NOTÍCIAS - Lusiada

Professora Marisa Almeida Araújo, investigadora do CEJEA, apresenta comunicação em conferência internacional, na Bulgária

Professora Marisa Almeida Araújo, investigadora do CEJEA, apresenta comunicação em conferência internacional, na Bulgária

actualizado em 24 de Outubro de 2023

A Professora Doutora Marisa Almeida Araújo, docente da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada – Norte (Porto) e investigadora do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais (CEJEA), participou, no dia 13 de outubro de 2023, na XXII International Scientific Conference of Bulgarias Membership in the European Union: Sixteen Years Later, que decorreu na University of National and World Economy, Sófia (Bulgária).


A intervenção da Professora Marisa Almeida Araújo, intitulada "The European Union`s Approach to Artifitial Intelligence Regulation", integra a temática inscrita no projeto de investigação "Uma cultura ética de anticorrupção: Direito, diálogo, ação e educação", coordenado pela Professora Doutora Margarida Salema d`Oliveira Martins, no âmbito da linha de investigação "Direito Público Transnacional", do grupo de investigação "Direito Público e Ciências Políticas", do CEJEA.

Na sua apresentação, realizada via online, a investigadora empreendeu uma reflexão crítica acerca da abordagem da União Europeia em matéria de inteligência artificial, centrando a preleção nos desafios globais da Inteligência Artificial (IA), na sua vertente de correlação com os Direitos Humanos, as potenciais vantagens e desvantagens do uso da IA, nomeadamente em relação ao futuro da Democracia. Abordou, ainda, as dimensões éticas implicadas e as dificuldades em regular e legislar esta matéria.

A contribuição da Professora Marisa Almeida Araújo será publicada no livro de atas da conferência, após o processo de peer-review, onde constarão todas as contribuições originais apresentadas no evento. Esta publicação ficará indexada nas plataformas CEEOL, Web of Science e Scopus.