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Lusíada reforça compromisso com o meio ambiente através da campanha da EPAL de consumo de água da torneira

Lusíada reforça compromisso com o meio ambiente através da campanha da EPAL de consumo de água da torneira

actualizado em 28 de Junho de 2024

A Universidade Lusíada assumiu, no dia 20 de junho de 2024, o compromisso de adesão à campanha da EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.) de defesa e promoção do consumo de água da torneira, através de uma cerimónia, na Casa Nobre de Lázaro Leitão Aranha (Reitoria da Universidade Lusíada), que contou com a presença do Presidente Executivo do Conselho de Administração da EPAL, o Mestre Eng. Carlos Manuel Martins, e do Professor Doutor Ricardo Leite Pinto, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva / Universidade Lusíada. A EPAL entregou, simbolicamente, exemplares da "Lisbon tap water bottle", uma garrafa que apresenta um design moderno, sóbrio e de fácil manuseamento.


Estiveram, ainda, presentes representantes do Núcleo Thirst Project da Universidade Lusíada (Lisboa), Duarte Guerreiro Matias Rodrigues Monteiro e Eva Catarina Barreiro Peixinho, estudantes do 3.º ano da licenciatura em Direito, um projeto de dimensão nacional cuja missão é "[...] criar uma geração de jovens portugueses socialmente conscientes que ajude a acabar com a crise mundial de água [...]". (fonte: Thirst Project Portugal).

A EPAL, reconhecendo a Universidade Lusíada (Lisboa) como "[...] um emblemático estabelecimento de ensino universitário da capital, [aplaude] o reforço do seu compromisso para com o consumo sustentável de água da torneira nas suas áreas comuns, disponibilizando-a nos espaços partilhados por estudantes, professores, investigadores, entre outros públicos [...]". Assim, a empresa entregou, simbolicamente, exemplares da Lisbon tap water bottle, a "garrafa da água da torneira", que apresenta um design moderno, sóbrio e de fácil manuseamento "[…] que vai conquistar qualquer ambiente onde esteja presente […], pensada especialmente para espaços onde são realizadas conferências, seminários, formações e encontros, pretendendo apoiar as diversas entidades que recebem participantes dos mais diversos países para eventos profissionais, académicos, culturais e lúdicos." É uma peça do Depósito da Marinha Grande que "[…] reflete uma escolha amiga do ambiente, sensibilizando para o consumo sustentável de água da rede pública, um bem de excelência que cumpre os mais rigorosos padrões de qualidade nacionais e internacionais […]".

A empresa é a maior e a mais antiga estrutura de abastecimento nacional, fornecendo água a cerca de três milhões de pessoas. É responsável pela distribuição na cidade de Lisboa, a cerca de 350 mil clientes, e ainda a 34 municípios, assegurando a todos o abastecimento de uma água de qualidade. No âmbito da sustentabilidade ecológica "[…] implementou uma campanha de sensibilização para a promoção da água da torneira, na qual convida entidades públicas e privadas de Lisboa a aceitarem o desafio do consumo, em exclusivo, de água da rede pública nas suas instalações [...]".

A iniciativa – "Beba água da EPAL com segurança e satisfação!" – pretende afirmar "[…] a excelência da água fornecida pela EPAL, representando uma opção ecológica e económica […]". Reitera-se que, "[...] beber água da torneira é um gesto que traz consigo uma mensagem de sustentabilidade ambiental, [para] além de traduzir um desafio à mudança para comportamentos mais ecológicos, reflete a confiança nas infraestruturas e na tecnologia do país, contribuindo para um futuro ambientalmente mais responsável [...]".

A água que abastece Lisboa é de origem superficial, captada no Rio Zêzere, na albufeira de Castelo do Bode e no Rio Tejo – Valada Tejo e, de origem subterrânea, em Alenquer, Lezírias e Ota. O tratamento, das águas superficiais, é feito nas ETA de Asseiceira e de Vale da Pedra; as águas subterrâneas, são desinfetadas por adição de cloro, um processo que é realizado para garantir a qualidade microbiológica da água em todo o seu percurso.

A preocupação da EPAL com a qualidade da "sua" água verifica-se mediante um controlo diário, "[…] através de equipamentos de monitorização em contínuo instalados em pontos estratégicos do sistema de abastecimento, bem como através de análises laboratoriais realizadas por técnicos qualificados e com recurso a tecnologia avançada." Os resultados destas análises estão disponíveis e acessíveis ao público por meio de consulta on-line (divulgação de dados da qualidade da água) e através da aplicação H2O Quality.