NOTÍCIAS - Cursos

PÓS-GRADUAÇÃO EM INTERNACIONALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS [2025/2026]

actualizado em 17 de Março de 2025

PÓS-GRADUAÇÃO EM INTERNACIONALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS [2025/2026]


COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
Prof. Doutor Carlos Martins
Prof. Doutor Joel Vaz

APRESENTAÇÃO
Nas últimas décadas, a globalização tem influenciado as atividades produtivas e económicas em todos os países, através da expansão dos mercados e a liberalização comercial, resultando num crescimento significativo das relações comerciais (Scala).
Contudo, enquanto as barreiras para o estabelecimento de negócios internacionais foram reduzidas, houve um acirramento da concorrência, consequentemente, as empresas necessitam aproveitar melhore as oportunidades e procurar maximizar os seus resultados no mercado.
Perante este cenário, existe a necessidade de enfrentar complexos desafios na criação e gestão de negócios internacionais, entre os quais Christopher (2011) destaca: o primeiro, associado ao fato dos mercados mundiais não serem homogéneos, uma vez que estes exigem diferentes produtos de acordo com as regiões; e, o segundo, associado à complexa logística e à gestão da cadeia de abastecimento, as quais são influenciadas por diversos fatores (tais como, aumento da oferta, menores ciclos de vida do produto, crescimento dos mercados e do número de canais de comercialização), impactando diretamente os custos.
Em síntese, para melhorar o crescimento económico e a competitividade de um país no comércio internacional é fundamental melhorar o seu desempenho logístico. Além disso, uma empresa que deseje internacionalizar os seus negócios, deverá recorrer à análise de indicadores como o LPI (Logistic Performance Indicator), visto que o desempenho logístico contribui diretamente nos resultados das organizações globais e para o alcance de níveis mais elevados de produtividade.
Esta pós-graduação, realizada conjuntamente com o AICEP (Associação Internacional das Comunidades de Expansão Portuguesa / Portugal global), pretende dotar os estudantes de ferramentas teóricas e práticas, abrangendo todas as áreas fulcrais do processo de internacionalização tradicional e digital, integrando casos de estudos reais, experiência prática dos docentes / oradores, ao qual se junta um corpo docente de relevo que atua diretamente em cada uma das áreas definidas e seminários com especialistas em temas emergentes  e relevantes no processo de internacionalização.

OBJETIVOS
Nesta pós-graduação pretende-se atingir os seguintes objetivos:
1.    Fundamentar a importância crescente da internacionalização no contexto dos negócios em ambientes digitais, e o impacto na logística moderna;
2.    Aprofundar os novos conhecimentos na Era Digital, nos sistemas de distribuição online e offline (Omnichannel);
3.    Disponibilizar os procedimentos necessários para executarem as operações administrativas e os formatos de pagamentos, em departamentos de importação e exportação.

DESTINATÁRIAS/OS
Licenciados em Gestão, Marketing ou outras áreas (Arquitetura, Design, Economia) que pretendam aprofundar conhecimentos relacionados com a internacionalização de negócios, e outros licenciados responsáveis de Departamentos Comerciais, Diretores Gerais e responsáveis por Business Growth que pretendam expandir as suas operações noutros mercados;

ENSINO, METODOLOGIA E AVALIAÇÃO
Inscrição: é possível a inscrição na totalidade da pós-graduação ou em módulos individuais.

Ensino: O curso será ministrado na Universidade Lusíada com possibilidade de os estudantes frequentarem a distância. Serão propostas diversas temáticas para seminários que resultarão para além dos temas enunciados, dos interesses dos estudantes e da dinâmica da pós-graduação, em 4 seminários efetivos com a duração individual de 2h. As sessões serão constituídas por componentes teóricas e práticas (cases studies) consoante os conteúdos.

Avaliação: No final do curso os estudantes deverão elaborar e apresentar um Projeto final de entrada num mercado internacional. A frequência de módulos individuais não compreende avaliação.

TITULAÇÃO
A presença efetiva (presencial ou online) mínima de 70% das aulas de cada módulo e a apresentação e aprovação no Projeto final conferem o direito à emissão de um certificado de conclusão.
No caso de inscrição em módulos individuais, a presença em, pelo menos, 70% das aulas do módulo respetivo, confere o direito à emissão de um certificado de frequência desse módulo.

ESTRUTURA CURRICULAR/ CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

MÓDULO

HORAS

DOCENTE

M1. Fundamentos de Negócios Internacionais

4

Prof. Doutor Paulo Ramos

M2. Avaliação de Clientes e Mercados Internacionais

12

José Manuel Fernandes (AICEP)

M3. Vender em Mercados Internacionais

6

Dr. José Carlos Pereira

M4. Business Intelligence

4

Prof. Doutor Quintela (AICEP)

M5. Procedimentos de Importação / Exportação

10

Dra. Maria Céu Lopes

M6. Seguros e Meios de Pagamento Internacionais

8

Dra. Maria Céu Lopes

M7. Logística Internacional

4

Prof. Doutora Ângela Silva

M8. Fiscalidade Internacional

8

Dr. Sílvio Varandas 

M9. Projeto de Entrada num Mercado

6

Prof. Doutor Carlos Martins

M10. e-Commerce e e-Marketplaces Internacionais 

10

Prof. Doutor Joel Vaz

M11. Social Media e Networking Digital
Social Media e Networking Digital

4

Dr. André Barbosa

M12. Omnichanel: Sistemas de Distribuição online e offline

6

Prof. Doutor Pedro Rodrigues

Seminários
- Internacionalização de Moda (Portugal Têxtil)
- Internacionalização Vinhos ()
- Internacionalização Turismo (Turismo de Portugal)
- Internacionalização Metalomecânica (AIMMAP)
- Internacionalização Calçado (APICCAPS)
- Economia Circular (Isabel Cantista)
- Mercado Asiático (AICEP)
- Mercado Africano (AICEP)
- Mercado Sul Americano (AICEP)
- Mercado Norte Americano (AICEP)
- Mercado Europeu (AICEP)

8
(2h por seminário)
4 seminários em função do público-alvo

AICEP Local representatives;
Empresários;
Case studies
4 seminários em função do público-alvo

TOTAL

90

 


CORPO DOCENTE
Prof. Doutor Paulo Ramos
Doutorado em Ciências Empresariais FEP-UP, MSc Marketing & Product Managment pela Cranfield University, UK, Lic. Relações Internacionais, UM. Professor auxiliar na Universidade Lusíada. Professor convidado na Universidade Católica Portuguesa (ESB, UCP-Braga e Católica Lisbon). Investigador do CBQF da UCP-ESB e do COMEGI, UL. Foi professor convidado nas seguintes instituições: ISM (Alemanha), ULBRA (Brasil), FC-UP, ISA- U. Nova de Lisboa e IPVC. Membro do editorial board do Journal of Organizational Studies and Innovation. Prémio “Best short communication in Economy and Law” no XXIV OIV World Congress, 2011. Foi avaliador e consultor da CCDRN. Tem mais de 23 artigos internacionais com revisão de pares, 26 participações em conferencias, 14 capítulos de livros e 3 participações como keynote speaker em 3 conferencias internacionais. Orientou 4 teses de doutoramento e mais de 25 mestrados. Colaborador em projetos nacionais e internacionais: AWBR Research Study: Wine Consumption during Covid-19 2020-21. ModelMeat. Modelo de Apoio à Competitividade dos Agentes da Fileira da Produção Animal Extensiva. Terraprima, CBQF ESB-UCP. CVRDão 2019-20: Plano de Acção para a Região Vitivinícola do Dão, Medida 8 do Programa AGRIS, 2006. AESBUC 2003: Estudo do Consumidor Português de Vinhos. ESB-UCP,2006. Foi Product e Category Manager no retalho discográfico, e Gestor de Marketing no sector têxtil. É atualmente Gestor e Diretor de Empresas com experiência na internacionalização da área de vinhos.

Professor Doutor Carlos Martins
Concluiu o Doutoramento em Gestão em 2012 pelo(a) Universidade Lusíada de Lisboa. É Mestre em Gestão em 1993 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão e Licenciatura em Gestão e Administração Pública em 1984 pelo Instituo Superior de Ciências Sociais e Políticas. Carlos Martins é docente na Universidade Lusíada Porto e Investigador Sénior no COMEGI – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Engenharia Industrial na mesma instituição. Desenvolve ainda atividade profissional como Consultor de Empresas (Estratégia e Mkt/Vendas) em Carlos Costa Martins Lda e é Professor Auxiliar no Instituto Politécnico da Maia. Publicou três capítulos de livros e artigos científicos com foco em estratégia, modelos de negócios, marketing estratégico, mapas estratégicos e balanced scorecard.

Dr. José Carlos Pereira
Licenciado em Engenharia pela UCP. MBA pela ESADE.

Prof. Doutor José Manuel Fernandes
Licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM; Pós-Graduação em Marketing Digital na FEUP; Pós-Graduação em Sales Management no IPAM; Executive Master in International Business na PBS; Market Manager Central and South America, Middle East and Asia Export Markets at SUMOL+COMPAL.

Prof. Doutor Pedro Rodrigues
Professor Auxiliar do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada Lisboa; investigador no Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI), nas áreas de marketing, sustentabilidade e gestão de territórios.  Com experiência empresarial de 22 anos no setor das tecnologias, desenvolve hoje atividade empresarial, como empresário e consultor, e também na academia enquanto docente e investigador. Doutorado em Ciências Empresariais pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid, Licenciado e Mestre em Gestão de Marketing, docente nas áreas da Gestão, Marketing e Estratégia, A par da atividade académica desenvolve ainda atividade enquanto empresário no apoio à gestão de incentivos financeiros, projectos, bem como consultor em gestão e marketing em diversas empresas e organizações empresariais.  

Prof. Doutor Hélder Quintela
Hélder Quintela é atualmente Delivery Manager na NTT Data Portugal em projetos de dados e Inteligência Artificial, e lidera a área de projetos internacionais de Data. Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, é professor convidado do IPCA nas áreas de base de dados, big data, e gestão de projeto, coordenando o curso Executivo de Inteligência Artificial. Com experiência profissional nas áreas de Business Intelligence e IA, é atualmente Presidente da Assembleia Geral e membro da Comissão Científica da Associação Portuguesa de Business Intelligence, e colaborador da revista DigitalInside.pt onde produz o podcast “Dados à conversa”. As áreas de foco do Hélder incluem engenharia e governação de dados, sistemas analíticos, IA.

Dra. Maria do Céu Lopes
Licenciada em Direito UP. PG Relações Económicas Internacionais U. Minho. Especialista em empresas de transporte internacional e empresas transitarias.

Dra. Ângela Silva
Licenciada em Engenharia Industrial, Universidade do Minho; Mestre em Eng. Industrial. Doutoramento em Engenharia e Sistemas de Produção, U. Minho. Professora U. Minho.

Prof. Doutora Isabel Cantista
Doutorada em Gestão da Inovação pela Universidade de Sheffield (UK). Diretora da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada; é investigadora no COMEGI. Os seus interesses de investigação estão focados com a inovação que promova a sustentabilidade, com uma ênfase em tendências de consumo, novas tecnologias e novos modelos de negócio, tendo publicado artigos científicos e livros centrados no setor têxtil e Moda. Criou em 2008 a conferência internacional Global Fashion Conference, uma marca registada da União Europeia. Esta conferência tem um âmbito pluridisciplinar e posiciona-se como a única baseada no conceito de sistema setorial de inovação abrangendo as áreas de Economia e Gestão, Aspetos legais e regulamentares, Finanças Sustentáveis e Educação. Antes de abraçar a carreira académica Isabel Cantista assumiu durante mais de uma década funções de Direção no Grupo Sonae.

Prof. Doutor Joel Vaz
Doutorado em Marketing e Estratégia pelo consórcio das Universidades do Minho, Aveiro e Beira Interior; Pós-Graduado em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Universidade Lusíada; Mestre em Marketing pela Universidade Lusíada; Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP; Finalista na Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Informática pela Universidade Lusíada. Professor auxiliar na Universidade Lusíada, e professor convidado no IPCA, é também Investigador Sénior no COMEGI – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Engenharia Industrial da Universidade Lusíada, onde é responsável por projetos de investigação em marketing digital. Fundou e é CEO da empresa Seajure. Em termos empresariais desenvolveu a sua atividade empresarial no Grupo Cães de Pedra, durante oito anos, tendo sido Head of eCommerce das marcas Lion of Porches e Decenio.

Dr. André Barbosa
Licenciado em Marketing e em Gestão pela Universidade Lusíada Norte.
É o fundador da Aero Agency, uma agência de gestão de publicidade online especializada em ajudar negócios online a escalar suas vendas através de publicidade online em canais como Meta (Facebook e Instagram Ads) e Google Ads. Com uma formação acadêmica sólida e experiência empreendedora, André desempenha um papel fundamental na condução do sucesso e crescimento de diversos negócios por meio de estratégias de atração e conversão através de publicidade online.

Dr. Sílvio Varandas
Licenciatura Universidade Católica Portuguesa; Pós-Graduação na Universidade do Minho: Mestrado Universidad Isabel I; Gestor Aduaneiro do Comércio Internacional na Autoridade Tributaria e Aduaneira.


DURAÇÃO, HORÁRIO E LOCAL DE FUNCIONAMENTO
O curso tem um total de 90 horas.
Horário de funcionamento do curso: Regime pós-laboral (presencial ou online), às terças e quintas-feiras, das 18:00 às 22:00 horas
Centro Universitário Lusíada – Norte, Campus do Porto e de Vila Nova de Famalicão

A pós-graduação prolonga-se por 12 semanas, interrompendo-se a lecionação em períodos de férias.


PRAZOS DE CANDIDATURA E INSCRIÇÃO
Candidaturas até 30 de setembro de 2025
Início previsto do curso:  outubro de 2025
A abertura da pós-graduação depende de um número mínimo de participantes na pós-graduação.


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Cópia do Certificado de Habilitações
2. Curriculum vitae
3. Elementos de identificação constantes do cartão de cidadão e uma fotografia
4. Ficha de candidatura (obter)
 

+ Informações:
Instituto Lusíada de Pós-Graduações da Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão)
Telefone: 252 309 231
E-mail: paulass@fam.ulusiada.pt

O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão


OBS: Esta informação pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.