
ARQUITETO NUNO POIAREZ - ALUMNI ULUSÍADA
Uma palavra de agradecimento à minha Universidade. Devo-lhe a formação de base que me permitiu percorrer um caminho profissional do qual me orgulho. Obrigado Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão. Passados todos estes anos, sei ainda o que sentia: um misto de alegria e de receio, quanto a um futuro que é, como em tantas profissões e lugares do mundo, uma incerteza. Entre a expectativa de quem inicia uma carreira e a realidade sempre cheia de condicionantes, cabe aos profissionais criar o seu próprio espaço, encontrar soluções para os desafios, convocar conhecimento e a experiência de quem já deu provas, sonhar o sonho dos que nos pedem mais: mais beleza, mais funcionalidade, mais diferenciação, mais durabilidade, mais segurança e mais racionalidade no investimento.
Olhando para trás, há algumas guide-lines no nosso trabalho que se mantêm constantes e que serão, porventura, fatores decisivos na Arquitetura do Gabinete onde trabalho e que podem ser transversais a todas as carreiras:
sair da zona de conforto;
perseverar;
manter a exigência bem alta;
tentar fazer melhor diariamente;
ler o mundo;
ser empenhado;
ser coerente;
ser verdadeiro;
trabalhar muito;
ser auto-crítico;
e sonhar…
Para além de uma sólida formação de base, é preciso continuar a aprender diariamente, com os melhores, não cedendo ao facilitismo. É preciso ter uma visão do lugar onde se quer chegar e ter a certeza de que serão precisas décadas para o atingir. É preciso ser fiel àquilo em que acreditamos. Lutar por isso, ser dedicado.
É ainda preciso fazer muitas coisas diferentes. É preciso o equilíbrio da diversidade, a experiência das várias dimensões, das várias perspetivas, dos vários modos de trabalhar.
É preciso querer muito, querer sempre deixar uma marca na profissão que escolhemos. E seguramente a competência técnica, o saber fazer é apenas uma parte da resposta. O resto é o sonho.
Arquiteto Nuno Poiarez
Sócio Gerente Visioarq Arquitectos
Tweet