e sistemas.
•    Atividade:
o    Projetos de mini-puzzles matemáticos usando Python.


Módulo 3: Alinhamento com o Programa Curricular (8 horas)
•    Objetivos:
o    Relacionar as atividades com as Metas Curriculares de Matemática.
o    Desenvolver atividades práticas que atendam ao currículo.
•    Conteúdo:
o    Análise das Metas Curriculares de Matemática (ensino básico e secundário).
o    Exemplos práticos de como integrar Python em tópicos curriculares (ex: geometria, estatística, álgebra).
•    Atividade:
o    Criação de atividades curriculares que utilize Python.

Módulo 4: Avaliação e Feedback (2 horas)
•    Objetivos:
o    Avaliar a aprendizagem dos participantes.
o    Promover a troca de experiências e sugestões.
•    Conteúdo:
o    Discussão sobre as dificuldades e vantagens do uso de Python no ensino.
o    Apresentação de projetos desenvolvidos pelos participantes.
•    Atividade:
o    Avaliação prática das atividades desenvolvidas e feedback em grupo.


METODOLOGIA E RECURSOS
Metodologia:
•    Aulas expositivas e práticas.
•    Trabalhos individuais e em grupo e discussão em sala.
•    Utilização de projetos para aplicação dos conceitos.


Recursos Necessários:
•    Laboratório de Informática com computadores.
•    Projetor e material didático impresso.


TITULAÇÃO

A frequência e conclusão do curso confere o direito à emissão de um Certificado de Curso Breve em Programação em Python para o ensino da Matemática.


DURAÇÃO, HORÁRIO E LOCAL DE FUNCIONAMENTO
Duração: 20 de horas
Candidaturas (última fase): até 26 de setembro de 2025
Início previsto de aulas: 3 outubro de 2025
Horário de funcionamento: pós-laboral (1 dia/semana, no horário 18.00-22.00 horas)


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
° Cópia do Certificado de Habilitações
° Curriculum científico e académico
° Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia
° Ficha de candidatura (obter)

+ Informações:

Instituto Lusíada de Pós-Graduações da Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão)
Telefone: 252 309 231
E-mail: paulass@fam.ulusiada.pt

O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão


OBS: Esta informação pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.