
UNIVERSIDADE LUSÍADA - NORTE | V.N. DE FAMALICÃO
Com mais de três décadas de existência, a Universidade Lusíada de V.N. de Famalicão, sempre fiel aos seus princípios fundamentais, o ensino de qualidade e de rigor, orgulha-se do prestígio alcançado e, principalmente, da excelência do ensino ministrado, do contributo dado ao país na formação universitária, da produtividade científica e da qualidade dos serviços prestados. Sempre fiel aos seus princípios fundamentais, o ensino de qualidade e de rigor, a Universidade orgulha-se do prestígio alcançado e, principalmente, da excelência do ensino ministrado, do contributo dado ao país na formação universitária, da produtividade científica e da qualidade dos serviços prestados.
A implantação da Universidade Lusíada em Vila Nova de Famalicão aconteceu em 17 de junho de 1989, iniciando a sua vocação nacional com a abertura de Cursos de Licenciatura em seis áreas científicas. A cidade de Vila Nova de Famalicão entrou assim no reduzido número de cidades portuguesas que contavam com Universidade própria.
Instalada no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, no Edifício da Lapa, antigo hospital, e posteriormente liceu da cidade, a Universidade mantém de forma exemplar a preservação do património cedido pela edilidade e adequando à medida das necessidades os espaços adstritos ao seu funcionamento. Como instituição de Ensino Superior, o campus universitário, embora mantenha a traça original do património edificado, é composto por seis edifícios.
Ao longo dos 30 anos de existência, a Universidade Lusíada em Famalicão, sempre fiel aos seus princípios fundamentais, o ensino de qualidade e de rigor, orgulha-se do prestígio alcançado e, principalmente, da excelência do ensino ministrado, do contributo dado ao país na formação universitária, da produtividade científica e da qualidade dos serviços prestados.
O ensino prossegue uma pedagogia centrada no processo de aprendizagem dos estudantes, estimulando a capacidade de iniciativa, pesquisa e de autoaprendizagem. O projeto educativo promove o desenvolvimento dos seus estudantes, preparando-os como pessoas, como cidadãos e como profissionais capazes de se integrarem no mundo do trabalho e intervirem na sociedade de forma equilibrada, com uma formação humanista, crítica e reflexiva, que coloquem a ciência e a técnica sempre ao serviço do homem, colaborando através dos conhecimentos adquiridos na Universidade para a construção de um mundo melhor, baseando-se no respeito dos valores humanos e das exigências da justiça.
Hoje, num mundo confrontado com vertiginosas transformações de âmbito social e económico, a sociedade exige profissionais com elevado nível cultural, científico e técnico que só a formação superior pode proporcionar. E as Universidades Lusíada, querendo responder a essas exigências, bem como satisfazer legítimas aspirações de realização pessoal, não poderiam defraudar as expectativas de quem as vem procurando. Por isso, para as Universidades Lusíada a formação não termina numa sala de aula, pois entendemos que a formação universitária não pode reduzir-se a uma mera instrução técnica orientada para o desempenho de uma profissão. Isso, significaria renunciar à educação em si mesma.
A abertura ao meio empresarial traduz-se em diversas parcerias efetuadas com empresas, promovendo-se igualmente, a aprendizagem em contexto real de trabalho. O envolvimento da Universidade Lusíada com os diversos sectores da sociedade civil, quer pela sua localização física, quer pela ligação que apresenta com as entidades empregadoras desta região, constitui um elemento facilitador de promoção do ensino ao longo da vida.
Os milhares de diplomados que obtiveram nela a sua habilitação superior, desempenham hoje, nos mais diversos domínios, um papel fundamental para o desenvolvimento cultural, económico e social do país, concretizando os mais nobres objetivos das Universidades Lusíada e, por esse facto, são o mais eloquente testemunho de que elas são Universidades de referência.
Tweet